quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 20 de janeiro, 5ª feira da 2ª Semana do Tempo Comum| dia de São Sebastião


20 de janeiro, 5ª feira da 2ª Semana do Tempo Comum| dia de São Sebastião


- Hoje é dia 20 de janeiro, 5ª-feira da 2ª Semana do Tempo Comum | dia de São Sebastião.

- Hoje, somos conduzidos pelo evangelho, como discípulos conduzidos pelo Mestre, a reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. Somos convidados pela Igreja, que celebra e vive a palavra de Deus, a encontrarmo-nos com Jesus, o Filho de Deus.
Reconhecer sua filiação divina é possibilidade para que entendamos o sentido de nosso batismo, da consagração que nossos pais fizeram de nossas vidas a Deus. Peça ao Senhor que lhe ajude a viver a missão batismal: ser profeta no meio dos irmãos.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 7, versículos 7 a 12:

Naquele tempo: Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

- Jesus é o profeta de Deus e também se entende porta-voz da mensagem salvífica daquele que o enviou ao mundo, compreendendo qual era a sua missão. Somos também, pelo Cristo, Filhos e filhas de Deus. Portanto, também somos profetas e profetisas. Que a Palavra de Deus esteja sempre presente em nossos lábios e corações para que outros possam dela se alimentar e encontrar sentido para suas vidas. Agradeça ao Senhor que te ama e te chama a viver como seu filho e filha, profeta da boa notícia da salvação.

- Como ser profeta nos dias de hoje? Quais palavras preciso profetizar na vida daqueles com os quais convivo? Sinto-me responsável pela missão de proclamar a Palavra nos dias de hoje?

- “Muita gente da Galileia o seguia”, diz o evangelho. Os pobres seguem a Jesus, aquele que veio para enriquecer suas vidas de salvação. Veja o que diz Victor Frankl:

“Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida”.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que te ajude a ser profeta de um novo tempo, porta-voz da sua Palavra. Peça também que com sua vida, possa testemunhá-lo a todos e todas com os quais você se encontra ao longo do dia e da semana.

- Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário