segunda-feira, 13 de julho de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,1-23 – 13/07/2020


A espada do Espírito corta o que é mundano em nós

“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada” (Mateus 10,34).


Quando ouvimos esse Evangelho, sabemos que Jesus é o príncipe da paz. Ele veio pacificar os corações, mas aqui ficamos meio perdidos, porque Ele está sendo bem afirmativo: “Não imagineis que vim trazer paz”.
Entendamos que essa primeira paz que Ele se refere, é a paz dos homens, a paz do comodismo, da falta de compromisso, a paz da consciência que não tem retidão. É triste a pessoa que faz uma coisa errada e não se incomoda. É triste aquela pessoa que está vendo uma coisa desastrosa acontecer e diz: “Isso não é problema meu” “Isso não me incomoda”.
Essa paz do comodismo mundano é um mal terrível, não foi essa paz que Jesus veio trazer, para todos ficarem acomodados, cada um na sua, no seu mundo. A pessoa entra no seu quarto, na sua casa e diz: “Eu não quero saber de ninguém” “Não quero saber de problema nenhum” “O problema é deles”. A pessoa se fecha no seu mundinho, vai para o seu celular, sua televisão, seu computador, suas coisas, sua conta bancária e diz: “Estou em paz”.

A espada do Espírito em nós é a que vem cortar do nosso coração aquilo que é mundano, velho e estragado

Desculpa, essa é a paz mundana, é a paz onde as pessoas querem viver apenas o gozo, querem viver dos prazeres. Não foi essa paz que Jesus veio trazer, porque essa paz é demoníaca, causa indiferença e, infelizmente, causa profundos desastres, desigualdades e, sobretudo, falta de compaixão e humanidade com a humanidade do outro.
“Eu vim trazer a espada”. Para que serve a espada? A espada é aquilo que corta e separa. Pegamos uma fruta para comer e a cortamos com a espada, que no caso é a faca. Você vai tirar aquele pedaço que não serve, que está estragado e ruim. A espada do Espírito em nós é a que vem cortar do nosso coração e da nossa alma aquilo que é mundano, velho, estragado, aquilo que nos leva a ter uma visão corroída e corrompida do mundo e da sociedade.
A espada de Jesus é aquela que realiza uma verdadeira cirurgia em nós, para abrir os nossos olhos com aquilo que não podemos enxergar de verdade, míopes como muitas vezes nos encontramos, quando não verdadeiramente cegos.
A espada de Jesus é aquela que vem cortar os nossos corações que estão travados, trancados, cheios de pedras, frutos do nosso orgulho ou dos ressentimentos, das mágoas e dos rancores que vamos acumulando pelos dessabores e tantos outros desastres que vamos vivendo ao longo da vida. É a espada cirúrgica que renova o coração dos homens.
Só por meio da espada evangélica experimentamos a verdadeira paz que vem de Deus. É a paz que o mundo não pode dar, é a paz que é dom do Céu, é a paz shalom, é a paz onde vivemos em meio às tensões, inquietações e perturbações, mas não perdemos a serenidade e a sobriedade.
Que não se confunda de modo algum com o espírito de indiferença, de falta de compaixão com a dor e as situações do mundo. Esse espírito é preocupante, muitas vezes, toma conta de pessoas em casa, no lar, na família, onde ouvimos as afirmações mundanas: “Não estou nem aí” “O problema não é meu”. Cuidado porque essa paz não é de Deus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário