sexta-feira, 17 de julho de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/07/2020

ANO A


Mt 12,14-21

Comentário do Evangelho

Jesus desperta a vida nas pessoas e o gosto de viver.

A interpretação dos fariseus de que Jesus viola o sábado (12,1-8.14-21) está na origem da decisão deles de matá-lo. A condenação injusta de Jesus e a sua morte violenta são consequências de sua vida. Jesus é condenado e morto por fazer o bem, por revelar a face misericordiosa de Deus. A morte de Jesus foi premeditada. No entanto, esse fato não o intimida em prosseguir o seu caminho, nem é capaz de dissuadi-lo da sua determinação de fazer a vontade de Deus. Saindo da sinagoga deles, Jesus continua a despertar a vida nas pessoas e o gosto de viver. Pela citação de um trecho de um dos cânticos do servo sofredor (Is 42,1-4), que diz da vocação e do destino do servo de Deus, convida a comunidade cristã a reler, à luz do mistério de Cristo, essa passagem de Isaías e a compreender que ela diz respeito a Jesus, eleito de Deus, em quem repousa o Espírito de Deus (Mt 3,16-17). A salvação da qual o Senhor é portador não é privilégio de uns poucos nem algo que precise ser conquistado. Ela é dom de Deus e é destinada a toda a humanidade.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, meu único desejo é estar em comunhão contigo, para que, como Jesus, eu saiba discernir, em cada circunstância, a melhor maneira de agir.
Fonte: Paulinas em 19/07/2014

Vivendo a Palavra

Diante da ameaça de morte dos fariseus, o Mestre, longe de se esconder, continua a curar. Curou a todos – diz o Evangelho. Aprendamos com Ele a colocar nossa segurança aos cuidados do Pai Misericordioso, abrindo mão de reservas financeiras, segurança pessoal, provisões para a aposentadoria... Nossa proteção está no Nome do Senhor!
Fonte: Arquidiocese BH em 19/07/2014

VIVENDO A PALAVRa

O perfil de Jesus que Mateus busca em Isaías alimenta a esperança de seus discípulos de todos os tempos: Cordeiro de Deus, manso e humilde, não esmagará e não abandonará os irmãos já pisoteados pela injustiça humana e nem apagará a chama da fé, mesmo titubeante, até que chegue o dia da Vitória final da Vida.

Reflexão

Jesus não veio à terra para buscar a sua glória ou a sua promoção pessoal. Ele veio como o servo de Deus para garantir, por uma vida de serviço e, principalmente, pela sua paixão e morte de cruz, a salvação para todas as pessoas. Com isso, Jesus é aquele que cumpre todas as promessas feitas por Deus durante todo o antigo Testamento. Ele vai, não pela glória, pela arrogância e pelo poder, mas pelo amor, pela misericórdia e pelo serviço, realizar o projeto de Deus e nos mostrar novos valores que devem nortear as nossas vidas, tornando-se ao mesmo tempo modelo para todas as pessoas e a esperança de todas as nações.
Fonte: CNBB em 19/07/2014

Reflexão

Ao estabelecer o Reino de Deus, Jesus se coloca a favor do povo, oferecendo-lhe gratuitamente acolhida, ensinamento e curas. Os fariseus, ao invés, oprimem o povo em vista de manter os próprios privilégios. Rejeitam Jesus e seu projeto de libertação e vida. Então, com pauta definida, reúnem-se para tramar a morte de Jesus. Citando passagem de Isaías (Is 42,1-4), o evangelista Mateus oferece uma síntese sobre o Messias. Ele é o servo escolhido por Deus, o Filho amado, o ungido pelo Espírito, que traz a luz e o julgamento a todos os povos. Jesus não cessa de proclamar a Boa-Nova do Reino, mas muitos não ouvem a sua pregação. Cresce, cada vez mais, a rejeição de líderes religiosos e políticos, familiares, multidões e cidades. A pressão dos adversários aumenta.
Oração
Ó Jesus Messias, és a manifestação histórica do servo anônimo descrito pelo profeta Isaías. Movido pelo Espírito Santo, curas a todos os que te seguem e te mostras solidário e misericordioso com os sofredores. Não corres atrás das aclamações populares; o que fazes é para agradar ao Pai. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Existe entre nós a preocupação pela defesa dos direitos dos mais fracos? - Jesus foi prudente. Retirou-se para não se envolver em confusão desnecessária. Adianta alguma coisa provocar os outros ou às vezes é melhor se calar? - Temos coragem para dizer a verdade quando necessário? - Não há também, às vezes, o risco de não agir por mero respeito humano? - Lembro-me sempre de que o mundo deve ser dos bons, dos mansos de coração?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 19/07/2014

Comentário do Evangelho

O PREDILETO DE DEUS

Um texto do profeta Isaías, referente a um personagem anônimo chamado de "servo de Deus", serve de base para identificar o Messias Jesus e sua ação misericordiosa em favor da humanidade sofredora. A profecia de Isaías realizara-se quando Jesus "curava a todos" os que o seguiam, como servidor do Pai, mostrando-se misericordioso com os doentes e sofredores.
O profeta apresenta o servo como escolhido de Deus, o seu predileto. Deus sente agrado pelo modo simples e humilde de agir de seu servidor. Este está todo repleto do Espírito divino, que lhe dá forças para levar adiante sua missão. Não é irascível, nem violento. Convence por seu modo discreto de falar. Por cultivar a esperança, não se desespera enquanto pode perceber a mais ínfima possibilidade de conversão por parte de seus interlocutores. Em termos simbólicos, se a cana está rachada, não a quebra; se resta ainda uma pequena chama fumegante, não a apaga. Está absolutamente certo de que, um dia, a justiça triunfará. E todos os povos depositarão nele a sua esperança.
O servo anônimo do Antigo Testamento encontrava em Jesus uma perfeita manifestação histórica. O modelo de vida assumido por ele, ao longo de seu ministério, correspondeu àquele do servo. Em tudo o que fazia, visava, única e exclusivamente, agradar o Pai, por saber-se seu Filho predileto. Contudo, recusava as aclamações populares, mostrando-se, pelo contrário, compassivo e misericordioso com os marginalizados.
Oração
Espírito que leva a agradar a Deus, dá-me um coração de servidor, que se coloca a serviço da justiça e se mostra misericordioso com os sofredores.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 19/07/2014

Meditando o evangelho

NA MIRA DOS INIMIGOS

Os contínuos "desrespeitos" à Lei, por parte de Jesus, só fazia crescer a aversão de seus inimigos por ele. Norteando-se pelo princípio da misericórdia, o Mestre não se importava de fazer o bem em dia de sábado. Por exemplo: curar a quem recorria a ele ou carecia de seu auxílio, mesmo sem ser solicitado, como foi o caso do homem de mão seca. Ele transmitia aos discípulos esta mesma mentalidade, ensinando-os a serem livres diante das tradições religiosas, quando se tratava de fazer o bem.
O foco de desentendimento entre Jesus e os fariseus não consistia em minúcias da Lei, discutidas entre as escolas rabínicas da época. Girava em torno de questões mais radicais. As atitudes de Jesus chocavam-se com a Lei no seu conjunto, no modo como era entendida pelos fariseus fanáticos. Jesus não questionava o mandamento do repouso sabático. Somente recusava-se a aceitar o valor absoluto que lhe era dado. Por isso, entrava em desacordo com os seus inimigos.
A situação ficou insustentável. Seus opositores reuniram-se em conselho, para decidir sobre a melhor maneira de eliminar o incomodo Jesus de Nazaré.
O fato de ser visado por seus inimigos não foi um obstáculo sério para Jesus. Sua consciência de estar em comunhão com a vontade do Pai dava-lhe a segurança necessária para seguir em frente.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, meu único desejo é estar em comunhão contigo, para que, como Jesus, eu saiba discernir, em cada circunstância, a melhor maneira de agir.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Um Messias desconcertante...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O Messianismo de Jesus, sua maneira de agir, desconcerta a todos. Os Fariseus estão convencidos de que ele não é o Messias e estão decididos a buscarem os meios para matá-lo, pois representa um perigo ás tradições de Israel.
O evangelho de hoje faz a clássica apresentação do Ungido segundo o Profeta Isaias, onde Jesus é o Servo de Deus, o Bem amado e querido do Pai, Aquele sobre quem repousa o Espírito e que anunciará a Justiça. Alguém que não irá entrar no “jogo” do poder que infestava até mesmo a religião, não elevará a voz, como fazem os que querem mandar e dominar, não fará ouvir sua voz nas praças. Mas é o versículo final que traz algo inédito: Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a Justiça...
Este perfil do Messias desconcertou até o Precursor João Batista, que havia anunciado, com um discurso muito rigoroso “O machado já está posto á raiz, e toda árvore que não produzir bons frutos, será cortada e lançada ao fogo”.  Enfim, anunciara um Messias implacável, vingador, com quem os maus, impuros e pecadores iriam se ver... E Jesus toca nos leprosos, cura os enfermos, abre os olhos aos cegos, e faz coisa ainda pior, tem amizade com pecadores públicos, com Mulheres da Vida, como Madalena, e janta na casa deles. Por isso João mandou discípulos sondarem se Jesus era mesmo o Messias esperado... Até ele ficou com dúvidas.
O cristianismo autêntico nos dias de hoje continua a ser desconcertante, porque o Jesus da Pós Modernidade, que os espertalhões criaram, em nada se parece com Ungido de Deus, o Cristo Jesus Nosso Senhor, aquele que transforma a miséria humana em esperança, porque cura, ressuscita e liberta os que morreram pelo pecado.

2. Grandes multidões seguiam Jesus e ele curou a todos - Mt 12,14-21
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Os fariseus, irritados, decidiram matar Jesus por ele ter curado a mão atrofiada de um homem num dia de sábado. São Mateus, então, se lembra dos poemas do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, o Servo do Senhor que é alguém, que é o povo no exílio, que é o próprio profeta, mas que é sobretudo Jesus, “o Servo escolhido, o bem-amado, no qual o Pai se alegra”. Isaías não fala aqui dos sofrimentos do Servo, mas de seu modo de ser e da missão que ele recebe do Espírito para anunciar o Direito às nações. Seu modo de ser é manso. Ele não discute nem grita. Ele não desistirá de nada e de ninguém enquanto não estabelecer o Direito. Não quebrará o caniço rachado, não apagará a mecha fumegante; não tirará do ser humano imperfeito a possibilidade da recuperação, não o jogará fora por estar rachado, não o extinguirá de vez por estar se apagando; continuará esperando que as coisas mudem. Trará a paz, que é fruto da justiça. Por isso as nações depositarão esperança em seu nome. “Mas ai daqueles que planejam o mal e o praticam porque têm poder”, diz o profeta Miqueias na primeira leitura de hoje.

HOMILIA

JESUS, SERVO ESCOLHIDO DE DEUS

O Verbo de Deus, Aquele que existe desde toda a eternidade, Aquele que é invisível, incompreensível, incorpóreo, o Princípio que procede do Princípio, a Luz que nasce da Luz, a fonte da vida e da imortalidade, Aquele que é a expressão fiel do arquétipo divino, o selo que não se apaga, a perfeita imagem, a palavra e o pensamento do Pai (Heb 1, 3), é o mesmo que vem em ajuda da criatura feita à sua imagem (Gn 1, 27), e por amor do homem Se faz homem. Assume um corpo para salvar o corpo e une-se a uma alma racional por amor da minha alma. Para purificar aqueles a quem Se tornou semelhante, fez-Se homem em tudo exceto no pecado. Aquele que enriquece os outros faz-Se pobre. Aceita a pobreza da minha condição humana para que eu possa receber as riquezas da sua divindade (2 Co 8, 9). Aquele que possui tudo em plenitude, aniquila-Se a Si mesmo, priva-Se por algum tempo da sua glória para que eu possa participar da sua plenitude.
Porquê tantas riquezas de bondade? Que significa para nós este mistério? Eu recebi a imagem divina, mas não soube conservá-la; agora Ele assume a minha condição humana, para restaurar a perfeição daquela imagem e dar imortalidade a esta minha condição mortal. Deste modo, estabelece conosco uma segunda aliança, mais admirável que a primeira. Convinha que o homem fosse santificado mediante a natureza assumida por Deus. Convinha que Ele triunfasse deste modo sobre o nosso tirano, que nos subjugava para nos restituir a liberdade e reconduzir-nos a Si pela mediação de seu Filho. E Cristo realizou, de fato, esta obra redentora para glória de seu Pai, que era o objetivo de todas as suas ações.
Quero abrir a boca, irmãos, para vos falar do altíssimo assunto da humildade. E estou cheio de temor, como quem sabe que deve falar de Deus com a língua dos seus próprios pensamentos.
Porque a humildade é a roupagem da Divindade. Fazendo-se homem, o Verbo revestiu-se de humildade. Através dela, viveu conosco dentro de um corpo. E todo o que vive na humildade torna-se verdadeiramente semelhante Àquele que desceu das alturas e cobriu a sua grandeza e a sua glória com as vestes da humildade, para que, ao vê-lo, a criação não fosse consumida.
Porque a criação não teria podido contemplá-lo se Ele não tivesse tomado sobre si a humildade e não tivesse, assim, vivido com ela. Não teria havido face a face com Ele. A criação não teria ouvido as palavras da sua boca.
Por isso, quando a criação vê um homem revestido da semelhança do seu Mestre, ela o venera e honra, tal como o fez ao Mestre, que viu viver revestido de humildade. Com efeito, que criatura não se deixa enternecer diante do humilde? Contudo, enquanto a glória da humildade não se tinha revelado a todos em Cristo, desdenhava-se desta visão tão cheia de santidade.
Mas agora a sua grandeza elevou-se aos olhos do mundo. Foi concedido à criação receber, na mediação do homem humilde, a visão do seu Criador. Por isso, o humilde não é desprezado por ninguém, nem sequer pelos inimigos da verdade. Aquele que aprendeu a humildade é venerado por causa dela, como se tivesse sobre si uma coroa e vestes de púrpura.
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 19/07/2014

HOMILIA DIÁRIA

Nossas atitudes revelam amor ou rejeição a Jesus?

Nossas atitudes revelam amor ou rejeição a Jesus? Alguns homens O acolhem, mas alguns são indiferentes ou rejeitam o Reino de Deus.

Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito” (Mateus 12, 18).

Os fariseus já fizeram um plano para poder eliminar Jesus, mas Ele prossegue o Seu caminho, a Sua meta: anunciar o Reino de Deus e fazer com que ele aconteça. E onde estavam as multidões ali estava Jesus pregando, curando e fazendo a graça de Deus acontecer.
Jesus não se intimida pelas ameaças nem se deixa levar pelo medo ou pelo temor que os homens impõem ao Seu coração. A verdade é que a presença de Jesus é um sinal de contradição; há aqueles que O aceitam, O acolhem e O amam e deixam suas vidas ser transformadas pela presença divina e maravilhosa de Jesus no meio deles. Porque onde Jesus está, o Reino de Deus está acontecendo, mas é preciso que haja disposição do coração humano para acolhê-Lo e para permitir que Ele aconteça em sua vida.
Alguns homens O acolhem, mas alguns são indiferentes ou rejeitam o Reino de Deus. Os fariseus são do grupo daqueles que se opuseram frontalmente ao Senhor e rejeitaram o anúncio do Evangelho de Jesus; há outros que se colocaram na posição de simplesmente serem indiferentes à presença do Reino de Deus.
Hoje é dia de revermos a nossa postura, revermos a nossa opção de vida, a escolha que nós fazemos. Mas sabemos que toda escolha tem um preço, tem uma consequência. Seguir Jesus significa também sofrer e passar por aquilo que Ele passou. Ao fazer isso, não seremos sempre amados, não seremos sempre queridos, não seremos sempre compreendidos – se se opuseram a Jesus, vão se opor também a nós!
O importante é não temer, o importante é não perdermos o amor e a paixão por Jesus e pelo Seu Evangelho. Se o meu Mestre sofreu, eu também posso sofrer com Ele e para com Ele ressuscitar na glória.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 19/07/2014

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a viver com leveza e alegria, como frutos da fé e da certeza de que Tu nos amas e cuidas da nossa Existência. Faze-nos, Pai amado, fontes de Esperança para todos os companheiros que puseste a caminhar conosco nesta vida. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/07/2014

ORAÇÃO FINAl
Pai cheio de misericórdia, firma a nossa Esperança na Rocha Viva que é Jesus Cristo. Ele é o teu Filho Unigênito que se fez nosso irmão para que vivamos o Amor e O proclamemos com o testemunho de nossa vida aos homens e mulheres deste mundo e neste tempo – todos dons do teu carinho de Pai que tem entranhas maternas. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário