quarta-feira, 6 de abril de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Jo 8,31-42 - 06/04/2022


Seja verdadeiramente livre!

“Naquele tempo, Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: ‘Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’. Responderam eles: ‘Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?’” (João 8,31-33).


Conteúdo em áudio:

Vejam, meus irmãos, Jesus está em diálogo com aqueles judeus que tinham acreditado n’Ele; e vejam ainda a dificuldade para poder acolher essa Palavra de Jesus, que é transformadora, libertadora; que causa em nosso coração uma libertação.
É duro aceitar que nós não somos, de fato, livres. É muito difícil aceitarmos que somos, muitas vezes, dependentes afetivamente, emocionalmente; dependentes de coisas, de bens materiais, de cargos, de pessoas; de drogas: álcool, cigarro… É muito duro para nós admitir que temos um apego, uma ligação com essas coisas.
E é mais difícil aceitarmos que temos uma dependência total de Deus, porque nós temos esse vício de nos acharmos independentes, de acharmos que não precisamos de Deus, mas nós somos totalmente dependentes d’Ele. Nós deveríamos sim sermos totalmente dependentes de Deus e nos libertarmos completamente das outras escravidões. Mas chega um ponto em que nós temos de nos render, temos de dar o nosso coração a Cristo, para que Ele realmente nos liberte na raiz, pois tem muita gente vivendo na ilusão de achar que é livre, tem muita gente vivendo hoje o que eu costumo chamar de “EPP”— que é o Engano Próprio Profundo”.

A palavra de Jesus tem o poder de fazer de você uma pessoa verdadeiramente livre no coração, na alma, nos pensamentos, nos sentimentos; livre para Deus!

As pessoas estão iludidas achando que são livres, mas não são; pensam que fazendo o que querem, na hora que querem, do jeito que querem, estão manifestando a sua liberdade. Que tragédia! Esses são só esconderijos porque é o culto da própria imagem, é a ostentação de uma falsa liberdade, de um poder, que, na verdade, não existe e pode se romper a qualquer momento.
A liberdade não vem de mim mesmo, das minhas forças, daquilo que eu conquisto; ela não vem de uma ideologia, de uma vitória em uma batalha… Isso não é liberdade! Pois a liberdade vem de uma pessoa, e essa pessoa é Jesus Cristo! A liberdade vem daquele único e capaz de fazer o nosso coração livre, porque só Jesus Cristo é o portador de uma palavra honesta, transformadora; de uma palavra humanizante, divina; de uma palavra transcendente, que nos faz ir além dessas realidades terrenas. Só Jesus pode nos fazer verdadeiramente livres, filhos de Deus, que é nossa identidade.
Então, hoje, peçamos ao Senhor a graça de que a Sua palavra realmente liberte o nosso coração. Eu não sei qual é a situação na qual você se encontra, na qual você se veja prisioneiro, escravo, dependente… Mas eu sei que a palavra de Jesus anunciada e proclamada agora, ela tem o poder de libertar você; ela tem o poder de fazer de você uma pessoa verdadeiramente livre… Livre no coração, na alma, nos pensamentos, nos sentimentos; livre para Deus!
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário