sexta-feira, 24 de setembro de 2021

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/09/2021

ANO B


Lc 9,18-22

Comentário do Evangelho

A cruz, passa, definitivamente, a fazer parte da vida do discípulo.

A dupla pergunta de Jesus aos discípulos emerge da oração, de sua relação íntima com o Pai. Essa menção da oração de Jesus nos faz compreender que este era o assunto do encontro no silêncio com Aquele que o enviou e a quem a sua vida está absolutamente referida.
O que a multidão diz de Jesus prende-o no passado, e a sua suspeita de incompreensão acerca de sua identidade se confirma. Os discípulos são chamados a se posicionar: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (v. 20).
Pedro, o porta-voz dos discípulos, responde: “O Cristo de Deus” (v. 20). A resposta de Pedro afirma que Jesus é o Messias prometido e esperado, aquele que é habitado pelo Espírito (cf. Lc 3,22; 4,1.18). A interdição de espalhar a notícia (v. 21) tem por função salvaguardar a novidade do Messias que Jesus é. O primeiro anúncio da paixão-morte-ressurreição tem consequências para os discípulos: eles devem se distanciar da opinião da multidão e se comprometer, na fé, com a missão que supõe um serviço glorioso, sem busca de compensações, e renunciar a toda tentação de poder mundano. Ademais, o “caminho” de Jesus passa a ser o caminho necessário de todos os que aderem pela fé e livremente à sua pessoa: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo…” (v. 23).
A cruz, expressão do amor de Deus pela humanidade, passa, definitivamente, a fazer parte da vida do discípulo. A cruz é a passagem necessária para experimentar a glória da ressurreição.
Fonte: Paulinas em 27/09/2013

Vivendo a Palavra

Nosso Deus, sempre novo: no mesmo momento em que Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, reconhece em Jesus de Nazaré o Messias de Deus, o Mestre previne seus discípulos sobre os sofrimentos a que ele seria submetido logo em seguida. Não nos esqueçamos que assim é a vida do seguidor de Jesus.
Fonte: Arquidiocese BH em 27/09/2013

VIVENDO A PALAVRA

Nosso Deus é eternamente novo: no mesmo momento em que Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, reconhece em Jesus de Nazaré o Messias enviado por Deus, o Mestre previne a seus discípulos sobre os sofrimentos a que Ele seria submetido logo em seguida. Não nos esqueçamos que assim é a vida do seguidor de Jesus. O caminho da ressurreição passa pela morte.
Fonte: Arquidiocese BH em 27/09/2019

Reflexão

Jesus não é simplesmente um personagem histórico ou um mero objeto da razão humana, é uma pessoa viva, e uma pessoa só pode ser verdadeiramente conhecida através do encontro e do relacionamento. Só conhece verdadeiramente Jesus quem realiza na sua própria vida a experiência do Ressuscitado presente e atuante na sua história pessoal e comunitária, quem descobre que Cristo não é o sobrenome de Jesus, mas quem ele é verdadeiramente: o Messias, o Ungido de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Deus Encarnado, o Redentor de toda a humanidade. Mas é preciso que a descoberta de tudo isso seja de forma existencial, de modo que essas verdades não sejam um conjunto de palavras teóricas e vazias, mas manifestam o que Jesus significa nas nossas vidas.
Fonte: CNBB em 27/09/2013

Reflexão

Terminada sua oração individual, Jesus faz aos discípulos a pergunta fundamental: “Quem sou eu?”. E a faz em dois tempos, para que a resposta deles se destaque sobre as opiniões do povo. A pergunta é um desafio, não simples curiosidade. Ultrapassando o nível de resposta do povo, Pedro responde como cabeça de todos: “Tu és o Messias de Deus!”, isto é, o Ungido de Deus que vem implantar a era da justiça e da paz (cf. Is 11,1-9). Os discípulos, porém, terão de percorrer longo caminho até compreenderem a verdadeira identidade de Jesus: ele é o Messias que vai realizar sua missão como Servo sofredor. Os chefes do povo (anciãos, chefes dos sacerdotes e doutores da Lei), que mantêm a sociedade injusta, vão matá-lo. Ele, porém, ressuscitará e dará continuidade a seu projeto por meio de seus seguidores.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 27/09/2019

Reflexão

Terminada sua oração individual, Jesus faz aos discípulos a pergunta fundamental: “Quem sou eu?”. E a faz em dois tempos, para que a resposta deles se destaque sobre as opiniões do povo. A pergunta é um desafio, não simples curiosidade. Ultrapassando o nível de resposta do povo, Pedro responde como cabeça de todos: “Tu és o Messias de Deus!”, isto é, o Ungido de Deus que vem implantar a era da justiça e da paz (cf. Is 11,1-9). Os discípulos, porém, terão de percorrer longo caminho até compreenderem a verdadeira identidade de Jesus: ele é o Messias que vai realizar sua missão como Servo sofredor. Os chefes do povo (anciãos, chefes dos sacerdotes e doutores da Lei), que mantêm a sociedade injusta, vão matá-lo. Ele, porém, ressuscitará e dará continuidade a seu projeto por meio de seus seguidores.
Oração
Ó Jesus, Messias de Deus, reconhecemos que não basta ter informações sobre quem tu és. É necessário que assumamos teu modo de vida, que sejamos teus fiéis seguidores, conscientes de que percorres um caminho de sofrimento até a entrega total de tua vida mediante tua morte na cruz. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

Meditação

Uma pergunta bem ampla: - Quem é Jesus para você? - Para você Jesus e sempre o mesmo ou varia conforme as circunstâncias que povoam seu coração? - Comente a afirmação: “alguém pode estar na prisão e ser livre!” - Comente ainda: “Você pode estar doente, mas sadio de coração!” - Você se dá conta de que nem as alegrias nem as tristezas perduram para sempre em nós?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 27/09/2013

Meditando o evangelho

UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL

Num momento de oração, Jesus questiona os discípulos acerca de uma questão fundamental, formulada em duas etapas. Na primeira, a pergunta - "Quem sou eu, na opinião do povo?" - visa explicitar a maneira como a pessoa de Jesus era considerada por quem o ouvia, era beneficiado por seus milagres e tinha notícias de seus grandes feitos. Enfim, gente sem muita proximidade com ele.
As respostas, elencadas pelos apóstolos, trazem a marca das tradições messiânicas populares. Aí, o Messias é identificado com algum dos profetas do passado, cuja reaparição, na história humana, era sinal da chegada do fim dos tempos.
Na segunda etapa, a pergunta consistiu em saber o pensamento dos discípulos: "Para vocês, quem sou eu?" Tendo privado da intimidade de Jesus, deveriam estar em condições de dar uma resposta mais próxima da realidade, condizente com a verdadeira identidade de Jesus.
É Pedro quem se adianta e responde, em nome do grupo: "Tu és o Cristo de Deus!" Esta resposta revelou, na verdade, um avanço em relação à mentalidade popular. Mais que algum personagem do passado, Jesus era o Ungido, enviado por Deus ao mundo. Sua presença era sinal do amor de Deus pela humanidade.
Apesar de estar correta essa resposta, foi necessário que Jesus acrescentasse algo que os próprios discípulos desconheciam. Embora sendo o Cristo de Deus, Jesus estava para se defrontar, não com um destino de glória, mas sim, de sofrimento, de morte e de ressurreição. Esta era a vontade do Pai!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração
Espírito que nos faz conhecer Jesus, dá-me a graça de conhecer a verdadeira identidade do Filho de Deus, purificada de meus preconceitos pessoais.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Quem é Jesus?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O homem sábio e prudente sabe o tempo certo de se fazer as coisas, mas... Porque elas devem ser feitas e para que servem?
Essa resposta ele não sabe e nunca saberá. Ao acompanhar uma obra o arquiteto sempre tem diante de si a obra em seu acabamento, mas este não é o caso do humilde servente que prepara a massa e o tijolo, ele entrega tudo isso ao pedreiro que vai fazer as paredes, assentando os tijolos e a massa, tanto pedreiro como ajudante só vêm a parede que está sendo levantada, não tem uma visão mais ampla de todo o conjunto e do produto final que este trabalho irá resultar.
Assim é o homem em sua caminhada por esta vida, segundo ensina o Eclesiastes. E o mais interessante é que, a ação Divina é toda voltada para o homem como exclama, admira e pergunta o salmista “Que é o homem Senhor, para vós, porque dele cuidais tanto assim?” e o próprio salmista conclui que o homem é um nada “Como o sopro do vento é o homem, e os seus dias são sombras que passa”.
Na verdade, o homem só se encontra enquanto homem, e compreende quem é e fica sabendo do seu valor, quando se encontra com Jesus Cristo, pois só ele têm a chave da nossa existência, só Nele temos consciência de que somos filhos e filhas de Deus, que ajudam a edificar o Reino inaugurado por Jesus, um reino que não é concebido aos moldes dos reinos do mundo.
Nesse sentido, responder quem é Jesus para mim é o primeiro passo para este conhecimento sobre nós mesmos. Para o povo Jesus era João Batista reencarnado, ou algum dos profetas, mas para os discípulos Jesus era o Cristo de Deus, como responderia Pedro em nome do grupo. A resposta está de bom tamanho, mas Jesus os proíbe de dizer isso para as pessoas, e esta Verdade sobre ele só será bem clara a partir da sua ressurreição. Os discípulos iriam participar de um momento nada agradável na vida de Jesus, sua paixão e morte na cruz. Difícil entender como uma tragédia daquelas pudesse trazer um Reino Novo, e aqui voltamos à primeira leitura, há em nossa vida certos acontecimentos que, em si mesmo não tem sentido, mas clareados pela Luz da Fé ganham sentido novo.
Nós não precisamos mais esperar para dizer isso às pessoas, e Jesus não nos proíbe, ao contrário, envia-nos para fazer este anúncio inédito!

2. E pra você, quem eu sou?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus estava orando a sós. Estava a sós com o Pai e conversava com ele no silêncio. Lucas sublinha esses momentos de oração de Jesus para que o leitor perceba que o tempo que Jesus dedica para estar sozinho com o Pai não é tempo livre. Faz parte das ocupações de seu dia. É verdade que a nossa vida deve ser uma oração, mas, para que isso seja mesmo verdade, precisamos de tempos definidos de recolhimento. Reze como quiser, mas reze, e reze também em silêncio, mesmo em companhia de irmãos e irmãs. A oração silenciosa em conjunto é unitiva. E quem é Jesus? É o Cristo de Deus, afirma São Pedro. E o que é o Cristo de Deus para São Pedro e para cada um de nós? Para não nos enganarmos a respeito dele, Jesus mesmo nos diz que ele é o Cristo sofredor. Ele vai sofrer muito, ser rejeitado, ser morto, mas ressuscitará no terceiro dia. É esse o Cristo que nós seguimos. Não é ainda o Cristo glorioso. Será um dia. Por enquanto é o Cristo identificado com a vida humana, que mostra na cruz a feiura do pecado que faz o ser humano sofrer. Olhando para cruz e vendo Jesus crucificado podemos ver a maldade humana em ação. Ele é a figura do que fazemos uns com os outros.
Fonte: NPD Brasil em 27/09/2019

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Enviados por Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O homem sábio e prudente sabe o tempo certo de se fazer as coisas, mas porque elas devem ser feitas e para que servem, essa resposta ele não sabe e nunca saberá. Ao acompanhar uma obra o arquiteto sempre tem diante de si a obra em seu acabamento, mas este não é o caso do humilde servente que prepara a massa e o tijolo, ele entrega tudo isso ao pedreiro que vai fazer as paredes, assentando os tijolos e a massa, tanto pedreiro como ajudante só vêm a parede que está sendo levantada, não tem uma visão mais ampla de todo o conjunto e do produto final que este trabalho irá resultar.
Assim é o homem em sua caminhada por esta vida, segundo ensina o Eclesiastes. E o mais interessante é que, a ação Divina é toda voltada para o homem como exclama, admira e pergunta o salmista “Que é o homem Senhor, para vós, porque dele cuidais tanto assim?” e o próprio salmista conclui que o homem é um nada “Como o sopro do vento é o homem, e os seus dias são sombras que passa”
Na verdade, o homem só se encontra enquanto homem, compreende quem é e fica sabendo do seu valor, quando se encontra com Jesus Cristo pois só ele tem a chave da nossa existência, só Nele temos consciência de que somos filhos e filhas de Deus, que ajudam a edificar o Reino inaugurado por Jesus, um reino que não é concebido aos moldes dos reinos do mundo.
Nesse sentido, responder quem é Jesus para mim é o primeiro passo para este conhecimento sobre nós mesmos. Para o povo Jesus era João Batista reencarnado, ou algum dos profetas, mas para os discípulos Jesus era o Cristo de Deus, como responderia Pedro em nome do grupo. A resposta está de bom tamanho, mas Jesus os proíbe de dizer isso para as pessoas, e esta Verdade sobre ele só será bem clara a partir da sua ressurreição. Os discípulos iriam participar de um momento nada agradável na vida de Jesus, sua paixão e morte na cruz. Difícil entender como uma tragédia daquelas pudesse trazer um Reino Novo, e aqui voltamos a primeira leitura, há em nossa vida certos acontecimentos que, em si mesmo não tem sentido, mas clareados pela Luz da Fé ganham sentido novo.
Nós não precisamos mais esperar para dizer isso às pessoas, e Jesus não nos proíbe, ao contrário, envia-nos para fazer este anúncio inédito!

2. Quem dizeis que eu sou? - Lc 9,18-22
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Herodes queria ver Jesus, queria saber quem ele era. As respostas que obteve falavam de alguém do passado que estava voltando. Na verdade, Jesus é o profeta anunciado por Moisés no Deuteronômio; é o Messias, que Miqueias viu saindo de Belém; é o Filho do Homem, morto e ressuscitado, que Zacarias viu transpassado. A tradição o esconde atrás do trono de Davi, no Messias glorioso que vem restaurar a realeza. A encarnação também o esconde em Jesus de Nazaré. No meio das muitas opiniões, Jesus queria saber o que os seus discípulos e amigos pensavam dele: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Quem conviveu com ele o descreveu nos Evangelhos. Quem não conviveu interpreta o que está escrito ou recebe a graça de alguma revelação particular. Não se pode proibir Jesus de se revelar a quem ele quiser. Como, porém, dizer quem é Jesus para mim se não o vejo com os olhos, não o ouço com os ouvidos, não o toco com as mãos? Permanecendo no Evangelho de Lucas, a parábola do bom samaritano me dá uma resposta: “Vai tu e faze o mesmo que fez o samaritano”. Fazer o que o samaritano fez é um modo de primeiro experimentar quem é Jesus para depois poder dizer quem ele é.

Liturgia comentada

Tu és a minha fortaleza! (Sl 43 [42]
Nos tempos antigos, quando vilas e aldeias estavam à mercê de bandos de malfeitores ou de tribos invasoras, os aglomerados humanos eram de hábito protegidos por muros de pedra. Cercados pela muralha, os habitantes do burgo sentiam-se mais seguros. Em plena Idade Média, ainda era comum aproveitar a topografia do terreno e edificar a fortaleza sobre um monte rochoso. Assim também, na Bíblia, a imagem da fortaleza é símbolo de um local inacessível e inexpugnável.
A muralha de pedra passava a ser como um limiar, a linha divisória entre os “de dentro” e os “de fora”. Sobre suas ameias, as sentinelas vigiavam na escuridão da noite (cf. Sl 130,6-7). Nos ícones da Crucifixão [staurósis], vê-se que Jesus foi sentenciado fora de duas muralhas: a da cidade e a do Templo, denotando a dupla exclusão sofrida por ele, social e religiosa.
Quando o salmista se dirige a Yahweh e o identifica como sua “fortaleza”, refere-se obviamente ao sentimento de proteção que os moradores da cidade experimentavam no interior da cidade fortificada. Assim, ao se ver livre da ameaça de Saul e dos vizinhos inimigos, o Rei Davi deu graças ao Senhor: “O Senhor é meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador!” (2Sm 22,2) Apenas nos salmos, Yahweh é invocado dezoito vezes como rochedo e fortaleza.
Erguida nas montanhas de Judá, Jerusalém também contava com as defesas naturais do Monte Sião. Mas os israelitas sabiam que todas aquelas estruturas seriam irrisórias sem a Presença do Senhor, sua verdadeira defesa: “Deus é para nós um refúgio e fortaleza, o socorro sempre oferecido nas tribulações”. (Sl 46,2) Aliás, Israel registrava em sua história um caso exemplar de muralhas ciclópicas que não haviam resistido ao poder divino: a cidade de Jericó tivera seus muros abatidos a golpes de... trombetas! (Js 6,20)
É assim que São João Crisóstomo veria mais tarde a fé cristã à semelhança de muros e torreões, como defesa contra os ataques do maligno. Para vencer o inimigo, é preciso invadir seu território e arrombar suas portas. Nos ícones da Ressurreição [Anástasis], muitas vezes o demônio aparece prostrado, entre portões arrombados, dobradiças e fechaduras lançadas ao solo, enquanto Cristo arranca do túmulo a humanidade representada por Adão e Eva.
Os fiéis esperam pelo cumprimento de “novos céus e nova terra”, quando a Jerusalém celeste virá do alto e, estabelecida a paz, suas portas já não precisarão ser fechadas a cada dia, pois não haverá mais a noite. (Cf. Ap 21,25)
Orai sem cessar: “O Senhor é a nossa defesa!” (Sl 89,19)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaaliannca.com.br
Fonte: NS Rainha em 27/09/2013

HOMILIA DIÁRIA

Saiba acolher Jesus na pessoa do pobre

Os pobres são nossos irmãos. Saibamos acolher Jesus na pessoa dos pobres que estão ao nosso lado.

Nós, hoje, lembramos São Vicente de Paulo, o grande apóstolo da caridade, que viveu nas ruas de Paris sendo a voz dos mais pobres, a voz que cuidou dos doentes, dos sofredores.
Temos, no mundo inteiro, as chamadas Conferências Vicentinas, fundada pelo beato Frederico Ozanam, mas tendo como patrono São Vicente de Paulo, tendo o exemplo dele no cuidado com os pobres e com os mais necessitados.
Queremos lembrar, no dia de hoje, que a obrigação de cuidar dos pobres, de voltar os olhares para os mais sofridos e para os mais necessitados não é apenas dos vicentinos. A coisa mais dura que se vê em uma paróquia é quando aparece alguém nesse estado e o mandam para os vicentinos. É óbvio que nossos irmãos fazem isso com todo amor do coração, mas não se excluam, não joguem a responsabilidade só sobre eles. Cabe a todos nós também, a exemplo do Mestre Jesus, cuidarmos dos mais pobres, dos mais sofridos e necessitados.
Esse pode não ser o nosso apostolado principal, mas não pode ser excludente da nossa vida, porque as obras de misericórdia fazem parte da condição de salvação para todos nós.
“Eu tive fome tu me destes o que comer; eu tive sede tu me destes o que beber; eu estava nu e me vestistes” (cf. Mt 25,35-36).
No dia do julgamento, meus irmãos, nós não seremos cobrados pela quantidade de terços que rezamos, não seremos cobrados pela quantidade de Missas que frequentamos; o Senhor se lembrará de nós pelas vezes que cuidamos dos pobres, daqueles que não têm o que comer, aqueles que não têm o que vestir. Se os pobres existem, se eles estão em nossas redondezas, em nossas cidades é para que cuidemos deles. Não para julgá-los, nem simplesmente desprezá-los ou dizer que são isso e aquilo.
Eles são nossos irmãos, como diz o nosso querido Papa Francisco: “A carne do pobre é o corpo de Cristo, é a carne de Cristo”. Assim como comungamos o Senhor na Eucaristia, comunguemos também o Senhor, no gosto da carne sofrida do pobre. Essa carne parece ser mais rejeitável, não boa ao nosso paladar, ao nosso olhar. Mas se queremos, saibamos acolher Jesus na pessoa dos pobres que estão ao nosso lado.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 27/09/2013

HOMILIA DIÁRIA

A morte não tem poder sobre nós

“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia” (Lucas 9,22).

Aquilo que Jesus está anunciando de si mesmo é o que muitos de nós homens não queremos saber a respeito de nós mesmos, porque, de si mesmo, Jesus está anunciando o sofrimento, a rejeição e a morte.
Se tem três palavras que nós não queremos no nosso vocabulário é sofrimento, rejeição e morte. Veja que isso nasce da pergunta que Ele faz: “Quem dizem que eu sou? Alguns diziam que é Elias ou um dos profetas”. É Pedro, no entanto, que diz: “Tu és o Jesus Cristo”. Jesus responde: “Pedro, não diga isso a ninguém, enquanto não compreenderem quem é o Cristo”. (cf. Lucas 9,18-19)
Quem é o Cristo? Ele é o servo sofredor, é o homem que assume a nossa humanidade com todas as suas consequências. Cristo assumiu a nossa humanidade, mas nós, muitas vezes, não a queremos assumir.
Não dá para sermos homens e mulheres na humanidade mais plena se não abraçarmos aquilo que a humanidade gera em nós. Sim, o sofrimento é inerente à natureza humana, não é sofrer por sofrer, porque sofrer é a condição para existir, é a consequência do mundo em que estamos.
O mundo se tornou injusto, pecador, e isso gera, na nossa vida, terríveis sofrimentos. Alguém vai dizer: “Quem está em Deus não sofre”. Sofre, mas sofre com dignidade, apenas que dá sentido ao sofrimento.

Morremos para esse mundo e nascemos para Deus, de modo que nem a morte última tem poder sobre nós

Há pessoas que não querem sofrer, mas causam tanto sofrimento na vida dos outros! O grande ou o terrível sofrimento é não saber sofrer com dignidade. O terrível sofrimento é não assumir os sofrimentos e não conceder a eles a vida nova, a vida em Deus na qual Ele nos resgatou.
Somos rejeitados como Cristo foi rejeitado, e segui-Lo quer dizer ser rejeitado mesmo, porque a Palavra d’Ele é rejeitada, então, quem O segue também será rejeitado, a Palavra d’Ele não é amada, e segui-Lo significa não ser também amado.
A realidade mais certa da vida é que morreremos; a diferença é que não encaramos a morte como tragédia. A tragédia é para aqueles que não conhecem Deus, a tragédia é para aqueles que não morrem em Deus, a tragédia da morte é para aqueles que não têm a vida em Deus.
Morremos para este mundo e nascemos para Deus, de modo que nem a morte última tem poder sobre nós. Ela pode nos arrebatar neste mundo, mas não nascemos para este mundo. Nascemos para ser para sempre de Deus.
No nosso vocabulário, sofrimento, rejeição e morte têm significado de dignidade, porque o Filho do Homem sofreu, foi rejeitado e morreu para nos dar a vida. Por isso, somos seus seguidores carregando a nossa cruz de cada dia com todas as suas consequências, com o sofrimento, a rejeição e morte que traz vida nova.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 27/09/2019

Oração Final
Pai Santo, não permitas que nos acostumemos com as palavras santas. Quando confessamos reconhecer em Jesus de Nazaré o teu Messias – enviado e ungido pelo Espírito – faze com que nós continuemos sempre encantados com o dom inefável do teu Amor de Pai que também é Mãe. Nós te pedimos pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 27/09/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, não permitas que nos acostumemos com as Palavras Sagradas. Quando confessamos reconhecer em Jesus de Nazaré o Messias – enviado e ungido pelo Espírito – faze com que nós continuemos sempre fascinados com o Cristo – dom inefável do teu Amor de Pai que também é Mãe. Nós Te pedimos pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 27/09/2019



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