terça-feira, 5 de abril de 2022

Palavra se fez carne - 05 de Abril, 3ª feira da 5ª semana da Quaresma


05 de Abril, 3ª feira da 5ª semana da Quaresma


- Hoje é dia 05 de Abril, 3ª feira da 5ª semana da Quaresma.

- No evangelho de hoje Jesus está ensinando no templo. Ele está falando sobre sua partida para o Pai, porém seus ouvintes não conseguiram compreender suas palavras e acreditam que irá se matar. A dificuldade dos ouvintes de entender o que Jesus falava sobre sua partida também estava relacionada com a dificuldade de reconhecer a identidade de Jesus. Peça ao Senhor que aumente a sua fé Nele, abandone-se à Sua vontade, como Ele fez com Deus, seu Pai.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 8, versículos 21 a 30:

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.' Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?' Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.' Perguntaram-lhe pois: 'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.' Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

- Muitos não creem que Jesus tenha sido enviado por Deus, que ele seja o Messias. Mesmo Jesus ensinando, curando e falando de sua relação com o Pai, alguns permanecem com o coração fechado a sua mensagem e por isso não são capazes de segui-lo. Enquanto muitos tendo ouvido as palavras de Jesus foram tocados e passaram a crer nele. Peça ao Senhor que te faça um ouvinte atento da sua Palavra.

- Deixe que o Senhor lhe ajude a perceber em quais momentos da sua vida, você não ouviu a voz de Deus? Quando foi difícil seguir essa voz? Deixe também que ele lhe mostre os momentos em que você sentiu a presença Dele ao seu lado. Quando você ouviu e optou por seguir a mensagem de Jesus?

- “Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”, diz Jesus no evangelho de hoje. Só a Fé nos pode fazer reconhecê-Lo na cruz. Sem fé não saberemos nunca quem é Jesus, nem quem somos nós. Diz José Augusto Mourão:

Deus que vens de Deus,
horizonte da nossa linguagem e nosso desejo
Deus que anunciamos
na espessura do que em nós é riso
e choro, ao mesmo tempo infiguráveis
que descubramos no corpo dos outros
os traços do bem que procuramos e perdemos
que a nossa vida te reconheça
pela maneira como por ti se vê reconhecida
na teia do que passa e permanece,
tu que és aquele que há-de-vir;
e Deus conosco.

- Termina tua oração agradecendo a Ele por sua presença amorosa, fale como é segui-lo, das dificuldades, das alegrias. Peça a graça de reconhecê-lo como o Cristo e de segui-lo mesmo nos caminhos escuros, nos becos sem saída que a vida lhe apresenta.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário