quinta-feira, 25 de março de 2021

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 1,26-38 - 25/03/2021


Maria é a grande portadora da Palavra de Deus

“O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lucas 1,30-31).


Hoje, celebramos a Anunciação do Arcanjo Gabriel à Maria. É mais do que um anúncio, celebramos a encarnação de Deus no meio de nós, celebramos a grande intervenção de Deus na história da humanidade, celebramos a nova criação. O novo paraíso de Deus é o ventre de Maria, a nova humanidade nasce no seio de Maria; o novo homem e a nova mulher estão ali na Virgem Maria. Ela, que é a nova mulher, concebe no seu ventre o novo homem, Jesus, Nosso Senhor e Salvador.
O anúncio do anjo hoje é o anúncio da grande boa nova, é o anúncio de grande alegria. Por isso, hoje nós irrompemos toda e qualquer penitência no tempo quaresmal, para celebrarmos, com amor e entusiasmo, a intervenção de Deus em nosso favor. É Deus quem nos liberta, nos salva e nos restaura.
Sei quanta alegria traz para um casal a notícia de que a mulher engravidou, porque ela traz em si uma vida nova, ela traz em si um filho, fruto do amor. O casal gera uma vida e essa vida vai ser alegria para todos.

É dia de celebrarmos a vida encarnada, vida salva, vida que nos é resgatada no ventre de Maria

Que alegria não é hoje para a nossa humanidade essa boa notícia de que o Arcanjo Gabriel traz para nós: “Eis que você Maria vai conceber um filho…”. Não é um filho feito por intervenção humana, não é um filho feito com a participação de José, é um filho que vem por obra e ação do Espírito Santo.
Aqui acontece um dos mistérios mais profundos da bondade de Deus. A divindade se une à nossa humanidade no ventre de Maria para gerar Jesus homem e Deus. Veja que beleza!
Talvez, na nossa concepção ou na nossa lógica humana, não compreendamos tamanho desígnio, ação e graça, mas aqui não é para compreender, é para amar, adorar, é para dobrarmos o joelho quando o Verbo se faz carne, quando a Palavra de Deus se encarna no meio de nós. E Maria é a grande portadora dessa Palavra, é a primeira quem recebe a Palavra eterna de Deus, é Ela quem gera a humanidade de Jesus e nos traz aquele que é Nosso Senhor e Salvador.
Bendito seja Deus! Aquele que criou a natureza humana, Aquele que desce para resgatar a própria natureza corrompida pelo pecado enviando o Seu Filho em carne semelhante à nossa, para que possamos subir até Deus. Ele desce até nós, se torna um de nós.
Hoje, é dia de celebrarmos a vida encarnada, vida salva, vida que nos é resgatada no ventre de Maria. Bendito seja Deus que se encarnou e nos resgatou no ventre de Maria.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário