segunda-feira, 29 de março de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 11,1-10 - 28/03/2021


Acolhamos Jesus na pessoa do próximo

“Os que iam na frente e os que vinham atrás gritavam: ‘Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!’” (Marcos 11,9-10).


Estamos, com a graça de Deus, iniciando a semana da graça, a Semana Santa, Semana Maior, semana da Paixão, da Morte e da Ressurreição gloriosa de Jesus.
O nosso ponto de chegada é a Ressurreição, é ela que ilumina e traz toda a luz para as dores, para as paixões e para a grande paixão da vida que é o sofrimento de Cristo. E, Ele, com certeza, se manifesta nos sofrimentos, nas dores e na vida de cada um de nós. Por isso, esse domingo não é só o Domingo de Ramos, é também o domingo da Paixão de Jesus.
Se Jesus entra glorioso em Jerusalém, reconhecido e aclamado por alguns, os mesmos ou alguns dos que O aclamam vão também gritar em meio ao engano, a ilusão, a massa de manobra que promove um grupo de judeus, vão gritar pela sua crucifixão.
Vamos contemplar o Cristo que é aclamado como o Rei de Israel, o bendito que vem em nome do Senhor, mas vamos contemplar o Jesus que é traído, que é gritado para ser crucificado. É o drama das contradições humanas, é o drama das nossas próprias contradições.

Jesus vem ao nosso encontro na pessoa dos pobres e sofredores, vem ao nosso encontro naqueles que nos opomos

Muitas vezes, amamos a Deus, temos Deus como tudo em nossa vida, mas também nos opomos a Ele. Se temos a graça de estarmos na Sua presença, muitas vezes, caímos na desgraça de nos corromper pelo pecado. Se temos a graça de amá-Lo na Eucaristia, caímos na infeliz desgraça de rejeitá-Lo na pessoa do próximo. Se O amamos com nossas palavras e atos, nós, muitas vezes, O rejeitamos na pessoa dos nossos irmãos, que é a presença d’Ele no meio de nós.
Vamos celebrar a nossa Semana Santa nos santificando pela Palavra, vamos celebrar acolhendo-O como nosso Senhor e Salvador. Ao mesmo tempo, vamos acompanhar a Sua Paixão, acompanhar todo o drama que envolve a Sua morte para não continuarmos crucificando Jesus com as nossas obras e atos, mas nos arrependermos, nos purificarmos, nos renovarmos, sermos de verdade do grupo dos Seus seguidores, aqueles que não abandonam seja qual for a situação da vida e do mundo onde passamos.
Que sejamos a verdadeira Igreja de Cristo que O ama sobre todas as coisas e que vive na comunhão com os seus irmãos. Sejamos a Igreja de Cristo que acolhe Jesus; e que saibamos acolher os outros como pessoas que simbolizam e representam Jesus para nós.
O Jesus que nós amamos vem ao nosso encontro na pessoa dos pobres e sofredores, vem ao nosso encontro naqueles que nos opomos, mas eles vêm de alguma forma trazer Jesus para nós. Acolhamos Jesus porque Ele está no meio de nós!
Uma boa e abençoada Semana Santa para todos!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário