terça-feira, 12 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 12 de outubro, 3ª feira da 28º Semana do Tempo Comum |Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil


12 de outubro, 3ª feira da 28º Semana do Tempo Comum |Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil


- Hoje é dia 12 de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil

- “Fazei tudo o que ele vos disser!” A figura de Maria nas Escrituras revela-se sempre uma presença atenta à voz de Deus e aos acontecimentos. Em Caná, Maria percebe a falta do vinho, o que indicava o fim da festa, fim da alegria. Confiante ela recorre ao Filho e pede aos serviçais que se coloquem em prontidão para fazer o Ele disser. Maria é uma discípula fiel e aponta para nós a necessidade de sempre estarmos prontos a fazer a vontade de Deus. Com confiança, ofereça ao Senhor as situações de sua vida em que o vinho acabou, em que a alegria sumiu: decepções, desencontros, incompreensões, marginalizações sofridas...

- Com abertura interior, acolha o Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 2, versículos 1 a 10:

“Naquele tempo, no terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

- Maria sempre nos remete a Jesus. Ele é o centro da nossa fé e da nossa esperança. As talhas vazias indicavam que a religião de Israel já não comunicava esperança para o povo. Jesus o Filho de Deus vem para devolver a alegria e a esperança para o povo sofrido. Povo oprimido pelo poderio romano com apoio das autoridades religiosas. Em todo o Evangelho, Jesus se revela como um vinho bom. Por onde passa, Ele recupera a alegria e a esperança. Ele dá novo sentido à vida das pessoas. Nesta festa de Nossa Senhora Aparecida, que a exemplo de Maria, sejamos solícitos às necessidades de nossos irmãos e irmãs. Peça a Deus a graça de reforçar, na sua vida, a alegria e esperança que vem de Jesus.

- Em que situações você foi solícito às necessidades das pessoas? Recorde as oportunidades em que agiu com solicitude aos mais sofridos. Em que situações sua presença devolveu a alegria e a esperança a alguém? Recorde as pessoas que a exemplo de Maria e Jesus lhe ajudaram a devolver a alegria e a esperança em sua vida e na vida de sua família.

- “Fazei tudo o que ele vos disser!” Procure identificar o que o Senhor lhe pede neste momento de sua vida. Qual o apelo que Jesus lhe faz? Acompanhe o Poema de Milton Nascimento:

Maria, Maria. É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, Maria. É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria. Mistura a dor e a alegria

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pela presença das pessoas de fé que lhe devolvem a alegria e a esperança de viver. Eleve a Deus seu pedido e também uma ação de graças...

- Ave Maria, Cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário