quarta-feira, 11 de novembro de 2020

São Martinho de Tours - 11 de novembro




Nasceu em 316 na Panônia (atual Hungria), numa família pagã que da parte do pai (oficial do exército romano) fez de Martinho um militar, enquanto o Pai do Céu o estava fazendo cristão, já que começou a fazer o Catecumenato.
Certa vez quando militar, mas ainda não batizado, Martinho partiu em duas partes seu manto para dá-lo a um pobre, e assim Jesus aparece-lhe durante a noite e disse-lhe: “Martinho, principiante na fé, cobriu-me com este manto”. Então este homem de Deus foi batizado e abandonou a vida militar para viver intensamente a vida religiosa e as inspirações do Espírito Santo para sua vida.
Com a direção e ajuda do Bispo Hilário, Martinho tornou-se monge, Diácono, fundador do primeiro mosteiro na França e depois sacerdote que formava os seus “filhos” para a contemplação e ao mesmo tempo para a missão de evangelizar os pagãos; diferenciando-se com isso dos mosteiros do Oriente.
Por ser fiel no pouco, São Martinho recebeu o mais, que veio com a sua Ordenação para Bispo em Tours. Isto não o impediu de fundar ainda muitos outros mosteiros a fim de melhor evangelizar sua Diocese. Entrou no Céu em 397.
São Martinho de Tours, rogai por nós!

São Martinho de Tours

São Martinho de Tours bispo
(316-397)
Bispo (316-397)
Bastou o episódio do manto dividido em dois para abrigar contra o frio um mendigo encontrado à noite, quando estava de ronda, para torná-lo popular no decurso dos séculos. A vida de Martinho é constelada de gestos generosos.
Nascido na província romana da Panônia, o pai, militar, o encaminhou à mesma carreira em Pavia, para onde fora destinado. Martinho foi logo promovido ao grau de circitor, isto é, de ronda noturna, e foi durante este serviço que dividiu seu manto com o pobre friorento.
Recebeu o batismo na Páscoa de 339 e continuou a vida militar até os 40 anos. Depois da dispensa foi para Poitiers encontrar-se com o bispo Hilário, que o acolheu em sua diocese, ordenando-o exorcista e hospedando-o em uma vila um pouco distante, onde Martinho levou vida monacal, logo rodeado de discípulos.
Surgiu assim o primeiro mosteiro da Europa, em Ligugé. Realizava-se assim sua grande aspiração, expressa na juventude e contrariada pelo pai, obstinadamente pagão. Mas em Ligugé permaneceu apenas dez anos.
O bispo de Tours havia morrido, e os fiéis logo pensaram em Martinho. Não foi fácil convencê-lo; para vencer sua resistência, tiveram de recorrer a um estratagema: um certo Rusticus convidou-o a sua casa, para visitar a mulher enferma e tocá-la com as mãos. Martinho não pôde subtrair-se a um ato de caridade e foi. Mas no caminho um grupo de cristãos raptou-o e levou-o a Tours, onde a população o aclamou bispo. Isso também aconteceu a Ambrósio em Milão e a Agostinho em Hipona.
Martinho foi consagrado bispo em 4 de julho de 371. E foi um pastor zeloso e ativo, sobretudo um grande missionário, porque não se limitou a guiar seu rebanho e a servir de árbitro entre os cidadãos e as autoridades romanas. Percorreu os campos e as vilas e preparou seus sacerdotes para a missão, fundando em Mormutier o primeiro centro de formação missionária da Gália.
Ao findar o outono de 397, estava em visita pastoral em uma paróquia rural quando sentiu avizinhar-se a última hora. Estendeu-se sobre uma rude mesa recoberta de cinzas e em oração esperou a morte, que chegou em 8 de novembro. No dia 11 de fevereiro realizaram-se as exéquias em Tours, onde foi colocado em uma simples tumba. Contra esta se enfureceram os huguenotes que, em 25 de maio de 1562, queimaram os restos mortais do grande bispo.
Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
Fonte: Paulinas e Catolicanet em 2015

São Martinho do Tours, Bispo

São Martinho é um santo muito querido para os franceses, e muito popular em todo mundo. Nasceu na Hungria, mas seus pais foram morar na Itália. Era filho de um veterano do exército e aos 15 anos já vestia o uniforme militar.
Uma noite viu em sonhos que Jesus Cristo estava vestido com o meio manto que ele tinha dado a um pobre e ouviu que lhe dizia: "Martinho, hoje me cobriu com seu manto".
Logo depois desta visão renunciou às armas e decidiu seguir a Cristo em uma tropa mais nobre. Em seguida foi a Poitiers onde era Bispo o grande sábio São Hilário, o qual o recebeu como discípulo e se encarregou de instruí-lo. Como Martinho sentia um grande desejo de dedicar-se à oração e à meditação, São Hilário lhe cedeu umas terras em um sítio muito solitário e lá foi com vários amigos, fundando o primeiro convento ou mosteiro que houve na França. Nessa solidão esteve dez anos dedicados a orar, a fazer sacrifícios e a estudar as Sagradas Escrituras.
Em Tours fundou outro convento e logo tinha já 80 monges. E graças aos milagres, a pregação, e a piedade do novo Bispo, logo desapareceu o paganismo nessa região.

São Martinho de Tours

NascimentoNo ano 315
Local nascimentoSabaria (Panônia)
OrdemBispo Diocesano de Tours
Local vidaTours
EspiritualidadeGuarda imperial, cavalgava com sua manta, quando avistou a um pobre que estava com frio e deu-lhe a metade dela, antes de entrar o para o sacerdócio. Era filho de um tribuno romano e aos 15 anos já pertencia a divisa militar e aos 18 anos abandonou a milícia, recebeu o batismo e seguiu santo Hilário de Poitiers, seu mestre. Após um breve noviciado de vida eremítica na ilha Galinária, fundou vários mosteiros: Ligugé, o mais antigo da Europa e Marmoutier, que se tornou um grande centro de vida religiosa. Por seu empenho, os monges tornaram-se mestres de espiritualidade, elaboradores do pensamento teológico. Além disso, São Martinho, grande e evangelizador da França, exerceu grande influência na estruturação da Igreja, empreendeu a evangelização nos meios rurais, chamando para Cristo todos os miseráveis e abandonados. Por toda parte conseguia substitui templos pagãos por oratórios. Por seu empenho hoje existem três mil e setecentas paróquias que o tem por padroeiro e quatrocentas vilas levam seu nome na França.
Local morteCandes, durante uma visita pastoral
Morte8 de novembro de 397, aos 81 anos de idade
Fonte informaçãoOs santos de cada dia
Oração"Teus monges todos choravam: ias, Martinho, morrer: 'Se ao povo sou necessário, já não recuso viver!' Aos nossos bispos concede toda a união, toda a paz; aumenta a glória da Igreja, calcando aos pés Satanás. Ressuscitaste três mortos, do caos venceste o terror; partindo ao meio o teu manto, vestiste o próprio Senhor. Enfrentarias a luta, armado apenas da cruz, mas de ti foge o demônio: todo o teu ser era luz ... Tu proclamaste o Deus trino, e a Jesus, Filho de Deus. A mesma fé professando, cantar possamos nos céus".
DevoçãoÀ caridade e ao ministério da pregação
PadroeiroDos comissários e da pobreza
Outros Santos do diaMenos (Anc); Valentim, Feliciano e Vitorino, Antônio, Atenodoro, Bartolomeu (abs).
Fonte: ASJ em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário