sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 15 de outubro, 6ª feira da 28ª Semana do Tempo Comum | Memória de Santa Teresa de Jesus


15 de outubro, 6ª feira da 28ª Semana do Tempo Comum | Memória de Santa Teresa de Jesus


- Hoje é dia 15 de outubro, sexta-feira da 28ª semana do Tempo Comum. Memória de Santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja.

- Onde quer que você esteja, procure sinais da presença de Deus. São quase sempre discretos, improváveis, até mesmo insignificantes. Santa Teresa de Jesus costumava dizer que Deus se encontra também entre as panelas da cozinha. Então, se prestar atenção irá perceber que Deus nunca deixa de estar na situação em que está vivendo, no momento de vida em que se encontra. Como Santa Teresa deixe-se amar por Deus e começa assim tua oração.

- Escuta o Evangelho de Lucas, capítulo 12, versículos de 1 a 7:

Naquele tempo: milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: 'Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

- Este trecho do evangelho reflete a autenticidade do ensinamento de Jesus. Não era uma vida de aparência religiosa (como os fariseus) que Jesus pregava, mas uma existência conforme o Reinado de Deus. Por isso, o destemor em seguir a Cristo, a alegria em anunciá-lo e a confiança irrestrita em Deus. Perante Deus somos transparentes. Não é possível fingir, nem esconder, nem mentir. Peça ao Senhor que o ajude a viver de maneira transparente sua fé e intimidade com Ele.

- Muitos fariseus no tempo de Jesus se comportavam de maneira hipócrita, tal qual muitos cristãos que dizem e não vivem a fé em Cristo. Uma fé apenas de preceitos para nada serve. Nossa fé deve nos levar a agir à maneira de Jesus e refletir o amor dele no mundo. Como está sua vivência de fé e seguimento a Jesus?

- Jesus diz: “Não tenhais medo: valeis mais do que muito pardais.” E um poema de Santa Tereza d’Avila assim diz:

“Nada te perturbe. Nada te espante. Tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta.”

- Termina tua oração pedindo que o Senhor te ajude, a cada dia, a viver mais autenticamente sua fé, a exemplo de Santa Teresa de Jesus. Agradeça a Deus pelo imenso amor que Ele derrama em sua vida.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário