quarta-feira, 2 de março de 2022

Igrejas da América unidas no Dia de Oração e Jejum pela paz


Igrejas da América unidas no Dia de Oração e Jejum pela paz

Iniciativas de oração pela paz na Ucrânia se multiplicam em diversas partes do mundo. Também na América Latina os católicos irão aderir à convocação do Papa Francisco de um dia de oração e jejum pela paz na Quarta-feira de Cinzas.

"Fazemos nosso o apelo do Santo Padre e convidamos as 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, assim como as instituições e organizações eclesiais de nosso continente, e todos os nossos irmãos e irmãs de boa vontade, para que em março 2, Quarta-feira de Cinzas, vivam um dia de oração e jejum pela paz”. Assim escreve a Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em uma mensagem em que recorda as palavras do Papa:
"Diante da situação na Ucrânia e as circunstâncias que ameaçam a paz no mundo, apesar dos múltiplos esforços de diálogo na favor da fraternidade e da amizade social, o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) se une ao apelo aos líderes políticos do Papa Francisco para que façam um exame de consciência diante de Deus, que é o Deus da paz e não da guerra, que é o Pai de todos , não apenas alguns, que querem que sejamos irmãos e não inimigos” e, consequentemente, de absterem-se de qualquer ação “que cause ainda maior sofrimento à população, desestabilizando a convivência entre as nações e desrespeitando o direito internacional'".
"Paz para o mundo" é o título do comunicado com o qual os bispos do Peru se unem ao apelo do Papa Francisco pelo dia de oração e jejum pela paz. Na mensagem da Conferência Episcopal Peruana, os bispos sublinham que a população civil, vítimas inocentes das guerras, é a que mais sofre nestes conflitos armados. "Se esta situação de violência continuar, muitas famílias ficarão de luto e haverá uma crise de refugiados e deslocados de centenas de milhares de pessoas. Pensemos nisso", diz o documento.
A Comissão Permanente da Conferência Episcopal do Chile, por sua vez, partilha "a tristeza e a preocupação pela situação de guerra que hoje atinge a Ucrânia e que ameaça a paz da Europa e de toda a humanidade", aderindo ao apelo do Papa Francisco “para intensificar nossas orações e nossas ações em favor da paz e da concórdia. Pedimos aos católicos que em nossos encontros e Eucaristias nestes dias, dirijam a Deus uma oração especial pela paz na Ucrânia, e nos unamos em 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, ao dia de oração e jejum a que o Papa Francisco nos chamou".
Também a Conferência Episcopal Argentina “aderiu fervorosamente ao apelo lançado pelo Papa Francisco para que um dia de oração e jejum pela paz seja realizado em todo o mundo em 2 de março”. No contexto do início da Quaresma, prosseguem os bispos, “convidamos todas as comunidades do país nesse dia a implorar a Deus a cessação imediata de qualquer possibilidade de violência e uso de armas e, como pede o Santo Padre, rezar para que a paz seja preservada diante da ameaça da 'loucura da guerra'".
“Diante dos recentes acontecimentos que romperam o frágil equilíbrio da paz mundial com a agressão da guerra sofrida pelo povo ucraniano como resultado das operações militares russas, o Episcopado Mexicano se une ao clamor do Papa Francisco”.
A declaração da Conferência Episcopal Mexicana recorda o quanto afirmado pela diplomacia vaticana, de que "ainda há tempo para a boa vontade, ainda há espaço para negociação, ainda há espaço para o exercício da sabedoria... para poupar o mundo da loucura da guerra".
Todas as comunidades católicas no México estão, portanto, convidadas a se unir em oração e jejum na próxima Quarta-feira de Cinzas, "pedindo ao Príncipe da Paz, nosso Senhor Jesus Cristo, que cesse as hostilidades na Ucrânia". Ao mesmo tempo, pedem que “ao final da Eucaristia do domingo, 27 de fevereiro, seja concedida a bênção solene com o Santíssimo Sacramento”, confiando na intercessão de Santa Maria de Guadalupe, "para que a paz sempre prevaleça em nossa pátria e no mundo".

*Com Agência Fides

Nenhum comentário:

Postar um comentário