terça-feira, 2 de março de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 23,1-12 - 02/03/2021


O humilhado é exaltado no coração de Deus

“Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam” (Mateus 23,3).


Este é o princípio da hipocrisia: falar e não fazer, não viver aquilo que nós falamos para os outros. Temos que prestar bastante atenção porque essa é uma prática dos mestres da Lei e dos fariseus.
Quando queremos nos converter para Deus, temos que tirar da nossa frente essa condição que nos colocamos como sendo mestres, como aqueles que sabem de tudo, conhecem tudo, podem exercer juízo sobre tudo e colocarmo-nos na condição de aprendiz.
O discípulo aprendiz é aquele que se coloca na posição de aprender com o seu mestre e o Mestre Jesus nos ensina, primeiro, a lidarmos com o nosso coração porque não sabemos lidar com ele, não sabemos lidar com as nossas emoções, com nossos sentimentos e nossos afetos; não sabemos lidar com o nosso orgulho, com a nossa soberba e com as nossas vaidades.

Saibamos que o Mestre, que foi humilhado pelos homens, está ao lado também dos humilhados dos tempos em que vivemos

Deixamo-nos levar pelos sentimentos que nos colocam acima de todos para sermos mestres, para julgarmos, para condenarmos, para dizermos o que é certo e errado, e é óbvio que o errado vai ser sempre aquele que não concorda comigo e o certo é só aquele que faz o que penso e acho, e caímos num pecado terrível de sermos também neste mundo mestres da Lei e fariseus.
Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. A grande lição que precisamos aprender para a vida é a lição de servir. O que serve é aquele que escuta, porque quem não escuta não sabe servir. Se vou executar um serviço tenho que, primeiro, aprender a ouvir as orientações do serviço que devo executar. Se quero ser discípulo de Jesus, não devo falar o que vou fazer, devo aprender aquilo que o Mestre me ensinar a fazer, devo aprender aquilo que, na verdade, preciso colocar em prática na minha vida.
A grande lição para aprender a cada dia é que quem se exalta será humilhado, mas quem se humilha é quem será exaltado no coração de Deus. Cuidemos da exaltação do coração, cuidemos do culto que prestamos à nossa própria soberba, à nossa própria cabeça.
Saibamos que o Mestre, que foi humilhado pelos homens, está ao lado também dos humilhados dos tempos em que vivemos. Num tempo onde muitas pessoas querem prevalecer pelo que pensam e sabem, saber silenciar, escutar e se colocar ao lado do Mestre Jesus humilhado é sabedoria evangélica.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário