terça-feira, 29 de setembro de 2020

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael - 29 de Setembro




Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

Arcanjos são Miguel, são Gabriel
e são Rafael

O novo calendário reúne em celebração única os três arcanjos que eram comemorados em dia diferentes. Este dia seria a festa do arcanjo São Miguel, o antigo padroeiro da sinagoga e agora padroeiro universal da Igreja. São Gabriel é o anjo da Anunciação, enquanto São Rafael é invocado como guia dos que viajam.
A existência dos seres incorpóreos, que as Sagradas Escrituras chamam habitualmente de anjos, é uma verdade de fé.
Mas quem são os anjos? Eis a resposta de Santo Agostinho: "Angelus officii nomen est, non naturae". Anjo é denominação de encargo, não de natureza.Se perguntares pela denominação de natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, e é anjo por aquilo que faz. Os anjos são, pois, servidores e mensageiros de Deus. Pelo fato que "veem sempre a face do Pai que está no céu", como se lê no Evangelho de Mateus, "eles são executores poderosos de suas palavra, obedientes ao som da sua palavra"( Salmo 103,20).
São Miguel, como expressão da onipotência de Deus, recebeu, desde o começo da história do cristianismo, um culto particular. Constantino e Justiniano erigiram-lhe dois santuários nas duas extremidades do Bósforo.
Em Roma, o arcanjo domina a cidade do alto da Mole Adriana, a qual tomou o nome de Castelo Santo Anjo.
São Gabriel,"aquele que está diante de Deus", é o anunciador por excelência das divinas revelações: anuncia ao profeta Daniel o retorno do exílio do povo eleito; leva a Zacarias a notícia da iminente concepção do precursor do Messias. Depois, é-lhe confiada a missão mais alta que possa ser dada a uma criatura: o anúncio a Maria da Encarnação do Filho de Deus.
São Rafael é nomeado em um único livro das Escrituras: tem a missão de acompanhar o jovem Tobias para tornar-lhe seguro o caminho por estradas desconhecidas e lhe sugere a receita para curar o pai da cegueira temporária ("Rafael" significa, de fato, "Deus Cura"), sendo, por isso, invocado como protetor de quem se põe em viagem e como patrono de quem se dedica à cura dos doentes.
(Retirado do livro "Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", Paulinas Editora)
Fonte: Paulinas em 2015

São Miguel, São Rafael e São Gabriel

São Miguel Arcanjo

A festa à qual nos referimos hoje, celebrou-se com grande solenidade no final de setembro, desde sexto século pelo menos. O Martirologio Romano afirma que a festividade se celebra a dedicação de uma Basílica em honra de São Miguel, a 10 quilômetros ao norte de Roma. No oriente, onde antigamente se tinha o arcanjo como protetor dos doentes (atualmente é considerado como Capitão das legiões celestiais e Padroeiro dos soldados), a veneração a São Miguel é ainda mas antiga.
Embora somente  São Miguel seja mencionado como titular da festividade, nas orações que pronuncia os fiéis na missa também estão compreendidos todos os anjos e bons e o glorioso anjo tutelar da Igreja.. Nessas orações se pede que demos graças a Deus pela glória de que gozam os anjos e que nos alegremos de felicidade, assim como também, nos convida a honrar aos anjos e a implorar sua intercessão e ajuda.

São Gabriel Arcanjo

Por decreto da Sagrada Congregação de Ritos, ordenou-se que a festa de São Gabriel Arcanjo fora considerada no futuro como dobro de primeira classe, a partir de 24 de março, para toda a Igreja ocidental. Segundo o profeta Daniel (IX, 21) foi Gabriel  que anunciou o tempo da vinda do Messias; que foi ele, de novo, quem apareceu a Zacarias "estando de pé à direita do altar do incenso" (Lucas 1, 10-19), para lhe dar a conhecer o futuro nascimento do Precursor e finalmente, que o arcanjo como embaixador de Deus, foi enviado a Maria, em Nazaré para proclamar o mistério da Encarnação.
É portanto apropriado que Gabriel seja honrado neste dia que precede à festa da Anunciação da Santíssima Virgem. Por outro lado, existe evidência arqueológica que o culto de São Gabriel não é em nenhum sentido uma inovação; há muitas representações do anjo na arte primitiva cristã, tanto do oriente como do ocidente. Este mensageiro do céu é também o santo padroeiro dos que trabalham nos serviços postais, de telégrafos e telefones.

São Rafael Arcanjo

A Bíblia só menciona por seu nome a três dos sete Arcanjos que, segundo a tradição judaico cristã, estão mais perto do trono de Deus: Miguel, Gabriel e Rafael.
No Livro de Tobias conta que Deus enviou São Rafael a ajudar ao ancião Tobías, quem estava cego e se achava em uma grande aflição, e a Sara, a filha de Raquel, cujos sete maridos tinham morrido na noite das bodas.
São Rafael tomou a forma humana e se fez chamar Azarías. Este, acompanhou a Tobías em sua viagem, ajudou-o em suas dificuldades e lhe explicou como podia casar-se com o Sara sem perigo algum. No livro de Tobías o próprio Arcanjo se descreve como "um dos sete que estão na presença do Senhor".

São Miguel, São Gabriel e São Rafael arcanjos

Espiritualidade - Com alegria, comemoramos a festa de três arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do céu vem em nosso socorro, pois, como são Paulo, vivemos num constante bom combate. São Miguel: O nome do Arcanjo Miguel, possui um revelador significado em hebraico: "Quem é igual a Deus" segundo a bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao trono do altíssimo, portanto um dos grandes príncipes do céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama são Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que no novo testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e sua Igreja, já que até a Segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer, e não se encontrou mais lugar para eles no céu". São Gabriel: O nome deste arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Homem de Deus", mas é muito conhecido devido sua singular missão de mensageiro, uma vez que ele quem anunciou o nascimento de João Batista e principalmente anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré ... O anjo veio à presença dela (Maria) e lhe disse: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí são Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação. São Rafael: Um dos sete espíritos que assistem ao trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar até a Média e conhecesse bem o caminho. Ao sair encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). Este arcanjo de nome "Deus Curou" restituiu a vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, como a de Miguel e Rafael, é discreta, porém amiga e importante.

Fonte informação - Liturgia das Horas e Webcatolica

Oração - Lá do alto enviai-nos, ó Cristo, vosso anjo da paz, São Miguel. Sua ajuda fará vosso povo crescer mais, prosperando, fiel. Gabriel, o anjo forte na luta, nosso templo sagrado visite, lance fora o antigo inimigo e, propício, conosco habite. Enviai-nos dos céus Rafael, o bom anjo que cura os doentes, para a todos os males sarar e curar a doença das mentes. Cristo, glória dos coros celestes, vossos anjos nos venham guiar, para, unidos a eles um dia, glória eterna ao Deus Trino cantar. Amém

Devoção - Serviço ao homem

Outros Santos do dia - São Renato Goupil; Fraterno e Dudvino (bispos); iríaco (eremita); Grimoaldo (conf.); Eutíquio, Plauto,Dadas, Ripsimes, Gudélia (márts.); Alarico (monge).

Fonte: ASJ em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário