domingo, 6 de fevereiro de 2022

Palavra se fez carne - 06 de fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum


06 de fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 06 de fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum.

- O encontro com Jesus nos arranca da rotina, do “sempre fizemos assim” e nos desafia a “pescar” de maneira diferente; sua presença alarga nossa mente e nosso coração instigando-nos a sair dos nossos estreitos mares e entrar no movimento do vasto mar que Ele nos oferece. Peça ao Senhor que te ajude a não ficar surdo ao seu envio para lançar redes em águas mais profundas, na sua vida e na missão no coração do mundo.

- Acolha as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 5, versículos de 1 a 11:

- Naquele tempo: Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'. Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: 'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!' É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: 'Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.' Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

- “Pescar homens” era um dito popular que significava tirar alguém de um perigo grave. Ajudar as pessoas a sair de todas as opressões que lhe impedem crescer e desenvolver suas potencialidades. Só pode ajudar o outro a sair da influência do mal aquele que encontrou o que é mais verdadeiro e nobre dentro de si mesmo. Jesus continua desafiando a que cada um mergulhe mais fundo no oceano do coração e ali ative os recursos ainda escondidos: novos sonhos, novas possibilidades, nova inspiração, novo sentido para a existência... Peça ao Senhor que te ajude a vencer o medo que paralisa tudo o que é humano e te impede de ir para águas mais profundas.

- Jesus toma a iniciativa de subir à barca de Pedro, como toma a iniciativa de subir à barca da minha vida. Será que o acolho como Ele merece? Onde estão os espaços de nossa missão e de nossa presença como cristãos? Em quê margens da sociedade, da economia, da cultura, devemos nos situar para aí descobrir a novidade de Deus que nos desinstala e nos abre um futuro iluminador?

- 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca', nos diz Jesus. Ele nos chama cada dia, nos tira de nosso estreito mar, nos faz sair do que é nosso, da segurança, da comodidade... e nos faz entrar numa “terra nova”. Veja o que diz a cançãoVou Navegar”, de Carlos Alberto Tolovi e Eurivaldo S. Ferreira:

Outra vez me vejo só, com meu Deus
Não consigo mais fugir, fugir de mim
Junto às águas deste mar vou lutar
Hoje quero me encontrar / Buscar o meu lugar.

Vou navegar, nas águas deste mar
Navegar eu quero me encontrar
Navegar... não posso mais fugir
Vou procurar, / nas águas mais profundas
No mar... feliz eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!

- Agradeça ao Senhor por ter te chamado a ser pescador de gente. Peça ao Senhor que o ajude a navegar nas águas profundas da vida e da missão proposta por Ele.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário