domingo, 1 de agosto de 2021

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA AGOSTO DE 2021



Intenção

A Igreja (Pela Evangelização)

Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho.
Reflexão

Uma das facetas mais visíveis do pontificado do Papa Francisco é a reforma que ele tem vindo a fazer na Cúria Vaticana, um processo lento, em discernimento, que vai, pouco a pouco, procurando fazer da estrutura do Vaticano um organismo mais voltado para a missão da Igreja no mundo do que debruçado sobre si e as suas questões internas.
Mas esta reforma das estruturas não é um fim em si mesma e nem sequer se pode resumir a reforma da Igreja a isto. A reforma da Igreja é, antes de mais, entrar num processo que a torne mais capaz de ser sinal e presença do Amor de Deus Pai no mundo, de uma forma mais evidente e consistente com o Evangelho. Face aos grandes desafios do mundo e numa época de grandes mudanças, num mundo ferido por divisões, extremismos, desigualdades, violência, perda do sentido do valor sagrado da vida humana, a Igreja deseja, com a força do Espírito Santo, ser um sinal da Misericórdia de Deus, não ficando isolada dos problemas, mas comprometendo-se a fundo com as fronteiras existenciais onde vivem e sofrem os filhos e filhas de Deus.
Diremos, com certeza, que isto é o que a Igreja fez, através da vida santa de tantos cristãos ao longo da sua história, mas o Santo Padre, com esta intenção, deseja que aquilo que moveu esses corações seja mais visível no modo como a Igreja, institucionalmente, se entende e percebe o seu lugar e estilo de missão no mundo.
Daí que o Papa Francisco se vá referindo a este estilo de presença, à luz do Evangelho, como uma Igreja que é «hospital de campanha», sem medo de se sujar, uma «Igreja pobre e para os pobres». Em várias circunstâncias, tem feito ecoar estes apelos, que não são apenas para os que têm responsabilidades eclesiais, mas para cada um de nós. Unamo-nos ao Santo Padre nesta conversão que começa no coração, a conversão a Cristo, para mais amar e servir o mundo como Ele fez.

Oração

Senhor Jesus,
deixaste aos teus Apóstolos
o mandato de ir por todo o mundo
e anunciar o Evangelho.
A Igreja, que é o teu Corpo,
continua hoje essa missão,
levando a proximidade do Reino
a todos os que precisam da tua graça.
Envia à Igreja o teu Espírito Santo,
para que se renove e conforme à tua imagem,
e seja no mundo sinal de ternura e misericórdia.

Pai-Nosso...

Desafios

- Amar a Igreja, na sua beleza, diversidade e também nas suas dificuldades, sentindo-me parte deste Corpo e responsável pela sua missão.
- Discernir e escolher o melhor, pedindo na oração a graça do Espírito Santo, que me ilumina e me faz escolher aquilo que é a vontade do Pai, tal como Jesus o fez.
- Viver em amizade profunda com Jesus, a única forma de verdadeiramente reformar a própria vida, a partir da oração.
- Ser disponível para a missão de Cristo, sentindo-me apóstolo enviado em nome da Igreja a todos aqueles com quem me encontro.

https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2021/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário