quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 1,1-17 - 17/12/2020


Jesus assume a nossa história para nos resgatar

“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).


Entramos na semana próxima de preparação para o Natal de Jesus. O tempo do Advento nos conduziu para vivermos toda a expectativa da vinda do Senhor; o Senhor que virá, o Senhor que vem e o Senhor que veio.
O Senhor que veio é o Senhor que vem e que virá ao nosso encontro sempre. Por isso, nesta semana, mais do que nunca, é preciso se aproximar de Jesus e deixar que Ele se aproxime da nossa história e da nossa vida.
A narrativa do Evangelho de hoje nos mostra as origens de Jesus, nos mostra que Jesus, o Cristo, é o Filho do Homem, mas Ele é, acima de tudo, Jesus, o homem que é Filho de Davi, Filho de Abraão, e aí tem toda a narrativa das gerações que nos trouxeram Jesus.
A genealogia de Jesus é para mostrar a todos nós a humanidade de Jesus. Ele assumiu todas essas gerações para salvar, resgatar e, ao mesmo tempo, cumprir o que foi prometido a cada uma dessas gerações, a esses homens que vieram antes d’Ele.
Assim como Jesus assumiu a história humana de cada um deles, se encarnou e se fez o Senhor, Ele também assume a história de cada um de nós para nos salvar e nos resgatar. É preciso que nós assumamos a nossa história, a nossa vida, assumamos de onde viemos para entendermos para onde estamos indo.

É preciso se aproximar de Jesus e deixar que Ele se aproxime da nossa história e da nossa vida

É importante que conheçamos os nossos antepassados para nos conhecermos melhor, para iluminarmos tantas coisas que estão obscuras na nossa própria vida, no nosso modo de ser e de agir.
Às vezes, as pessoas dizem: “Eu sou de Deus e agora rompi com o meu passado”. Romper com o passado de pecado é uma coisa, mas não assumir a sua história, negar as suas origens ou não se voltar para elas, é não permitir ser curado por Deus. Porque se o Senhor veio para fazer novas todas as coisas, Ele veio, inclusive, para fazer nova a nossa história.
Se, na nossa história, há situações pesadas que possam parecer trágicas, como tem na própria história das origens de Jesus, mas Ele veio para salvar todas essas realidades, na nossa história também tem tantas coisas belas, bonitas, abençoadas, iluminadas; tem tantos exemplos de nossos avós, bisavós, o quanto é importante conhecer. É verdade que temos de assumir que há coisas negativas, que há perspectivas que não foram boas, o importante é permitir que Deus faça novas todas as coisas na história e na vida de cada um de nós.
Assumir a nossa história é permitir que Deus seja o Salvador de toda a nossa vida!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário