quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Palavra se fez carne - 11 de novembro, 5ª feira da 32ª Semana do Tempo Comum


11 de novembro, 5ª feira da 32ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de novembro, 5ª-feira da 32ª Semana do Tempo Comum.

- Cada dia traz a oportunidade de realizar coisas novas e belas. Mesmo se hoje fazes as coisas de sempre, percorrendo os mesmos caminhos, vendo os mesmos rostos, cumprindo as mesmas tarefas... Jesus diz aos fariseus que o Reino de Deus já está no meio de nós, porém, não se pode observá-lo facilmente. Quando pensamos em reino logo vem em nossa mente reis e rainhas morando em castelos de pedras. O Reino de Deus se constrói quando nós tomamos consciência e passamos a viver cada dia de acordo com o Evangelho. Peçamos ao Senhor a graça de reconhecer o Reino de Deus no cotidiano.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 17, versículos 20 a 25:

"Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando é que chegava o Reino de Deus. Jesus respondeu-lhes: "O Reino de Deus não vem como uma coisa que se possa observar. Não se poderá dizer: "Está aqui", ou "está acolá". Na verdade, o Reino de Deus já está no meio de vocês." Depois disse aos discípulos: "Lá virá o tempo em que desejarão ver ao menos um só dos dias do Filho do Homem e não poderão ver. Alguns hão-de dizer-vos: "Olha, está aqui", ou "está acolá". Mas não vão atrás desses boatos, porque o Filho do Homem virá no seu dia próprio como um relâmpago que ilumina o céu dum extremo ao outro. Mas primeiro tem ele que sofrer muito e ser rejeitado pelas pessoas deste tempo."

- Para viver o Reino de Deus é preciso plantar as sementes da fraternidade e solidariedade. O Reino de Deus não acontece só depois da nossa morte, ele acontece aqui e agora. Jesus diz aos seus discípulos que tenham cuidado para não ir atrás de boatos que falam do dia do Filho do homem. Essas palavras são direcionadas a nós, hoje, nesses tempos de grandes desafios que vivemos. Peça ao Senhor que o ajude a fazer crescer o Seu Reino no meio de nós, por meio de gestos de fraternidade e solidariedade.

- Toma consciência de que o Reino de Deus acontece na sua vida trazendo transformações e mudanças em teu coração. Em que medida você tem se empenhado em testemunhar este Reino, naquilo que é e naquilo que faz? Como você o anuncia? Como se relaciona com este Reino que passa pelo sofrimento e pela rejeição?

- "Olha, está aqui", ou "está acolá". Mas não vão atrás desses boatos, porque o Filho do Homem virá no seu dia próprio como um relâmpago que ilumina o céu dum extremo ao outro”, nos diz o evangelho de hoje. Tenhamos a coragem de não nos deixar levar por boatos e vivamos a esperança de continuar semeando o Reino de Deus entre nós, através do amor! Ao pedir a Deus que venha o seu Reino, possamos também nós, fazer o seu Reino acontecer. O Papa Francisco nos lembra: “É preciso coragem para fazer crescer o Reino de Deus”.

- Termina tua oração pedindo a Deus: “Venha a nós o Vosso Reino”. Peça também coragem para que possa ajudar na construção de Seu Reino de Amor!

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário