sábado, 2 de janeiro de 2021

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JANEIRO DE 2021



Intenção

Promoção da paz no mundo (Pela Evangelização)

Rezemos para que os cristãos, os que seguem outras religiões e as pessoas de boa vontade promovam a paz e a justiça no mundo.

Reflexão

Na sua intenção de janeiro, o Papa Francisco retoma um dos temas que são muito habituais: a paz. Esta preferência deve-se ao facto de o primeiro dia do ano ser o Dia Mundial da Paz, em que é também publicada a Mensagem do Santo Padre para esta Jornada. Paz é a palavra e a atitude que dá início ao novo ano, como desejo e compromisso. A paz celebrada no começo do ano pretende, antes de mais, dar a orientação para o que devem ser as nossas atitudes e ações, desde as mais quotidianas, em casa, no trabalho, nas nossas amizades, até ao nosso modo de estar no mundo, como cidadãos ativos de uma sociedade que promove relações justas e pacíficas. A paz está aliada à justiça, caminham de mãos dadas e, por isso, está no fazer tudo para que ninguém seja privado do direito a ter o necessário para uma vida digna. Finalmente, a paz ao nível daqueles que tomam as grandes decisões, sejam elas políticas, econômicas, judiciais ou religiosas.
Se o fruto a desejar em tudo o que fazemos é a paz e a justiça, este será o critério que vai aferindo a qualidade humana e espiritual da nossa vida. Poderia ser a pergunta a fazer todos os dias, num exame de consciência: à minha volta, construí paz e justiça ou, pelo contrário, divisão, tristeza e exclusão? Não deixando de lado nenhuma área da minha vida, sentindo a responsabilidade pelo mundo que habito. Não criando espaços confortáveis onde faço o que me compete, mas depois deixo para os outros as questões maiores.
É por isso que, na sua intenção, o Papa Francisco fala não apenas dos cristãos e dos que seguem outras religiões (em primeiro lugar estes, por motivos de coerência com aquilo que, apesar das diferenças, é comum a todas as religiões, que é o desejo e a luta pela paz), mas de todos os homens e mulheres de boa vontade.
Uma fé sem «boa vontade» é estéril. Um crente que cria divisões, que destrói, que causa injustiça é um escândalo. Peçamos sempre a graça de discernir a alegria que só a paz de Cristo nos traz e cuidemos dela como um bem precioso.

Oração

Senhor Jesus Cristo
ao começar este ano,
e tendo presente a tua vinda ao meio de nós como o Príncipe da Paz,
damos graças pelo dom da tua presença
e pelo chamamento à fraternidade que nos trazes
ao nos chamares teus irmãos e filhos do mesmo Pai.
Neste mês, unidos ao Papa e à sua Rede Mundial de Oração,
Te pedimos que todos nós sintamos este apelo
à construção da paz e da justiça.
Que as diferenças religiosas, culturais, sociais
não sejam muros entre nós,
mas motivos para o mútuo enriquecimento
e a construção de um mundo melhor,
o reino dos Céus no meio de nós.

Desafios

Estar atento às iniciativas que são promovidas pela causa da paz ao longo deste mês, especialmente os encontros ecumênicos e inter-religiosos, divulgá-los nas próprias redes e contatos ou participar neles.
Fazer uma leitura orante da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Paz, assinalar os pontos mais apelativos e pô-los em prática, partindo da partilha e diálogo com Deus, em família, com o grupo ou comunidade onde se está inserido, etc.
Olhar à própria volta e decidir que relações ou situações necessitam de paz e de justiça e fazer algo concreto nesse sentido.

Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário