quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Palavra se fez carne - 04 de novembro, 5ª feira da 31ª semana do tempo comum


04 de novembro, 5ª feira da 31ª semana do tempo comum


- Hoje é dia 04 de novembro, 5ª feira da 31ª semana do tempo comum

- O Senhor partilha conosco através da sua Palavra a alegria do encontro e do reencontro com aquele e aquela que está distante ou perdido. Sinta-se profundamente acolhido pelo amor misericordioso de Deus. Ele nos ama com a ternura de Pai e com o coração de Pastor, nos procura quando dele nos afastamos e se alegra com o nosso retorno. Por isso, com alegria escute o que Ele tem a lhe dizer; permita que a Palavra encontre espaço dentro do seu coração para se tornar viva e gerar vida ao seu redor. Peça ao Senhor a graça de experimentar a sua infinita misericórdia no mais profundo do seu ser, para que possas viver no seu cotidiano o perdão, amor e o cuidado.

Escuta o Evangelho segundo Lucas Capítulo 15, versículos 1 a 10

- Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para ouvi-lo. Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam, dizendo: “Esse homem acolhe os pecadores e come com eles”. Então ele contou-lhes esta parábola: “Quem de vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu até encontrá-la? E quando a encontra, alegre põe-na aos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.“Ou qual a mulher que, tendo dez moedas de prata perdendo uma, não acende a lâmpada, varre a casa e busca cuidadosamente até encontrá-la? E quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos, comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido! ’ Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende”.

- Jesus acolhe os cobradores de impostos e pecadores que dele se aproximam e é questionado pelos fariseus e doutores da Lei, por este gesto. A resposta de Jesus vem através das duas parábolas sobre o amor misericordioso de Deus que se alegra por ter encontrado o que estava perdido. As parábolas nos falam de valores e atitudes que somos convidados a viver como pessoas humanas e cristãs que somos. Saber acolher de coração aberto quem de nós se aproxima, viver a alegria de encontrar o que foi perdido é dom e graça. Peça ao Senhor te ensine a acolher quem de ti se aproxima, sem julgá-lo ou condená-lo pelas fragilidades e limites que possuem.

- Jesus não recusa a acolhida aos pecadores e cobradores de impostos que dele se aproximam para ouvi-lo e ainda faz refeição com eles. Você vive a acolhida, o perdão e a misericórdia em sua vida ou se sente justo e perfeito? Como você vive o amor misericordioso no seu dia a dia?

- “Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.”, diz Jesus no evangelho de hoje. A misericórdia nos convida a ser um sinal eficaz do amor de Deus no nosso agir humano. Diz assim o Papa Francisco no documento “O rosto da misericórdia”:

“Somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco. O perdão das ofensas torna-se a expressão mais evidente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir. Tantas vezes, como parece difícil perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração. Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver feliz”.

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor pelo seu amor misericordioso que busca, acolhe e ama. Agradeça com alegria o encontro que tivestes com Ele neste momento. Peça a Ele que o ajude a viver o perdão traduzido em gestos de amor e bondade.

- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no principio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário