sábado, 19 de fevereiro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 8,14-21 - 16/02/2022


A graça de Deus te visita todos os dias

“O homem levantou os olhos e disse: ‘Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam’. Então, Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez” (Marcos 8,24-25).


Conteúdo em áudio

Aqui, nós estamos falando de uma dimensão espiritual, não estamos falando das pessoas que são cegas fisicamente, não é esse o tema. “Homens como árvores que andam”, veja a distorção da imagem causada pela cegueira espiritual. Quando nós perdemos a visão espiritual, nós vemos as coisas, os fatos e as pessoas sempre de uma maneira distorcida. Quando perdemos essa visão espiritual, as pessoas podem se tornar obstáculos na nossa vida.
Ele via os homens como árvores, e uma árvore é um obstáculo para uma pessoa que não vê. “Como árvores que andam”, mais ameaçador ainda! As pessoas podem se tornar para nós uma ameaça quando a nossa visão está distorcida. Existe também aqui, nesta passagem, um princípio de gradualidade da graça de Deus (nós podemos dizer assim). Deus age na nossa vida de uma maneira contínua e gradual, a Sua graça nos transforma pouco a pouco; Ele vai pouco a pouco agindo e trabalhando no nosso interior, nos moldando de uma forma gradual, por isso, que o tempo para nós é esse espaço para nos adequarmos à graça de Deus, para conformarmos o nosso coração com a graça que nós recebemos, para que nós coloquemos em ato a graça que recebemos.

Todos os dias, a graça de Deus nos visita, não é um episódio apenas isolado, por isso, nós, cristãos, precisamos da frequência

Deus nos deu o tempo, a temporalidade faz parte da nossa caminhada, por isso, não podemos exigir de nós mesmos nem de ninguém uma conversão imediata, que a pessoa já esteja perfeita e pronta, porque Deus nos deu o tempo. Aqui, Jesus nos adverte do risco de uma fé imediatista, intimista, emotiva, uma fé muito entusiasta, de mais, em excesso. A vida com Cristo não pode ser só um episódio de uma única graça, mas precisa ser uma relação contínua.
É tão bom quando participamos de um encontro, de um momento de oração, mas a vida com Cristo não pode se resumir a um episódio somente. A vida com Cristo é uma relação contínua, crescente, gradual e madura. Todos os dias, a graça de Deus nos transforma; todos os dias, a graça de Deus nos visita, não é um episódio apenas isolado, por isso, nós, cristãos, precisamos da frequência, precisamos da perseverança, de um caminho contínuo. Os sacramentos nos ensinam isso. A frequência ao sacramento da Eucaristia, a frequência ao sacramento da reconciliação que, pouco a pouco, vai moldando o nosso coração.
A Palavra diz que Jesus colocou as mãos sobre ele (diante dos olhos — poderia ser, quem sabe). As mãos redentoras de Cristo estão agora nos olhos daquele homem. Pensava nesta imagem: a mão de Jesus que cobre o rosto daquele homem, mas ele consegue ver porque são as mãos perfuradas de Jesus. Através dessas feridas dos cravos de Jesus, qualquer serhttps://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/a-graca-de-deus-te-visita-todos-os-dias/?sDia=16&sMes=02&sAno=2022 humano pode enxergar. Jesus não se torna obstáculo na vida de ninguém, porque as Suas mãos sobre nós são redentoras, são mãos chagadas; e Ele nos dá a Sua graça.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário