quinta-feira, 1 de outubro de 2020

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA OUTUBRO DE 2020



Intenção

A missão dos leigos na Igreja (Pela Evangelização)

Rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, em especial as mulheres, participem mais nas instâncias de responsabilidade da Igreja.

Reflexão

Em outubro assinala-se o mês das missões, por nele se celebrar o Dia Mundial das Missões, que acontece este ano no dia 18. É um tempo propício a que todos os cristãos fortaleçam a consciência de que a sua identidade é fundamentalmente missionária. Na verdade, a Igreja nasce de um anúncio, uma Boa Nova a ser comunicada até aos confins da Terra: Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu por nosso amor e o Pai ressuscitou-O. É um anúncio de vida, de alegria, de esperança e de reconciliação. Não se pode entender o que é a Igreja fora deste horizonte: a missão de anunciar esta verdade primeira, por palavras e por gestos, é o início e o fim de tudo. Ligado a este anúncio, vem a coerência de vida, para que as palavras comunicadas encontrem a sua correspondência nos gestos de caridade, amor e justiça que os cristãos realizam na sua vida.
A missão não está confinada ao âmbito clerical ou de envio missionário para países e regiões onde o Evangelho não é conhecido; a missão é aberta e presente no contexto onde cada batizado e cada batizada vive. Neste sentido, cabe a cada cristão a missão de evangelizar segundo o seu próprio carisma e vocação, no trabalho, na família, no compromisso eclesial, etc.
Sendo a Igreja, na sua gigantesca maioria, constituída por leigos, é a eles que está também mais confiada, e em maior medida, a missão de anunciar o amor de Deus pelo mundo. Este mês em particular, o Papa Francisco dirige o nosso olhar para as mulheres, especialmente as que trabalham nas instâncias de responsabilidade da Igreja. Vamos rezar este mês para que a participação da mulher na missão da Igreja seja promovida, «não tendo em vista uma distribuição equitativa do poder entre homens e mulheres, entre clérigos e leigos na Igreja, mas para que a Igreja corresponda à sua própria natureza, à sua vocação de Povo de Deus a caminho, aproveitando o contributo de cada um, de homens e mulheres que, por variadas razões sociais, com frequência permaneceram à margem» (Linda Ghisoni).

Oração

Senhor Jesus,
confiaste à tua Igreja a missão de anunciar,
com palavras e com obras,
o amor do Pai por todos os seus filhos e filhas.
Concede a todos os teus discípulos
o fervor missionário, a coragem do anúncio
e a beleza dos gestos que convertem.
Por intercessão de Santa Maria Madalena,
Apóstola dos Apóstolos,
pedimos que todas as mulheres,
especialmente as que têm responsabilidades dentro da Igreja,
vivam este serviço com alegria e entusiasmo,
em caminho com todo o povo de Deus.

Pai-Nosso...

Desafios

- Num momento de oração pessoal, dar graças pelo dom do batismo, que faz de cada cristão um discípulo missionário, e pedir a graça de se sentir enviado em missão ao ambiente em que se vive.
- Em família, em pequeno grupo ou em comunidade, rezar por todos os leigos que vivem a missão de anunciar a Jesus no seu ambiente de trabalho, na sociedade e no compromisso eclesial, para que o vivam com entusiasmo e decisão.
- Manifestar reconhecimento e gratidão para com as mulheres que, na própria comunidade, na paróquia, levam para a frente missões de liderança nas várias instituições eclesiais, apoiando-as no que for preciso.

Passo a Rezar


https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2020/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário