quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 28 de Outubro, 5ª Feira da 30ª Semana do Tempo Comum.


28 de Outubro, 5ª Feira da 30ª Semana do Tempo Comum.


- Hoje é dia 28 de outubro, Quinta Feira da 30ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje Jesus está diante de uma tomada de decisão muito importante: escolher aqueles que seriam os primeiros continuadores de sua missão. Aqueles sobre os quais Ele alicerçaria a sua igreja, de modo que o poder da morte não pudesse vencê-la. Seu procedimento é exemplar. Ele se retira à montanha para rezar. Montanha é lugar de encontro com Deus e representa também desafios. Depois de uma noite em oração, Jesus escolhe aqueles que iriam segui-lo mais de perto. Ele desce da montanha com os doze e vai para a planície, campo de ação, missão, diante da multidão que os aguarda. Peça ao Senhor a Graça de ser discípulo missionário na fidelidade do seu seguimento, atendendo ao seu chamado.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, Capítulo seis, versículos 12 a 19:

- Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar, e passou a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais também chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor. Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão do povo, de toda a Judeia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. E toda a multidão tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

- Depois da vigília orante durante toda noite, Jesus escolhe os doze apóstolos. Desce a montanha para a missão de anunciar o Reinado de Deus, curando as pessoas. A planície significa os horizontes ilimitados da missão. Está configurada na multidão que os aguarda na planície, nesse campo de ação. É gente que passa pelos mais diversos tipos de necessidades, de carência material e espiritual. São pobres, doentes, possuídos pelo demônio etc. Assim, são apresentados aos apóstolos o seu campo de ação e os sujeitos dessa ação. Converse com Deus sobre sua missão de dar continuidade ao anúncio de Jesus, levando Vida e Liberdade aos irmãos.

- Jesus ensina que devemos ser homens e mulheres de oração. Você tem momentos de oração pessoal com o Senhor? Você responde ao chamado do Senhor? No cotidiano procura ser discípulo missionário do Senhor?

- “Jesus foi à montanha... e passou a noite em oração...Ao amanhecer, chamou os discípulos ...”, diz o evangelho de hoje. Jesus chama à missão de levar a todos o binômio: Vida e Liberdade, anunciando a Boa Nova da Graça de Deus. Veja o que diz um trecho da música de Manoel Carvalho, sobre o chamado de Jesus:

Vem me seguir
Que eu caminho junto com você ao fim
Depois da caminhada você é feliz
Se deixas todas coisas só por mim
Por mim

Vem me seguir
Que o meu caminho é o da porta estreita, sim
Porém ao acabar junto de mim
Você vai entender por que é bom
É bom servir

- Termine sua oração pedindo a Deus Sabedoria para acolher o seu chamado, servindo-o em cada irmão e anunciando os valores do Reino de Deus que libertam de todos os males que oprimem a Vida.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário