sábado, 29 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 29 de janeiro, sábado da 3ª semana do Tempo Comum


29 de janeiro, sábado da 3ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 29 de janeiro, sábado da 3ª semana do Tempo Comum.

- Jesus convida seus discípulos a tomarem a rota para o outro lado do Lago da Galileia. No meio do caminho, são surpreendidos por duas coisas: pela força do vento e das águas que quase afundam o barco e pelo fato de seu mestre encontrar-se dormindo. Jesus acorda, chama a atenção do vento e do mar, que o obedecem, e dos discípulos, que, por causa do medo, não sabem se devem obedecer ou não. Peça ao Senhor que aumente sua fé, que acalme as tempestades de sua vida.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 4, versículos de 35 a 41.

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: 'Vamos para a outra margem!' Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: 'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: 'Silêncio! Cala-te!' O ventou cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: 'Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?' Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: 'Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?'

- O verbo obedecer não é mero cumprir o que lhe é pedido. Na Sagrada Escritura, a raiz da palavra escutar significa obediência. Dessa forma, obedecer torna-se sinônimo de saber escutar o que lhe é dito. O vento e o mar sabem escutar Jesus, mas o ser humano tem medo, tem pouca fé. Por isso, sua escuta, ao invés de tornar-se em entrega, torna-se motivo de desconfiança. Peça ao Senhor que o som de teus medos e preocupações não te impeçam de escutar a voz de Jesus.

- Você sabe escutar a voz de Jesus que te pede para confiar nele? Ou o medo te faz pensar que ele esteja dormindo, indiferente com aquilo pelo qual está passando?

- "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”, diz Jesus no evangelho de hoje. Saber escutar é um pedido a confiar naquele que fala. Compreendemos a dificuldade dos discípulos, pois as situações concretas do dia a dia muitas vezes despertam em nós o medo, que, por sua vez, faz nossa interpretação da realidade ficar muitas vezes distorcida. Jesus se importa conosco, e pede que confiemos nele, que saibamos escutá-lo. Como já dizia Mia Couto, em sua obraPensatempos”:

“Me entristece o quanto fomos deixando de escutar.
Deixamos de escutar as vozes que são diferentes, os silêncios que são diversos.
E deixamos de escutar não porque nos rodeasse o silêncio.
Ficamos surdos pelo excesso de palavras, ficamos autistas pelo excesso de informação.”

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor por sua Palavra que acalma o vento, o mar e nosso medo. Peça a Ele que te ajude a escutá-lo no cotidiano da tua vida e a confiar Nele.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário