domingo, 2 de janeiro de 2022

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JANEIRO DE 2022



Intenção

Educar para a fraternidade

Para que todas as pessoas que sofrem discriminações e perseguições religiosas encontrem nas sociedades onde vivem o reconhecimento dos próprios direitos e da dignidade que nasce de ser irmãos.

Reflexão

REZAR PELOS IRMÃOS
Tem sido muito frequente que o Papa Francisco, no primeiro mês do ano, com acentos diferentes, foque a sua intenção no tema da fraternidade. O desafio do diálogo ecumênico e inter-religioso, o tema da paz, da perseguição religiosa, o acolhimento dos migrantes e refugiados, o reconhecimento das minorias étnicas e religiosas são várias perspetivas e apelos ao reconhecimento do outro, acima de tudo, como um irmão e uma irmã. No seu perfil da rede social Twitter, no dia 4 de fevereiro de 2021, Francisco afirma com veemência esta necessidade: «Hoje não há tempo para a indiferença. Ou somos irmãos ou tudo desmorona. A fraternidade é a nova fronteira da humanidade sobre a qual devemos construir; é o desafio do nosso século».
Neste mês, a chamada de atenção é para a discriminação e perseguição religiosa nos países onde grupos religiosos em minoria não conseguem expressar e viver livremente a sua fé. Este não é um tema apenas relativo a grupos cristãos, há outras religiões que também são perseguidas. Neste âmbito da fraternidade, as religiões têm um papel mais importante, pelos valores de compaixão, serviço, solidariedade que todas trazem em si, com acentos diferentes. Os seres humanos são filhos do mesmo Deus, habitam a mesma Terra e isso faz-nos irmãos. Se este olhar de fraternidade universal não existe, tudo, de facto, se desmorona. Tal como o Santo Padre diz na sua intenção de oração, é nesta consciência de sermos irmãos que se funda o reconhecimento dos direitos e da dignidade do ser humano. Isto não nasce de uma lei externa ou de acordos entre os países, mas sim de uma conversão do olhar e do coração.
O desafio do nosso século é esta construção que tem como base a relação de irmãos e irmãs, que ultrapassa as fronteiras políticas, ideológicas e religiosas, para o bem de todos e um futuro de paz.
Oração

Pai bom,
Tu sonhas para cada um de nós uma vida feliz,
onde nos encontremos em paz,
mesmo nas diferenças de cada um.
Ajuda-me a ver em cada pessoa
o rosto de um irmão do qual sou responsável.
Que o teu sonho de paz e fraternidade
comece já no meu coração e no seio das comunidades cristãs.
Na tua imensa misericórdia, lembra-te de todos os que sofrem,
especialmente os que são perseguidos por causa da sua religião.

Pai-Nosso...

Desafios

- Ir ao encontro daqueles que são diferentes de mim, que pertencem a outras religiões, ou pensam de forma diferente e procurar conhecer a sua realidade.
- Acolher aqueles que precisam, ser mais sensível ao tema dos refugiados, dos marginalizados e atender às suas necessidades.
- Proporcionar momentos de diálogo, nas próprias comunidades, com pessoas de outras sensibilidades religiosas, percebendo os seus pontos de vista e construir uma boa relação.
- Fazer o esforço de, em cada dia, reconhecer no rosto de cada pessoa que encontro, o rosto de um filho amado por Deus e meu irmão, por cuja felicidade e bem-estar sou responsável.
Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário