quarta-feira, 1 de setembro de 2021

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA SETEMBRO DE 2021



Intenção

Um estilo de vida eco sustentável (Universal)

Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e eco sustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.
Reflexão

Um dos maiores desafios que enfrentamos enquanto humanidade é o futuro do nosso planeta e a grave questão de como as gerações futuras irão viver num mundo depredado e saqueado. Estas palavras fortes têm sido usadas frequentemente pelo Papa Francisco, denunciando os sistemas econômicos que, privilegiando o lucro e a ganância a qualquer custo, optam por estilos de produção que não são sustentáveis e, a curto prazo, causarão um dano irreversível ao planeta. Estas ações atingem sobretudo as populações mais vulneráveis dos países em vias de desenvolvimento, onde as grandes empresas fazem o que não lhes é permitido fazer nos seus países de origem.
O mês de setembro, que começa com a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, inaugura o Tempo da Criação, até 4 de outubro, durante o qual muitas instituições, entre as quais a Rede Mundial de Oração do Papa, em parceria com o Movimento Global Católico pelo Clima, promovem iniciativas para sensibilizar a todos para a urgência deste tema.
O Santo Padre, neste ano, chama a nossa atenção para as gerações mais jovens que se empenham na defesa da nossa Casa Comum, com o que isto significa de apelo às gerações mais velhas para a responsabilidade para com o futuro. Esta onda juvenil deverá ser mais acolhida e, sobretudo, trazida para os hábitos do dia a dia.
Nesse sentido, o Papa Francisco fala de termos a coragem de optar por um estilo de vida sóbrio e eco sustentável, que implica mudanças nos hábitos de consumo, estilos de vida, confortos a que estamos habituados. Neste mês, procuremos informar-nos sobre os modos concretos e as escolhas que temos à disposição para fazer com que a nossa vida ajude as gerações futuras a encontrar um mundo melhor e mais habitável, cuidando com empenho da Criação que Deus nos deu com tanto amor.
Oração

Pai bom,
quando criaste o céu e a terra
deixaste aos teus filhos um mundo cheio de harmonia e beleza,
para que dele cuidássemos e dele vivêssemos,
nós e as gerações futuras.
Mas o nosso egoísmo e desejo de ter tudo
causa grande dano à nossa Casa Comum,
e põe em questão o futuro das novas gerações.
Converte o nosso coração,
para que tenhamos a coragem
de viver de modo mais sóbrio,
mais atento e responsável,
cuidando da terra como cuidamos dos nossos irmãos
que estão doentes e que sofrem.

Pai-Nosso...

Desafios

- Viver de um modo mais sóbrio e simples, encontrando alternativas sustentáveis aos próprios hábitos de consumo e que tragam novo dinamismo e entusiasmo à vida.
- Admirar e agradecer a criação, desfrutando da natureza e sensibilizando os outros para a necessidade de a preservar.
- Trabalhar para os outros, saindo do próprio egoísmo e dedicando tempo e energia aos que mais precisam da minha atenção e generosidade.
- Apoiar e ajudar decisões corajosas dos jovens, deixando-me provocar por elas e questionar acerca daquilo a que se está mais habituado e acomodado.

Passo a Rezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário