terça-feira, 30 de novembro de 2021

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA DEZEMBRO DE 2021



Intenção

Os catequistas (Pela Evangelização)

Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.

Reflexão

Para este mês, o Santo Padre tem como intenção de oração para todos os cristãos a importância da missão do catequista. O tempo de Advento e Natal é sempre uma excelente oportunidade para ajudar os mais novos a fazer o seu itinerário de fé e descoberta do amor de Deus, que envia o seu Filho Jesus, pequeno e um de nós, pobre e humilde. O presépio é, em si mesmo, uma catequese, a representação de um acontecimento passado que fala à nossa vida de hoje.
O Papa Francisco põe o acento no anúncio da Palavra, com coragem e criatividade. Na verdade, anunciar a Palavra, num mundo sobrelotado de mensagens e estímulos, não é fácil. Por isso, são tão importantes a coragem e a criatividade dadas pelo Espírito pois, como o Papa tem insistido com frequência, o catequista é, antes de tudo, aquele que fez a experiência pessoal do amor de Deus que transformou a sua vida e este é o grande anúncio. Como disse na sua Exortação «A Alegria do Evangelho»: «Na boca do catequista, volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: "Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar". Ao designar-se como "primeiro" este anúncio, não significa que o mesmo se situa no início e que, em seguida, se esquece ou substitui por outros conteúdos que o superam; é o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, duma forma ou doutra, durante a catequese, em todas as suas etapas e momentos. (...). Nada há de mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio» (nn. 164 e 165).
Que tenhamos sempre presente este anúncio nas nossas vidas, do qual o Presépio nos fala de modo tão eloquente.

Oração

Senhor Jesus,
que vieste até nós, na humildade do Presépio,
para que os pobres e simples
te pudessem encontrar.
Ajuda-nos a ser facilitadores do encontro contigo,
com a experiência da tua misericórdia
e da força da tua Palavra.
Que o teu Espírito nos faça criativos e corajosos
para anunciar nos dias de hoje
aquilo que queres que digamos
aos nossos irmãos e irmãs.

Pai-Nosso...

Desafios

- Testemunhar o Ressuscitado, a partir da experiência pessoal da intimidade com Jesus Cristo, para poder evangelizar com a vida.
- Estar à escuta, ter em atenção quais são as perguntas mais importantes que hoje as pessoas fazem sobre a vida, sobre a fé, especialmente as gerações mais novas.
- Ter gestos evangélicos, que os outros reconheçam em mim as mesmas atitudes de Jesus, em relação aos pequeninos e aos que sofrem.
- Ser criativos no anúncio, não caindo no facilitismo de repetir fórmulas do passado, mas procurar novas formas de anunciar o amor de Deus.

Passo a Rezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário