domingo, 3 de maio de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 10,1-10 – 03/05/2020


Jesus é o Bom Pastor que cuida das Suas ovelhas

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,10).


Queremos olhar para Jesus, o Bom Pastor. Sabemos que o pastor nutre e cuida da ovelha, ele não tem a ovelha no seu redil, mas é realmente um pai para elas. Ele cuida dos pelos da ovelha e de tudo aquilo que ela está vivendo, e a ovelha cria um elo tão belo e afetivo com o seu pastor que reconhece a sua voz, o seu comando e sente-se perdida quando está em redil ou em pastos estranhos, porque ela precisa estar no colo e ao lado do seu pastor.
Jesus está nos dizendo que Ele é a porta das ovelhas, porque, se a ovelha não entrar pela porta certa, vai entrar por portas erradas. Quantas portas erradas já entramos nesta vida! Têm muitas portas abertas e largas, a começar pela web, pela internet, os computadores, smartphones, têm coisas ali que se abrem com facilidade. Entramos, nos deixamos seduzir, somos conduzidos, inclusive os nossos filhos e a nossa casa. Olhe como nos rendamos às portas que se abrem nestas redes todas; elas não só se abrem para nós, como nos entretemos e ficamos presos a nelas e, muitas vezes, não conseguimos sair.

Jesus, o Bom Pastor, vem para que as ovelhas tenham vida plena e abundante de graça

O que acontece na realidade virtual dos tempos em que estamos vivendo, também acontece em todas as realidades da vida humana: entramos nas portas que se abrem e, quando essas portas se abrem, nos prendemos.
Nessas portas que se abrem, muitas vezes, não está o pastor, mas sim o ladrão. Até porque o ladrão de almas, aquele que rouba o coração, aquele que vem para roubar a nossa vida, não vem vestido de ladrão como costumamos ver nos desenhos e filmes, não vem usando um lenço sobre os olhos. Ele vem bem vestido, vem de forma bela, aparente, é atrativo, ele atrai. Porém, a Palavra está dizendo que ele só vem para roubar, matar e destruir.
O ladrão vem para nos roubar de Deus, vem para destruir as nossas almas e matar a nossa espiritualidade. Não somos mais os mesmos quando deixamos que essas portas que se abrem à nossa frente e penetramos nelas, como é difícil sairmos, nos esgotamos nessas situações até vermos que a nossa espiritualidade, a nossa relação com Deus está minguando, capengando, relaxando, se acabando, morrendo e se destruindo.
Os nossos não têm gosto pela espiritualidade. Muitas vezes, os homens passam quase que a metade de um dia na frente de uma televisão ligada, no computador ou no smartphone o tempo inteiro. As portas se abrem e o coração se fecha.
Jesus, o Bom Pastor, vem para que as ovelhas tenham vida plena e abundante de graça. Por isso, não entre em portas erradas, entre na porta do coração de Jesus porque nela há vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário