sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 14 de janeiro, 6ª feira da 1ª semana do Tempo Comum.


14 de janeiro, 6ª feira da 1ª semana do Tempo Comum.


- Hoje é dia 14 de janeiro, sexta-feira da 1ª semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje Jesus encontra-se novamente em Cafarnaum. Quando sabem que ele voltou, várias pessoas vão até o local em que se encontra, de forma que a casa fica lotada. O que Jesus faz de extraordinário? Apenas lhes anuncia a Palavra. A cena ganha uma nova abertura, quando somos informados de um paralítico que é trazido por quatro homens e não consegue, por falta de espaço, entrar na casa e aproximar-se de Jesus. Peça ao Senhor que também você, sempre encontre jeitos de chegar perto de Jesus.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 2, versículos de 1 a 12:

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.
Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'.
Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 'Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'. Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: 'Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!'
O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: 'Nunca vimos uma coisa assim'.

- Essas pessoas que trazem o paralítico encontram uma dificuldade inesperada em seu percurso, mas continuam de forma até inusitada: abrem o teto para que ele se encontre com Jesus. Este, ao ver a fé dos que traziam o homem, concede-lhes o que vieram buscar. Também nós podemos trazer aqueles que necessitam de Jesus até ele, na cama que se transforma em nosso coração. Coloque nas mãos do Senhor as pessoas que você carrega em seu coração, as situações que precisam da ajuda Dele.

- Como você está lidando com as dificuldades inesperadas neste início de ano? Quais intenções ou situações suas e dos outros está carregando dentro de você com o desejo de apresentá-las ao Cristo?

- “levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!', diz Jesus no evangelho. O seguimento de Jesus nos apresenta cenas inesperadas, mostrando que a fé sempre é criativa quando temos a meta clara. Eles poderiam ter deixado o homem carregado fora da casa e dormirem com a consciência tranquila, pois fizeram o que era necessário. Mas a fé pede algo a mais. Não se conforma. Se sabemos onde Jesus se encontra e que há situações que precisam dele, nossa fé nos mostrará qual teto precisaremos abrir para que o encontro aconteça. Comodizia o escritor Mia Couto, em sua obraVenenos de Deus, Remédios do Diabo”:

“O suficiente é para quem não ama.
No amor, só existem infinitos.”

- Peça ao Senhor que te ajude a viver pela fé que sempre vai além daquilo que é suficiente. Peça também que a sua fé possa te guiar no seu dia e na sua vida!

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário