sábado, 6 de novembro de 2021

Palavra se fez carne - 6 de novembro, sábado da 31ª Semana do Tempo comum.


6 de novembro, sábado da 31ª Semana do Tempo comum.


- Hoje é dia 06 de novembro, sábado da 31ª semana do tempo comum.

- Sinta a presença de Deus que te acompanha. Permita que o evangelho de hoje ilumine a sua jornada diária e seja boa oportunidade para uma conversa com Deus. Nas profundezas do seu interior, se abra a paz que o Senhor quer derramar sobre você. Hoje no evangelho, Jesus nos ensina a fazer bom uso das riquezas, que podem e devem servir para a nossa salvação e a dos nossos irmãos. Peça ao Senhor a graça de saber dar justo destino aos bens que você dispõe.

- Escuta o Evangelho de Lucas capítulo 16, versículos 9 a 15:

“Eu vos digo: usai o ‘Dinheiro’, embora iníquo, a fim de fazer amigos, para que, quando acabar, vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘Dinheiro’”. Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. Então, ele lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus.

- Jesus está ensinando seus discípulos sobre o uso do dinheiro. O Senhor está condenando o dinheiro fruto da injustiça. Quem é honesto acaba sendo fiel nas pequenas coisas, gerando justiça e fraternidade. Não só as riquezas, mas os dons devem ser compartilhados uns com os outros. Assim, não há espaço para o serviço ao dinheiro, mas sim, para o serviço a Deus que conhece o coração de cada um. Jesus também nos ensina a sermos fiéis nas pequenas e grandes decisões e escolhas que fazemos a cada momento. Peça ao Senhor que o ajude a ser honesto, desprendido e fiel aos valores que ele nos propõe.

- Como você lida com o uso do dinheiro? Ele está gerando preocupações? Apegos exagerados? Dívidas? Inimizades e falta de paz? Como ser fiel às pequenas coisas para contribuir para o mundo mais justo e fraterno?

- “Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes”, diz o evangelho de hoje. Os tempos são exigentes, mas não estamos sozinhos. Deus está conosco sustentando nossa caminhada para sermos fieis a cada dia nas pequenas coisas. Diz Santa Teresa de Calcutá:

“Não precisamos realizar grandes obras a fim de mostrarmos um grande amor por Deus e pelo próximo. É a intensidade do amor que colocamos em nossos gestos que os torna algo especial para Deus e para os homens.”

“Espalhe o amor por onde você for: antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, sua esposa ou seu marido, a um vizinho próximo... Não permita jamais que alguém se aproxime de você sem viver melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus; bondade em seu rosto, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em sua terna saudação. Seja fiel nas pequenas coisas porque é nelas que mora a sua força!

- Termina sua oração agradecendo ao Senhor pelas pequenas coisas a que você é chamado a ser fiel. Peça a Ele que revigore sua fé.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário