sábado, 19 de setembro de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/09/2020

ANO A


Lc 8,1-3

Comentário do Evangelho

O novo nas relações de Jesus.

Depois disso” se refere ao episódio na casa de Simão, o fariseu (7,36-50). Jesus é apresentado como um pregador itinerante, percorrendo cidades e povoados. Os “Doze”, que ele havia escolhido dentre os discípulos (cf. 6,12-16), vão com ele. Mas o que é surpreendente e absolutamente novo é que algumas mulheres o acompanhavam (v. 2; ver também: 23,55). Fato inédito, pois um rabi não podia permitir que mulheres o acompanhassem. São mulheres, ao que se pode inferir legitimamente do texto, com uma história pessoal dramática, e que, na proximidade com o Senhor, foram libertadas de seus males (v. 2). O número delas não se limita aos nomes elencados, pois há muitas outras que ajudavam Jesus e os Doze com seus bens (cf. v. 3), a exemplo da sogra de Simão que, curada do seu mal, se levantou e pôs-se a servi-los (Lc 4,38-39).
Fonte: Paulinas em 20/09/2013

Comentário do Evangelho

As mulheres participam ativamente da vida eclesial.

Já tivemos a oportunidade de observar que o grupo dos discípulos é muito mais amplo que o grupo dos Doze (Lc 6,13). O trecho do evangelho de hoje é um sumário da atividade de Jesus. À diferença dos rabinos que não aceitavam as mulheres como discípulas, no grupo dos Doze que acompanhavam Jesus, Lucas observa que havia mulheres. Isso é absolutamente novo e surpreendente. São mulheres, ao que se pode deduzir do texto, com uma história pessoal dramática e que foram libertadas pelo Senhor de seus males (v. 2); algumas dentre elas, pode-se supor, simpatizantes do “movimento do Galileu”. Mas o número delas é muito maior do que a pequena lista apresentada no texto (cf. Lc 23,53-56). Supomos que as que são expressamente mencionadas ocupavam um lugar de liderança na comunidade primitiva. Os nomes de duas dentre elas, Maria Madalena e Joana, nós os encontramos mencionados no relato da ressurreição do Senhor (Lc 24,9-11). O nosso texto pretende instruir a comunidade cristã de que as mulheres participam ativamente com os seus dons da vida eclesial.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo.
Fonte: Paulinas em 19/09/2014

Vivendo a Palavra

Quando Jesus expulsava os maus espíritos, a casa não ficava vazia, pois Ele a deixava habitada por espíritos do Bem. Sejamos agradecidos ao Pai porque era assim com as mulheres que seguiam Jesus e é assim que acontece hoje: tantas Marias que, cheias do Espírito, são fermento na Igreja, são o sal que dá sabor à vida nas comunidades.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/09/2013

VIVENDO A PALAVRA

O evangelista sugere a leveza e alegria com que o grupo de Jesus andava pelos povoados, anunciando a Boa Notícia. O Mestre, os Doze e algumas mulheres. Sem preocupações, sem dinheiro, sem bagagem e sem matula, mas com a certeza absoluta: “O meu alimento é fazer a Vontade daquele que Me enviou.” Exemplo para nós, discípulos missionários do século 21, não poucas vezes tão preocupados com a nossa segurança…

Reflexão

Assim como Jesus não parava, mas vivia caminhando de um lado para o outro anunciando a chegada do Reino de Deus, a sua Igreja não pode ficar parada. Ela deve ir sempre ao encontro do outro, abrir novas fronteiras no trabalho evangelizador para que todos possam ter a oportunidade de conhecer o Reino de Deus, assim como livremente optar por ele. Para realizar a sua missão, a Igreja deve, assim como o divino Mestre, envolver o maior número possível de pessoas, sem distinção entre elas, que queiram colocar a sua vida a serviço do Reino de Deus, como fizeram as mulheres, conforme nos narra o Evangelho de hoje.
Fonte: CNBB em 20/09/2013 19/09/2014

Reflexão

Vida dinâmica a de Jesus e de seus doze apóstolos, concentrados num objetivo comum: anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus. Conhecemos o método do trabalho missionário de Jesus: ensinamento e curas libertadoras. Ao grupo de Jesus juntam-se algumas mulheres. Umas tinham sido curadas de suas enfermidades; outras, de poder aquisitivo mais elevado, punham seus bens materiais à disposição de Jesus e da missão. A comunidade de Jesus, desde o início, é composta de homens e mulheres. Todos empenhados no serviço do Reino. Embora a Igreja reconheça a importância da participação da mulher na vida eclesial, o Papa Francisco admite que “ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja” (EG 103).
Oração
Ó incansável missionário do Reino, Senhor Jesus, ao grupo dos Doze agregaste algumas mulheres que te serviam “com os bens que possuíam”. Com isso desmantelas ou, ao menos, reprovas o preconceito da época contra a mulher e a tornas valorosa colaboradora na evangelização. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Você semeia a Palavra de Deus com seu testemunho de vida? - Há muitos espinhos querendo sufocar a semente da Fé semeada em nossos corações? - O que se pode fazer para que a semente da Palavra produza muitos frutos? - Que tipo de participação ajuda o enraizamento da Fé em nossos corações? - Você tem consciência de que para viver a Fé é necessário fortalecê-la todos os dias?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 – Santuário Nacional em 20/09/2013 e 19/09/2014

Comentário do Evangelho

COLABORADORAS NA MISSÃO

O Evangelho mostra-nos Jesus e sua comunidade itinerante a serviço da Boa Nova do Reino. O ministério do Mestre era exercido em comunhão com colaboradores e colaboradoras, todos voltados para a mesma missão.
É fácil de entender que Jesus tivesse colaboradores. Difícil é pensar um Mestre rodeado de discípulas, numa sociedade onde a dignidade das mulheres não era reconhecida. Diríamos, hoje: era uma sociedade machista! No entanto, Jesus mantinha-se imune destes esquemas, não permitindo que influenciassem suas opções.
As colaboradoras de Jesus são todas mulheres que o haviam procurado por padecer de doenças e ser vítimas dos espíritos malignos. Tendo sido beneficiadas pelo Mestre, acabaram por se colocar a serviço dele. Isto por que compreenderam a importância do ministério de Jesus. Como elas, havia tantas outras pessoas vítimas de enfermidades e possessões demoníacas, que precisavam ser curadas pelo Mestre. Por isso, pareceu-lhes sensato colocar seus bens a serviço desta causa nobre. Era a melhor forma de manifestar sua gratidão a Jesus e se mostrarem úteis.
Para o Mestre, pouco importava a condição feminina. Importava-lhe, sim, a disposição interior dessas mulheres. Afinal, como ele, elas estavam dispostas a ser servidoras da humanidade.
Oração
Espírito que predispõe para servir, faze de mim colaborador(a) da missão de Jesus, colocando, a seu serviço, tudo o que sou e tenho.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 19/09/2014

Meditando o evangelho

COMPANHEIRAS DE JESUS

Ao longo de seu ministério, Jesus contou com muita colaboração, inclusive de mulheres. Esta era uma situação inusitada, tendo em vista a maneira como eram consideradas naquela época. Apesar disso, Jesus não dispensou sua ajuda. Pelo contrário, via com bons olhos esta disposição a servir gratuitamente o Reino. 
A atitude de Jesus, no contexto deste Reino, revelava a superação da condição de inferioridade das mulheres. De fato, ele as colocou em pé de igualdade com os doze. Sua tarefa consistia em prestar assistência a Jesus com seus bens, e, assim, aliviá-lo de certas preocupações materiais, inevitáveis para qualquer ser humano.
O grupinho das discípulas de Jesus estava ligado a ele por laços de afeto e gratidão. Elas tinham sido curadas de suas enfermidades e libertadas dos espíritos malignos. Não se tratava de pessoas pobres. Admirável é o fato de terem colocado a  si mesmas e suas posses a serviço de quem estava empenhado na difusão do Reino.
A valorização das mulheres por parte de Jesus e sua acolhida para servi-lo era um sinal de que ele não admitia, em se tratando do Reino de Deus, preconceito contra as mulheres. Tampouco, que alguém fosse posto de lado ou dispensado de marcar presença na tarefa evangelizadora.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total)
Oração 
Senhor Jesus, ensina-nos a acolher a todas as pessoas, sem distinção, e a descobrir o papel de cada uma na missão evangelizadora.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Mulheres, Discípulas Fiéis...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Não houve no mundo, nenhum movimento de libertação da Mulher, comparável aquele do tempo de Jesus, que rompendo com uma estrutura arcaica, onde a mulher era renegada a um segundo plano, Jesus as chama para o discipulado. Distantes do fato histórico, nós não conseguimos nem imaginar este fato inédito e impactante. Mulheres naquele tempo nem podiam falar, não davam opiniões em negócios, não eram testemunhas nos tribunais, eram apenas uma propriedade de seus maridos. No âmbito religioso também não havia espaço para elas, participavam dos sacrifícios no templo, mas em lugar a parte.
Jesus as acolhe como discípulas e isso era algo inédito naquele tempo. Aliás, é só prestar atenção na História da Salvação para percebermos a importância da mulher. As duas primeiras pessoas a terem certeza da Vinda do Messias, são duas pobres mulheres: Maria de Nazaré e sua parenta Isabel, os Grandes poderosos nem imaginavam o que estava acontecendo na modesta Vilinha de Nazaré. É uma mulher, a primeira da humanidade, a ser convidada para participar diretamente da obra da Salvação. É uma mulher que vai dar o seu “SIM” A Deus, consentindo que a Salvação comece a acontecer.
E em nossas comunidades, já fizeram uma estatística para ver quem participa mais das Pastorais e Movimentos? Nem precisam fazer, a maioria são mulheres, Guerreiras, lutadoras, abnegadas, despojadas, que se doam sem reservas á Igreja, na missão que lhes é confiada. Aliás, o que seria da Igreja se não fossem nossas mulheres?
O evangelista São Lucas faz questão de citar que, junto com os Doze, iam também mulheres seguindo Jesus, mulheres de condições sociais diferentes, gente do povo e gente da elite, vejam aí a Suzana, esposa de Cuza, procurador de Herodes. Quanto a Madalena, da qual saiu sete demônios, ninguém precisa pensar mal dela, Demônio é tudo que se opõe as forças do bem, mas são também forças que nos escravizam. Como a sociedade civil e religiosa marginalizava as mulheres, estas se julgavam inferiores, portanto sempre submissas aos homens, o Discipulado as liberta pois, como seguidoras de Jesus, falam e dão opinião, não são apenas servidoras do grupo.
Portanto, a verdadeira liberdade da mulher está em Jesus Cristo, e o discipulado, vai amadurecendo a mente e o coração cada vez mais, e o testemunho das mulheres são valiosíssimos em nossas comunidades, quando elas vivem a autenticidade da Fé.

2. Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus - Lc 8,1-3
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus é a Palavra viva do Pai, lançada sobre a terra para produzir frutos de salvação. É a semente que cai na terra do coração dos que a acolhem. Estes formam a família de Jesus por ele reconhecida. O profetismo de Jesus faz com que a Palavra seja ouvida e mostre a sua eficácia. Ela produz frutos. Leremos nestes dias considerações sobre os seguidores de Jesus, a parábola do semeador e a pergunta sobre quem são de verdade os membros da família de Jesus. A tempestade acalmada, o possesso de Gerasa, a cura da hemorroíssa e a ressurreição da filha de Jairo não serão contemplados na liturgia semanal deste ano. O texto de hoje é um breve sumário das atividades de Jesus, com a menção de algumas mulheres discípulas. Jesus anda por cidades e povoados anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Com ele vão os Doze apóstolos e algumas mulheres, como Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, Susana e outras mais. Maria Madalena é mencionada várias vezes e identificada com esse nome. Há outras Marias e mulheres anônimas, que não precisam ser confundidas com a Madalena. Alguns intérpretes dizem que ela foi curada de uma doença dos nervos. Seriam esses os sete demônios. Joana aparece de novo, quando o anjo anuncia a ressurreição de Jesus. De Susana não sabemos nada. Estas mulheres e os apóstolos são testemunhas qualificados da pessoa de Jesus, que o acompanharam desde o início.

HOMILIA  DIÁRIA

Não afastemos ninguém do Senhor por causa dos seus pecados

Nós não podemos afastar ninguém do Senhor por causa dos seus pecados, nós não podemos julgar as pessoas, porque, no passado, elas viveram isso ou aquilo.

Jesus, anunciando a Boa Nova, era acompanhado por algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças. Na companhia d’Ele, não andavam só os santos, não andavam apenas quem teve uma vida pregressa, com tudo perfeito, na companhia do Senhor não andavam somente aqueles que tinham um currículo maravilhoso; pelo contrário, o Senhor veio para os pecadores, para aqueles que estavam perdidos.
Jesus está chamando para a Sua companhia, está chamando para estar junto d’Ele aqueles que têm pecados, aqueles que estão atormentados por algum espírito imundo. São esses que Jesus deseja que ande muito perto d’Ele.
Nós não podemos afastar ninguém do Senhor por causa dos seus pecados, nós não podemos julgar as pessoas, porque, no passado, elas viveram isso ou aquilo, cometeram tantos crimes. Nós não podemos tirar nenhuma pessoa da Igreja, porque ela vive em pecado, pois é por essa razão que ela precisa estar próxima do Senhor.
Todos nós temos pecados, por isso precisamos nos aproximar do Senhor e permitir que Ele nos cure de nossos erros, de nossas faltas.
Você que se sente indigno de se aproximar do Senhor, hoje Ele quer se aproximar de você. Deus não quer que você ande longe d’Ele, porque você cometeu este ou aquele pecado. É pelo fato de você cometer esses erros, por sua vida ser considerada indigna, que o Senhor se torna digno de estar perto de você. Então, não tema se aproximar d’Ele, seja qual o for o seu pecado, seja qual for o seu erro.
Você que se sente puro, sente-se justificado, você que viveu na santidade desde que o dia nasceu, louvado seja Deus, porque você tem muito mérito. Mas não se sinta melhor, mais santo nem mais justificado do que os outros.
Que nós sejamos um caminho aberto para que as pessoas encontrem o Senhor. Não sejamos uma porta fechada para que os pecadores, os fracos, aqueles que, de alguma forma, se machucaram neste mundo, não se aproximem de Deus.
Escancaremos as portas das nossas igrejas, das nossas casas e dos nossos corações para que todos se aproximem do Senhor Jesus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 20/09/2013

Oração Final
Pai Santo, faze-nos generosos na partilha dos dons que nos emprestas, com os irmãos de caminhada. Que sigamos o exemplo daquelas mulheres que serviam ao Mestre e seus discípulos com modéstia e alegria. Nós te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/09/2013

oRAÇÃO FINAl
Pai querido, firma em nós a certeza da Presença do teu Espírito a iluminar o caminho, para que anunciemos aos irmãos o teu Reinado Eterno. A consciência da tua proteção nos tornará missionários alegres, simples, humildes e transparentes – verdadeiras testemunhas vivas do teu infinito Amor. Por Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário