sexta-feira, 25 de setembro de 2020

HOMILIAS DE PADRE PAULO RICARDO, DOS DIAS 21/09/2020 A 24/09/2020

- Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista (Homilia Diária.1584)



Há, entre os Doze, dois Apóstolos iguais pelo chamado, iguais pelo talento, mas muito dessemelhantes pelo fim: Mateus e Judas Iscariotes, ambos chamados a seguir Jesus de perto, ambos versados no controle do dinheiro, mas só o primeiro convertido e desprendido, enquanto o segundo, dando mais valor à bolsa do que a Cristo, se apegou tanto aos banquetes do mundo que não pôde crer nem no da Eucaristia. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 21 de setembro, e contemplemos, por esse contraste entre duas almas tão irmãs pelos pecados que cometeram e tão diversas pelo caminho que seguiram, as glórias do Apóstolo São Mateus!


- O parentesco da fé divina (Homilia Diária.1585: Terça-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)


O que mais conta, na grande família de Deus, que é o Corpo místico de seu Filho encarnado, não são tanto os laços de sangue que nos unem uns aos outros como os vínculos sobrenaturais da fé, que nos tornam realmente filhos de Abraão. Filhos, sim, não porque dele descendamos segundo a carne, mas porque o imitamos ao crer no mesmo Deus em que ele acreditou, fazendo-nos herdeiros das mesmas promessas que lhe foram feitas e tornando-nos dignos, de certa forma, do mesmo elogio que fez Santa Isabel à Mãe do nosso Salvador: “Bem-aventurada és tu que creste”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 22 de setembro, e ponhamos em ato a fé que nos faz irmãos em Cristo, membros da mesma família divina!


Memória de São Pio de Pietrelcina, Presbítero (Homilia Diária.1586)


Deus concedeu ao Padre Pio a graça singular de participar profundamente da Paixão de seu Filho encarnado, a fim de lembrar a toda a Igreja, pouco antes de rebentar uma das piores crises de identidade do clero, o que realmente significa ser sacerdote, que, além de oferente, é também vítima, imolada com Cristo em agradável odor de santidade e pureza. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 23 de setembro, e peçamos a Deus que, pelos méritos e preces de São Pio de Pietrelcina, proteja os nossos sacerdotes dos ataques do inimigo e suscite sempre novas e fecundas vocações sacerdotais.


- Por que queremos ver Jesus? (Homilia Diária.1587: Quinta-feira da 25.ª Semana do Tempo Comum)


Os evangelhos que a Igreja proclama hoje e amanhã nos mostram a diferença que vai do ver a Cristo com os olhos da carne, mas sem poder crer, ao vê-lO com os da fé. Viam as turbas os milagres; mas, resistentes à graça, não podiam crer no que Cristo dizia de si. Quer também o rei Herodes ver Jesus, mas para satisfazer a curiosidade dos olhos e ver, em primeira mão, se era verdade o que dEle diziam. Somente Pedro, depois de tanto tempo vendo a Cristo, abrirá os únicos olhos que são capazes de ver quem realmente Ele é: “Tu és o Cristo de Deus”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 24 de setembro, e saibamos mortificar nossas paixões, para querermos ver a Cristo como Ele se nos quer revelar: como Deus feito homem, não para saciar nossa curiosidade, mas para carregar, sob o lenho da cruz, os nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário