quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Palavra se fez carne - 16 de setembro de 2021, 5ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum


16 de setembro de 2021, 5ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum.


- Hoje é dia 16 de setembro, 5ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum.

- Mais uma vez Jesus vem nos surpreender com seu gesto de acolhimento. Jesus acolhe uma mulher pecadora, deixando que se aproxime, banhe os seus pés com lágrimas e possa ungí-los com óleo perfumado. O fariseu, diferentemente de Jesus, demonstra frieza diante da atitude da mulher. Agradeça ao Senhor porque ele é bom e te acolhe em suas fragilidades.

- Com o coração aberto escuta o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 07, versículos 36 a 50:

“Certo dia Jesus foi convidado por um fariseu para uma refeição em sua casa; Estando à mesa, percebe a chegada de uma mulher, conhecida como pecadora, que se coloca a seus pés e com suas lágrimas, banha-lhe os pés, enxuga-os com seus cabelos, cobre-os de beijos e os unge com perfume que lhe custou muito caro. O fariseu, vendo que Jesus acolhia a ação da mulher, pensou: Se este homem fosse um profeta saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora. Jesus como sempre, utiliza-se de sua pedagogia para esclarecer seu agir. Conta a história de um credor que tinha dois devedores: um devia 500 moedas de prata, o outro cinquenta, e como não tinham como pagar eles foram perdoados da dívida. E Jesus pergunta: qual desses devedores amará mais o seu credor? E o fariseu respondeu que será aquele que mais lhe devia. Jesus concorda com ele. E chama-lhe a atenção para o que está acontecendo nesse momento. A forma como o fariseu lhe acolheu, não lhe oferecendo nada, nem mesmo um beijo de saudação, e a forma como a mulher o acolheu, e declara: os muitos pecados que a mulher cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. E disse à mulher: teus pecados estão perdoados. Tua fé te salvou. Vai em Paz!

- Jesus nos desafia a aprender a viver a fraternidade e a solidariedade, sendo sinal da misericórdia de Deus. Movida por intenso amor a mulher pecadora se aproxima de Jesus e encontra nele o perdão. Cumprir apenas a Lei não era suficiente para Jesus. Ele enxerga o coração daquela mulher. Peça ao Senhor a graça de também ir ao encontro de Jesus e acolher o dom do seu amor.

- A mulher pecadora ofereceu suas lágrimas e perfume a Jesus. Ofereceu tudo o que tinha. O que você tem a oferecer a Jesus? Lágrimas? Alegrias? Gratidão?

-“Ele voltou seu olhar para a mulher pecadora e lhe disse: “Teus pecados estão perdoados. Tua fé te salvou. Vá em paz!”. Para Jesus o amor acolhe e perdoa. Ouça o poema de Lanna Borges:

“O que torna a vida especial é o acolher com o coração,
O vivenciar com gratidão.
O agir para o bem, o respeito pelas diferenças.
É essencial saber dar as mãos e espalhar pelo caminho
As flores do perdão”

- Termine sua oração agradecendo ao Senhor pela sua presença e amor em sua vida.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. O Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário