sábado, 1 de maio de 2021

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA MAIO DE 2021



Intenção

O mundo das finanças (Universal)

Rezemos para que os responsáveis das finanças colaborem com os governos para regulamentar os mercados financeiros e proteger os cidadãos dos seus perigos.

Reflexão

Neste mês de maio, o Papa Francisco propõe a toda a Igreja um olhar atento a uma questão de alcance global, mas que toca a vida concreta das pessoas, o presente e o futuro das famílias e empresas: a esfera econômica. Muitas destas decisões são tomadas ao mais alto nível político e financeiro, com regras e procedimentos que, para uma grande parte da população, é difícil acompanhar e entender. Como em todas as áreas, um maior conhecimento e domínio dos assuntos tem como consequência uma maior capacidade de reação e questionamento, de participação e envolvimento mais consciente, em particular nos casos em que as pessoas verificam que estão a ser prejudicadas nos seus interesses e direitos.
Porém, no campo dos mercados financeiros, a capacidade de ação do “cidadão comum” não é tão acessível, pois trata-se muitas vezes de temas para especialistas. Cabe, por isso, às instâncias que regulamentam a esfera econômica – nomeadamente os governos, as grandes instituições financeiras, os bancos centrais, etc... – a decisão de promover cada vez mais uma sensibilidade ética à justiça social, para que os cidadãos sejam protegidos dos perigos que um tipo de economia que não tem a pessoa humana no seu centro é capaz de trazer. Não apenas à vida humana, mas também ao planeta Terra, já que a busca do lucro sem qualquer critério leva à exploração e degradação do ambiente, assim como à dramática perda de qualidade de vida das populações afetadas por estas intervenções.
Neste sentido, unamo-nos ao Santo Padre no desejo que tinha já manifestado na Encíclica Laudato Si’: “A política não deve submeter-se à economia, e esta não deve submeter-se aos ditames e ao paradigma eficientista da tecnocracia. Pensando no bem comum, hoje precisamos imperiosamente que a política e a economia, em diálogo, se coloquem decididamente ao serviço da vida, especialmente da vida humana” (n.189).
Oração

Pai bom,
Tu criaste para nós este mundo
cheio de beleza e harmonia.
Confiaste ao gênero humano a tarefa de cuidar dele,
para que todos os teus filhos pudessem viver
uma vida digna e feliz.
Nós te pedimos que o teu Espírito
toque o coração dos governantes
e dos responsáveis pelas finanças,
para que rejeitem uma economia de exclusão,
que cria desigualdades e exploração,
e procurem o bem comum para todos.

Pai-Nosso...

Desafios

Colocar a pessoa no centro, olhando as suas necessidades e angústias e procurando, na medida do possível, prover ao que lhe faz falta.
- Viver com uma sobriedade feliz, rejeitando uma lógica consumista e vivendo de forma mais simples e sustentável.
- Partilhar os bens, destinando aquilo que me sobra, o que já não visto há muito tempo, o que está arrumado e sem uso, para dar a quem mais precisa.
- Usar o dinheiro com discernimento, sabendo comprar as coisas que favoreçam uma maior justiça social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham para produzir o que compro.

Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário