sexta-feira, 9 de outubro de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/10/2020

ANO A


Lc 11,15-26

Comentário do Evangelho

O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano.

É a cura de um mudo, interpretada como exorcismo, que desperta admiração das multidões (v. 14) e a acusação que lemos no texto de hoje. A mudez, como outras enfermidades, era considerada, para a mentalidade da época, possessão demoníaca. De fato, o mal impede de falar, de falar bem, de bem falar. O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano. Ao invés de servir de comunhão, ela pode dividir as pessoas. A palavra foi dada por Deus ao homem para que pudesse falar ao seu Criador. Expulsando o demônio que impedia aquele anônimo de falar, Jesus o faz renascer para a palavra. Na segunda parte da obra lucana, os Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo dado por Deus é quem solta a língua dos discípulos e faz falar as maravilhas de Deus (At 2,1-11). O leitor do evangelho, que já passou pelo relato do Batismo de Jesus e pelo discurso inaugural na sinagoga de Nazaré, sabe que Jesus é habitado pelo Espírito Santo e que ele o transmite em tudo o que ensina e faz. Dizer, como pretendem os que acusam Jesus, que ele expulsa os demônios por Beelzebu é falta de discernimento, é confundir o Espírito Santo com Beelzebu. Aí reside, de fato, o mal.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.
Fonte: Paulinas em 10/10/2014

Vivendo a Palavra

Jesus, valendo-se de uma acusação que lhe faziam, deixa um recado pela unidade dos seus seguidores: todo reino dividido será destruído. Ele pensava na Igreja. Não se trata de uniformidade, mas de unidade. Somos diferentes, mas temos a mesma fé e é o mesmo o Espírito Santo que nos inspira e conduz.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/10/2014

VIVENDO A PALAVRA

A Boa Notícia trazida por Jesus nos convoca à perseverança: a conversão é o caminhar de toda vida e não apenas um fato que acontece em uma data ou hora definidos. Ela nos convoca, também, à vigilância permanente para que os apelos do mundo, que nos envolvem e tentam nos seduzir, não nos levem a optar por desvios, abandonando o seguimento do Caminho de Jesus.

Reflexão

O reino de Deus chegou até nós com toda a sua força contra o mal e suas conseqüências. Mas porque é que sempre temos a impressão que o mal está vencendo o bem e que as coisas estão sempre piorando? A verdade é que vemos a realidade em si sem sermos capazes de interpretar os sinais dos tempos que se apresentam a nós. Assim sendo, até mesmo as coisas boas que Deus realiza no meio de nós são interpretadas como coisas más e, por isso, nós bloqueamos até mesmo as coisas boas que Deus realiza, vendo nelas, por motivos egoístas e por dureza de coração, coisas más, como fizeram os judeus.
Fonte: CNBB em 10/10/2014

Reflexão

Dizer que Jesus expulsa demônios pelo poder de Beelzebu é acusação absurda. Ofensa intolerável. Jesus reage, aponta a falta de bom senso dos adversários e esclarece que ele liberta as pessoas pelo poder do Espírito Santo (“dedo de Deus”). “Homem forte” é referência a Jesus, que derrota o inimigo (Satanás) e resgata os pecadores mantidos em cativeiro. Jesus é aquele que faz triunfar na terra o Reino de Deus. É importante que todos os que são libertados por Jesus assumam de fato os valores do Reino de Deus, isto é, a prática da justiça e da fraternidade. Quem está com Jesus faz comunhão com ele e com os irmãos e irmãs. O encontro com Jesus é decisivo: ou a pessoa fica com ele e se liberta, ou fica contra ele e se mantém escrava das forças do mal.
Oração
Ó Mestre, teus milagres comprovam a força do teu Reino entre nós. Quem não te aceita como Enviado do Pai te acusa de ter pacto com as forças do mal. Na verdade, ages pelo poder do Espírito Santo. Queremos estar sempre contigo, Senhor, e inteiramente dedicados ao serviço do Reino de Deus. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Você consegue contentar a todos? - Jesus faz milagre e muitos ficam maravilhados e acreditam nele! Você acredita? - Tem consciência de que acreditar significa seguir seus ensinamentos? - Serão muitos os que não acreditam por conveniência apenas? - E que dizer daqueles que dizem acreditar, mas na verdade se escondem numa incredulidade porque não praticam?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 10/10/2014

Meditando o evangelho

O DEDO DE DEUS NA HISTÓRIA HUMANA

A interpretação maliciosa dos milagres oferece a Jesus a chance de explicar-lhes o verdadeiro sentido deles. Engana-se quem os atribui a um possível conluio do Mestre com Belzebu. Mas quem se recusa a sintonizar com ele, dificilmente aceitará sua explicação.
Os milagres indicam que o reinado de Deus implantou-se na história humana, de forma a neutralizar a ação do Demônio. Este adversário do Senhor procura manter o ser humano escravo de seus caprichos e impedi-lo de ser solidário e serviçal, impossibilitando-lhe viver a comunhão fraterna. Esta ação desumanizadora coloca a pessoa na contramão do projeto de Deus, dificultando a ação da graça.
Os milagres de Jesus são o sinal da atuação do dedo de Deus na história humana. Em outras palavras, as pessoas não estão entregues à própria sorte. Elas têm quem as defenda contra as investidas do inimigo. A ação divina é humanizadora, resgata o ser humano para o Reino.
Todos os milagres de Jesus tinham esta mesma orientação básica. Nos exorcismos, porém, esta vertente de sua ação ficava mais evidente. Os endemoninhados comportavam-se de modo tão anti-social, a ponto de tornar perigosa a convivência com eles.
A cura operada por Jesus restituía-lhes a dignidade humana. Só por obra de Deus isto era possível.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de sintonia com Jesus, capacita-me para perceber, nos milagres evangélicos, o dedo de Deus agindo na nossa história.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Mais uma tentativa frustrada, de desmoralizarem Jesus...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Quem é mais poderoso, Deus ou o Demônio? Qualquer pessoa, independente se tem uma Vida pautada pela Fé ou não, irá responder que o Poder Divino supera e muito o poder das forças do mal. Mas Deus não é como um lutador de ringue, que precisa da aposta e do incentivo da torcida para sair-se vencedor sobre o seu adversário, ou seja, Deus não é maior forte que o mal, porque nós cremos Nele e lhe damos nosso crédito. Deus é completo e perfeito em si mesmo, em nada depende do homem.
A força e o poder Divino se manifesta plenamente em Jesus de Nazaré o Filho de Deus encarnado em nossa natureza humana. Suas ações a favor do Bem são indiscutíveis, nenhuma força maligna pode superá-lo. As forças demoníacas sempre farão suas incursões no coração e na mente do ser humano, em uma tentativa de dominá-lo e subjugá-lo, minando-lhe a razão e a capacidade de impor a sua vontade e de tomar decisões. Jesus, ao trazer a Salvação á toda humanidade, trouxe-nos o antídoto contra a força maligna, que é Ele próprio.
Os conterrâneos de Jesus, apegados á doutrina Judaica, a Lei de Moisés, e aos ritos do templo, sentiam-se poderosos contra a ação do maligno e não poderiam jamais admitir que um homem tivesse em si, mais força e poder do que a Instituição Religiosa daquele tempo. Por esta razão, para salvaguardarem o poder religioso do qual só eles tinham a chave, resolvem desmoralizar Jesus atribuindo suas ações a favor da Vida, ás Forças do Mal, insinuando desta forma, que Jesus é subjulgado por Belzebu – príncipe dos demônios.
O Poder de Jesus vem de Deus, pois só ele é o sumo Bem e não há outro. Bem e Mal não se misturam e nem podem ser confundidos. O que vemos no mundo é o mal maquiado de Bem, sistemas diabólicos querendo apresentar-se como um sinal do Reino de Deus. Enfim, Jesus reverte o quadro e vai acusar seus opositores de estarem sendo dominados pelo mal, ao se colocarem contra o Reino de Deus Nêle manifestado. Um Homem forte e bem armado, que guarda a própria casa – faz alusão a Instituição Judaica que é a defensora e guardiã da tradição e de uma doutrina intocável. Entretanto, no coração das autoridades religiosas, o Mal poderoso se instalou arrancando-lhes a armadura na qual se apegavam, corrompendo corações e pensamentos, transformando suas ações em maldade.
Um Sistema Religioso que não esteja seriamente comprometido com o Reino de Deus manifestado e instalado por Jesus, praticando na integridade os valores do evangelho, poderá sim, sucumbir diante das forças do mal, cometendo atrocidades disfarçadas do Bem, gerando divisões, desigualdades e injustiças, e insubordinando-se contra a Verdade Absoluta que é Jesus Cristo, ainda que tenha uma bela fachada Religiosa.

2. O Reino de Deus já chegou até vós - Lc 11,15-26
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
Disseram que Jesus expulsava demônios pelo poder de Beelzebu. São Lucas diz que Jesus tinha expulsado um demônio que era mudo. Evidentemente, Jesus curou um homem que era mudo e começou a falar. Esta é a cena principal. O resto é a discussão. O fato é que o homem está curado. Isso não é motivo de alegria? Atenção! O inimigo, seja ele quem for, não se contenta e volta a atacar, mas será vencido pelo homem mais forte.

HOMILIA

Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

Pai,
afasta de meu coração todos os preconceitos
que me impedem de acolher Jesus Cristo
como teu enviado para trazer ao mundo
a salvação e a libertação.

QUEM NÃO É POR NÓS É CONTRA NÓS!

No Evangelho de hoje, Jesus se revela, de forma categórica como o novo Moisés, combatendo o mal na busca da libertação da pessoa e do mundo. Ele é Aquele que vem com o poder de Elias. Com a expressão: se Eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, então o reino de Deus chegou até vós, Jesus quer dizer que Ele é o Filho de Deus, enviado pelo Pai. As suas obras manifestam que Ele trouxe ao mundo o reino de Deus; as suas obras não são obras do demônio, como queriam os seus inimigos. Mas sim a concretização do da oração do Pai nosso que Ele mesmo ensinou aos discípulos. Assim, tudo o que se pede com fé, confiança e esperança, se realiza porque Ele está presente e operante entre os discípulos.
Não podemos nos deixar dividir porque assim estaremos trabalhando contra nós mesmos. Por isso, Jesus hoje nos adverte: “todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. Por mais segurança que tenhamos na realização de um projeto, tudo poderá ruir se permitirmos que haja divisões entre aqueles que o executam. Isto vale para todos os empreendimentos da nossa vida: familiares, sociais, espirituais. O homem foi feito para ter relacionamentos saudáveis. Aquele, que está em paz com os seus irmãos e irmãs, está em paz com Deus e consigo mesmo. Precisamos estar atentos às nossas ações para sabermos a quem estamos servindo. Podemos dizer que estamos fazendo alguma coisa em Nome de Deus e na realidade, estarmos servindo ao demônio. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza, estaremos fazendo em função do reino dos céus. Mas, aquilo que fizermos em função de nós mesmos ou para atender apenas aos nossos interesses egoístas, estará passível de fracasso e corre o risco de que chegue alguém mais forte do que nós e apanhe o que possuímos para dividir com outros e assim o nosso reino estará destruído. O reino de Deus chega para quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos. O homem precisa ter o seu pensamento e a sua mente, ocupados com as coisas de Deus. Não podemos aceitar ficar vagando no nada, porque assim estaremos deixando a casa arrumada para que o mal se estabeleça. Jesus diz que quem acredita que é pelo dedo de Deus que Ele faz os milagres, esse tem fé e o reino dos céus chegou para ele. Estar com Jesus é deixar-se guiar completamente pelos Seus ensinamentos através do poder do Espírito e não permitir a intrusão de qualquer idéia ou pensamento que venha do inimigo.
Em nome de quem você tenta fazer as coisas? – Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que você quer conseguir as coisas? – Existe dentro de você algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus? – Você se sente interiormente preenchido pelo poder do Espírito Santo? – Com que você tem alimentado o seu espírito?
Nesta pequena parábola Jesus quer fazer-nos compreender a importância da vigilância na luta contra os espíritos do mal que quer dividir dispersar e fazer muitos adeptos. E para tal é preciso não nos deixar enganar e apanhar. Porque Jesus nos diz: quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação. Senhor dá-me a graça de estar sempre juntando contigo porque da união contigo depende o meu futuro.
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 10/10/2014

HOMILIA DIÁRIA

Jesus liberta a nossa alma do poder do maligno

Jesus Salvador, na Sua infinita misericórdia, nos liberta do poder do maligno! Não há demônio, não há tentação, não há vício que não possam ser vencidos pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele(Lucas 11,24-26).

Sabem, meus irmãos, a maravilha da Palavra de Deus hoje nos mostra aquilo que é uma realidade espiritual muito séria para cada um de nós. Jesus é Aquele que combate o mal, é Aquele que nos liberta do poder do maligno, é Aquele que nos purifica. Sim, o Senhor torna a nossa alma e o nosso corpo limpos, renovados, purificados. Sabemos os estragos que o mal faz em nós, os estragos que o maligno faz em nossa mente, em nosso corpo, em nosso coração e em nossa vontade.
Jesus Salvador, na Sua infinita misericórdia, nos liberta do poder do mal! Não há demônio, não há força maligna, não há tentação, não há vício que não possam ser vencidos pelo Sangue e pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Com quantas pessoas com as quais já deparei nesta vida que tiveram suas vidas libertas, transformadas, que deixaram vícios, que deixaram pecados, que deixaram realmente tormentos da mente e do espírito porque foram verdadeiramente libertas pelo poder de Jesus.
Mas, deixe-me dizer uma coisa você: não basta ser limpo, não basta ser liberto, não basta ser renovado; é preciso vigiar, é preciso cuidar, é preciso que, de onde tiramos o mal da nossa vida, coloquemos o bem, de onde nós nos libertamos é preciso colocarmos algo no lugar para preencher aquele espaço que o maligno ocupava dentro de nós.
Muitas pessoas que foram libertas, que tiveram suas vidas transformadas, infelizmente, muitas vezes, tiveram quedas e recaídas muito piores do que aquela situação primeira. Não é só porque sejam fracas, mas é porque não se encheram da graça e não mantiveram a perseverança no estado da graça.
Quem fumou e deixou de fumar, precisa estar vigilante até o último instante da vida para não voltar a cair. Quem bebeu, sabe da força do álcool e se libertou – que maravilha o trabalho dos alcoólicos anônimos! – mas ali mesmo ele aprende que tem que enfrentar a primeira dose. Por isso a terapia é maravilhosa, a terapia de partilhar, de compartilhar a cada dia que se vê livre daquele mal. Assim é com cada pecado, com cada vício, com cada erro que entra em nossa vida.
Não basta o tirar, é preciso preencher o coração, preencher a alma com a graça de Deus, porque senão os demônios e o mal que tiramos de nós ficam à espreita e vendo que a nossa casa ficou vazia, que o nosso coração ficou vazio e não foi preenchido de Deus, não foi preenchido do amor, não foi preenchido da graça, então eles voltam e invocam outros males para que venham habitar em nós.
Que não exista em nosso corpo, em nossa alma e em nosso espírito nenhuma brecha para que as forças do mal nos dominem!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 10/10/2014

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a ouvir e acolher os irmãos, mesmo aqueles que pensam diferente de nós. Que não os julguemos – e muito menos os condenemos! – mas com uma escuta atenta e generosa nós os façamos sentir a fraternidade que aprendemos com o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/10/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai amado, nós pedimos que nossa morada interior esteja varrida e arrumada, mas nunca vazia: preenche-a com tua Presença Misericordiosa e não nos deixes cair nas tentações do egoísmo, do orgulho e dos prazeres fugazes e enganosos, que oprimem tantos companheiros na jornada pelos Caminhos do Reino de Amor. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário