quinta-feira, 4 de junho de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/06/2020

ANO A


Mc 12,35-37

Comentário do Evangelho

Identidade de Jesus

Ao chegar a Jerusalém, Jesus foi aclamado pelo povo como "filho de Davi" (Mt 21,9). Agora, ensinando no Templo, refere-se à doutrina dos escribas em relação ao Messias. Trata-se da questão fundamental para a correta compreensão da sua missão. 
Conforme a tradição do judaísmo, aguardava-se a vinda de um ungido ("messias", do hebraico; "cristo", do grego) à semelhança do antigo rei Davi, chamado por "filho de Davi".
Seria um líder nacionalista que elevaria Israel à glória e ao poder sobre todas as nações, no estilo de um império que a tradição atribuía ao rei Davi. Tratava-se de uma sólida ideologia nacionalista com raízes na antiga corte real, cultivada pela casta sacerdotal pós-exílica e, por esta, disseminada entre o povo. Jesus remove esta compreensão a partir do texto de um salmo atribuído a Davi (Sl 110,1). Deus e seu ungido são chamados de "senhor" pelo salmista. Assim este ungido, com o qual é identificado Jesus, é senhor e não filho de Davi.
A imagem de Jesus como messias glorioso e poderoso ressuscitado foi incorporada na tradição cristã, favorecendo o estilo de Igreja imperial. Toda a vida de Jesus foi a revelação da dignidade da humanidade, na sua condição de fragilidade, humildade e simplicidade, assumida na participação da própria vida divina pelos laços do amor e da fraternidade.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, revela-me a identidade de teu filho Jesus, para que eu não me acerque dele movido por falsas esperanças.
Fonte: Paulinas em 08/06/2012

Vivendo a Palavra

Os doutores da Lei queriam reduzir a fé a axiomas lógicos e matemáticos. Mas Deus não se deixa aprisionar nos nossos esquemas cheios de pretensão. A fé nos chega através da humilde aceitação de nossos limites, do desejo de nos tornarmos crianças no Reino do Pai Misericordioso.
Fonte: Arquidiocese BH em 08/06/2012

VIVENDO A PALAVRA

Durante toda esta semana temos contemplado o capítulo 12 de Marcos. Nele, Jesus Se defronta com representantes dos fariseus, saduceus e doutores da Lei. Com extrema simplicidade Ele Se coloca como portador da Verdade, apresenta-Se como o Caminho e acena com a Vida Plena para os que O seguirem. Hoje Ele Se revela como Senhor em relação a Davi.

Reflexão

A multidão que escutava Jesus nos deixa um grande exemplo: escutava Jesus com prazer. Nós somos convidados a conhecer cada vez mais e melhor quem é Jesus, contemplá-lo a cada dia e a penetrarmos no seu mistério. Isto para nós, antes de ser uma tarefa a ser desempenhada, deve ser causa de grande alegria por termos a oportunidade de participar da vida de Jesus, da sua intimidade, de poder entrar, conduzidos pela graça, no seu mistério e viver em profunda comunhão com ele. Conhecer Jesus deve ser uma fonte inesgotável de prazer para todos nós, um prazer muito maior do que teve a multidão ao escutá-lo.
Fonte: CNBB em 08/06/2012

Reflexão

Dizer que Jesus é “filho de Davi” dava a entender que o Messias/Jesus haveria de restaurar o sistema de monarquia e expulsar, por meio da força, os ocupantes estrangeiros. Jesus corrige essa doutrina com palavras atribuídas ao próprio Davi (Salmo 110,1) pronunciadas sob inspiração do Espírito Santo. Jesus é superior a Davi em dignidade  e seu reino será muito mais vasto que o de Davi (“não terá fim”). O messianismo de Jesus não é o da violência contra o povo, mas é o da entrega da própria vida em benefício de todos. Desse modo, Jesus desqualifica o ensinamento dos doutores da Lei e provoca reação favorável na multidão que o “escutava com prazer”. Escutar com prazer não é suficiente; é necessário compreender Jesus e acompanhá-lo até a cruz.
Oração
Ó Jesus Mestre, o povo esperava um Messias descendente e sucessor de Davi, poderoso guerreiro que, por meio da força, viria restaurar a glória de Israel. No entanto, és o Messias que caminha para a cruz. És, de fato, filho de Davi, mas és também o Senhor dele. És o Filho de Deus. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Meditando o evangelho

QUESTIONANDO UMA CRENÇA

A crença de que o Messias descenderia de Davi vinha de longa data. No início da monarquia, Deus prometera suscitar para Davi um descendente que o sucedesse no trono, de maneira a consolidar a realeza. A relação entre Deus e o monarca seria como a de pai e filho: "Eu serei para ele um pai, e ele será meu filho". O Senhor comprometia-se a garantir a estabilidade do trono real de Israel, a fim de que subsistisse para sempre.
O fim da monarquia deu lugar à crença de que, no final do tempos, Deus haveria de suscitar um descendente de Davi, para restaurar Israel. Esta esperança messiânica era muito viva no tempo de Jesus. Aliás, ele mesmo foi identificado como filho de Davi.
Contudo, Jesus olhava com reservas para esta antiga tradição, e a questionou servindo-se da citação de um salmo. Considerado do rei Davi, este salmo refere-se a alguém superior a seu autor: "Disse o Senhor ao meu Senhor". O Messias não seria um descendente de Davi, mas seu Senhor. Por conseguinte, deveria ser procurado fora da descendência davídica. Fixar-se na continuidade dinástica, ao longo dos tempos, poderia levar a identificações enganosas.
Relativizado o critério davídico, Jesus sugere aos ouvintes perguntar-se por uma outra identidade do Messias. Não seria ele o Filho de Deus?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total).
Oração
Espírito do Messias Jesus, leva-me a compreender que o Pai realizou sua promessa, enviando-nos seu Filho como penhor de salvação.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Um Jesus atrelado à História.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Para os mestres da lei, o Messias está atrelado á história e embora seja anunciado como alguém excepcional, de grande poder e glória, está exatamente dentro de uma categoria humana e nesse caso, inferior a Davi ou no mínimo igual a ele em valentia e conquista na vida terrena, pois o Povo de Israel também tinha seus mitos e o Rei Davi era um deles. Justamente por tê-lo como referência mais importante, o maior de todos os reis, aquele que havia unificado o maior império que o Oriente já tinha visto, os demais mitos que fossem surgir na história, tinham que ter uma relação com ele para ter credibilidade, daí o Messias vindouro ser sempre apresentado como o Filho de Davi.
Nos escritos de Marcos, Jesus não quer fazer concorrência á Davi e nem menosprezar a sua importância e grandiosidade na historia de Israel, mas fica muito claro que a sua identidade enquanto Messias esperado, não se esgota nos acontecimentos da história, e nem pode ser compreendido apenas nessa linha da poderosa estirpe do Rei Davi. Ele é Deus e o seu Senhorio supera todo e qualquer empreendimento ou conquista humana. Jesus ao ensinar no templo, lembra a seus ouvintes que o próprio Davi chamou-o de “Meu Senhor”. Escrevendo sobre isso aos Efésios, o apóstolo Paulo afirmou que “O Pai o assentara à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo governo, e autoridade, e poder, e senhorio, e todo nome dado, não só neste sistema de coisas, mas também no que há de vir’. (Efésios 1:20, 21).
O homem de nossos tempos quer compreender Jesus não como Senhor Absoluto, mas como alguém atrelado á história, famoso, admirável, grandioso e poderoso, mas que apenas está entre as maiores personalidades do mundo e da história e assim, não se submetem a Ele, não aceitam como Deus e Senhor, e embora todos admirem seus ensinamentos contidos nos evangelhos, estes têm pouca ou nenhuma influência sobre o que se pensa e o que faz nesta pós-modernidade onde cada homem quer ser o Deus de si mesmo.
Como então não ser influenciado por este pensamento nefasto que venera o Antropocentrismo? Nós cristãos não estamos em uma redoma de vidro, protegidos de tais pensamentos e costumes... A resposta sem sombra de dúvida está na primeira leitura da liturgia de hoje onde em sua carta pastoral direcionada a Timóteo, o apóstolo exorta com toda firmeza e convicção “Permanece firma naquilo que aprendeste e aceitastes como Verdade; Tu sabes de quem o aprendestes...”

2. Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? - Mc 12,35-37
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Na tradição judaica, o Messias será um descendente do rei Davi. Será um homem extraordinário, escolhido por Deus para uma grande missão em favor do povo de Israel. Não será Deus, porque Deus é um só e não pode haver mais do que um. Será o profeta por excelência, semelhante a Moisés, como o próprio Moisés anunciou. Davi, no entanto, o chama de “Senhor”, dizendo com isso que ele é mais do que um descendente do rei. A questão colocada está dizendo que Jesus não depende de uma tradição, seja ela qual for. Ele está dentro dela e além dela. João Batista dirá: “Aquele que veio depois de mim, passou à minha frente porque existia antes de mim”. Comparando Jesus e Davi, São Pedro diz ao povo, no dia de Pentecostes, e o diz “com toda a franqueza”, que Davi morreu, foi sepultado e seu túmulo “encontra-se entre nós até hoje”. Jesus, ao contrário, está vivo, ressuscitado. E ainda São Pedro: “Davi, que não subiu ao céu, afirma: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita’”. Mais do que descendente de Davi, Jesus é Senhor e Cristo. É o Verbo de Deus encarnado, que se sujeitou às nossas limitações e as aceitou, e por isso nasceu em Belém e se fez filho de Davi. A Palavra de Deus não está algemada, escreveu Paulo a Timóteo. A Palavra é Jesus que, aceitando as limitações humanas com seus preceitos e tradições, não se deixou algemar.

HOMILIA DIÁRIA

Jesus, o eterno Sacerdote

Postado por: homilia
junho 8th, 2012

Ensinando no Templo, Jesus perguntou: “Como os mestres da Lei dizem que Cristo é filho de Davi?”. Jesus apontou para uma questão aparentemente sem resposta, e Ele mesmo a respondeu, citando as palavras do Rei Davi: “O Senhor disse ao meu Senhor: ‘Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’”. Olhemos com cuidado o que Davi está dizendo: O Senhor disse “ao meu Senhor”.
As palavras citadas são do Salmo 110,1. Ao falar sobre a expectativa do Senhor que vem, Davi chama Jesus de “Senhor”, o ungido de Deus. Portanto, Davi está falando do Senhor dele quando se refere ao esperado Cristo.
Com essa pergunta, Jesus leva os mestres da Lei a um impasse: o Messias não poderia ser meramente “filho de Davi”, se este O chamou de “Senhor”. O verdadeiro Cristo (o Messias) deveria ser mais do que somente um descendente de Davi.
A Epístola aos Hebreus nos revela a visão dos apóstolos. O escritor da Epístola nos apresenta Jesus como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, sacerdócio sem início e sem fim.
Segundo a visão de Hebreus, Jesus, descendente de Davi, representava as duas linhas em uma pessoa só: Filho de Davi e Sacerdote.
O escritor da Carta aos Hebreus começa seu esboço com as palavras: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou nestes últimos dias pelo Filho”.
Os mestres da Lei não aceitaram ouvir Jesus sendo chamado “Filho de Davi”, pois a expressão lhes designava o Cristo. Jesus lhes havia demonstrado que o “Filho de Davi” também era o “Senhor” de Davi e eles não souberam contestá-Lo porque, na verdade, Jesus é Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele é o eterno Sacerdote.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 08/06/2012

Oração Final
Pai Santo, conscientiza-nos de nossa pobreza espiritual e nos abre ao teu Espírito para que mergulhemos desarmados nas águas profundas do teu Mistério. E nos faz agradecidos por teus sinais, especialmente pelo dom inefável do Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 08/06/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai querido, Jesus de Nazaré passou pela vida fazendo o Bem a todos e anunciando sem temores o teu Reino de Amor. Nosso desejo mais profundo é segui-Lo como guia e exemplo. Dá-nos discernimento, força e perseverança para amar como Ele amou e viver como Ele viveu. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

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