terça-feira, 10 de março de 2020

LEITURA ORANTE DOS DIAS - 01/03/2020 A 03/03/2020




LEITURA ORANTE 01/03/2020

Mt 4,1-11 - Prioridade para Deus



Faça conosco este Retiro, diariamente,
às 17h30, pela Rádio Nova Aliança - AM 710, FM 103,3
ou
acessando na internet
www.novaalianca.org.br

Passo a passo com Jesus a caminho com Jesus
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

Em silêncio e na solidão.
Inclinamos a cabeça. Fechamos os olhos.
Respiramos suavemente, e olhamos
através da imaginação,
para dentro do nosso coração.
Repetimos, respirando:
“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de nós".

Depois, ouçamos o que ele, o Senhor nos diz



Põe teu coração no meu - Pe. Zezinho,scj

Com o nosso coração no coração de Jesus, vivemos um movimento de sístole e diástole, tão frequente e contínuo em nós,  ou seja, a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração. Neste tempo de repouso do nosso coração no de Jesus ouvimos o que ele nos quer comunicar.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Tomamos contato com o texto de hoje, lendo-o, em Mt 4,1-11.
Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe:
"Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!"
Ele respondeu: "Está escrito: 'Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'".
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe:
"Se és Filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito: 'Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'".
Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não porás à prova o Senhor teu Deus'!" O diabo o levou ainda para uma montanha muito alta. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse:
"Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar".
Jesus lhe disse: "Vai embora, Satanás, pois está escrito: 'Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto'". Por fim, o diabo o deixou, e os anjos se aproximaram para servi-lo.
O texto apresenta as tentações de Jesus . Inicia dizendo que o Espírito conduziu Jesus para o deserto. Os três evangelistas (Mateus, Lucas e Marcos) têm como principal autor desse retiro no deserto o Espírito.
Jesus vai para o deserto. Deserto significa lugar desabitado, solitário, desamparado, abandonado. No sentido bíblico, deserto era terra da aridez, símbolo da privação de chuva e de fertilidade. É o lugar da purificação e da pobreza.
No deserto Jesus ficou quarenta dias. Este número recorda os quarenta anos do Povo de Deus no deserto, rumo à libertação. Foram quarenta dias em que Moisés permaneceu no alto do Horeb diante de Deus. para receber as tábuas da lei (Dt 9,9).

Na primeira tentação, Jesus estava com fome, o demônio lhe disse: “Se és Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão” (v.3). E Jesus respondeu com a Palavra de Deus: “Está escrito: não só de pão vive o homem” (v.4). Ora, o que está implícito na tentação? Quando a pessoa humana deseja muito obter alguma coisa e ela descobre que pode obtê-la apenas por caminhos contrários à dignidade e ao valor daquilo que deseja, ela continuará a ter a mesma “fome”. Por quê?  A vontade de satisfazer uma necessidade instantaneamente fez com que se esvaziasse a verdade daquilo que desejava. Sentirá de novo a mesma “fome...”, aí repetirá a mesma coisa... como num eterno retorno. Porém, quando aquela “fome” (posta na tentação) foi vencida pela confiança na Palavra de Deus, Ele proverá o alimento na hora certa, da forma certa, sem inverter a realidade das coisas com os valores inerentes a ela.

Na segunda tentação, o demônio oferece a Jesus poder e glória sobre o mundo se Ele o adorar. Já estamos cientes de que aquilo que o mal oferece com uma mão ele tira com a outra.
Na segunda, ao desejar obter por caminhos contrários a Deus o objeto desejado, adoramos aquilo que é contrário a Deus.

Na  terceira tentação o demônio usa da própria Escritura para tentar o Senhor. “O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra” {Sl 90(91),11s}. Jesus disse: Está escrito: “Não tentarás o Senhor teu Deus ({Dt 6,16)” (9-12vs). Não é a letra, mas a Palavra que vence o mal e o pecado. A falsa segurança religiosa se fundamenta na letra; enquanto a letra pode ser usada para consolo ou condenação imediata e, por isso, pode tornar-se um instrumento de poder, a Palavra é o que dá o sentido eterno à vida e à morte.

As tentações de Jesus eram para desviá-lo de sua missão messiânica.
E os anjos foram servi-lo. O evangelho apresenta prova segura da existência dos anjos, não como mensageiros, mas como seres que servem.

2. Meditação(Caminho)
- E o que a Palavra diz para mim?
Também nós somos tentados como Jesus. Quando as coisas dele ficam pra depois e as nossa coisas valem muito mais.
As tentações sempre estão diante de nós como pedras que se convertem em pão, como aplausos com os critérios do mundo, ou como ídolos que prometem grandezas.
O anúncio de Jesus me chama à conversão, a colocar Deus em primeiro lugar na minha vida. Tudo o mais me será dado por acréscimo: o necessário para viver.
Agora, num instante de silêncio, verifico se Deus tem o primeiro lugar na minha vida ou se devo me converter, em vista desta prioridade.



Pecador eu sou - Pe Zezinho, scj

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Com muita humildade, olhamos agora para o nosso coração, como num espelho, e reconhecemos que não somos dignos de estar diante do Senhor, mas o  infinito amor de Deus Pai  nos abraça com a mesma ternura que abraçou o filho pródigo. É o próprio Cristo que nos convida para estar com o nosso coração no seu.
Jesus sempre se sentou à mesa com os pecadores, faz festa como o pastor que encontrou a ovelha perdida ou a mulher que encontro a moeda que se perdeu.,
Rezamos, assim, abraçados ao Pai, com Jesus: Pai Nosso...



Foi a paz do teu amor - Pe. Zezinho, scj

4. Contemplação (Vida)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
 Meu novo olhar será para priorizar Deus em minha vida.

5. Ação (Vida)
Vou mudar meu enfoque em tudo que fizer -estou me convertendo.

Bênção   DO CARDEAL SÉRGIO DA ROCHA
ou
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Hino ao amor - Pe. Zezinho,scj

https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

LEITURA ORANTE 02/03/2020

Mt 25,31-46 - Seremos julgados pelo amor



Faça conosco este Retiro, diariamente,
às 17h30, pela Rádio Nova Aliança - AM 710, FM 103,3
ou
acessando na internet
www.novaalianca.org.br

Passo a passo, a caminho com Jesus,
chegamos à 1ª Semana da quaresma
quando, hoje,  contemplamos Jesus no juízo final.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

Em silêncio e na solidão.
Inclinamos a cabeça. Fechamos os olhos.
Respiramos suavemente, e olhamos
através da imaginação,
para dentro do nosso coração.
Repetimos, respirando:
“Senhor Jesus, tem piedade de nós".

Agora, ouçamos o que ele, o Senhor nos diz



Põe teu coração no meu - Pe. Zezinho,scj

Neste tempo de repouso do nosso coração no de Jesus,
em silêncio,
ouvimos o que ele nos quer comunicar.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz? Vejamos em  Mt 25,31-46
- Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar."
- Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?"
- Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."
- Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim."
- Então eles perguntarão: "Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?"
- O Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar."
Refletindo
Esta passagem sobre o julgamento final só é descrita por Mateus. Não aparece nos outros evangelhos. Mateus quer insistir sobre um aspecto da vivência cristã.  Qual aspecto? No juízo se manifestará a verdadeira identidade da pessoa, a qual, aliás, o cristão já conhece desde agora: só o amor aos irmãos é o que dá ao homem consistência e salvação; só no amor aos irmãos se encontra concretamente o Senhor. Tiago dirá: “A fé sem obras é morta”. (Tg 2,17).
Quais outros textos podemos ver sobre este mesmo assunto?
Na Bíblia há mais de 300 citações sobre o amor. Alguns textos de Provérbios e onde Jesus fala do amor:
Pr 21,21:
"Quem busca justiça e amor encontrará vida, justiça e honra."

Lc 7,47:
Disse Jesus referindo-se à mulher: "os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra pouco amor.»

Jo 13,35:
Disse Jesus: "Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.»

Jo 15, 12-13:
"O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.  Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos."

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
- Perguntemo-nos agora:
- Hoje, na minha realidade, quem são as "mais humildes pessoas"- famintos, maltrapilhos, doentes, encarcerados - de que Jesus fala no Evangelho?
Quais são as pessoas a quem devemos amar mais?
- O Senhor não partiu, mas ficou. Ele disse: "Estarei com vocês todos os dias" (Mt 28,20). É o Deus conosco. Quais são os lugares concretos e em quais pessoas ele se faz presente?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35)." (DAp 138).



Beleza eterna - Pe. Zezinho, scj

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Nosso coração anda buscando a luz que tem o Senhor. Por isso estamos aqui, depois de andar sem rumos e de não resolver nossa fome com as propostas do mundo.
E rezamos  a canção  Hino de São Paulo, inspirada em 1Cor 13  e vamos nos espelhando nas atitudes que ela apresenta:

Se eu não tiver amor, eu nada sou, Senhor!

1. O amor é compassivo, o amor é serviçal,
o amor não tem inveja, o amor não busca o mal.

2. O amor nunca se irrita, não é nunca descortês,
o amor não é egoísta, o amor nunca é dobrez.

3. O amor desculpa tudo, o amor é caridade,
não se alegra na injustiça, é feliz, só na verdade.

4. O amor suporta tudo, o amor em tudo crê,
o amor guarda a esperança, o amor sempre é fiel.

5. Nossa fé, nossa esperança, junto a Deus, terminará,
mas o amor será eterno, o amor não passará.



Foi a paz do teu amor - Pe. Zezinho, scj

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vou contemplar o mundo de hoje com o olhar de Jesus, na certeza de que o que faz a pobreza ou a  nobreza do meu ser é a minha capacidade de amar. Recordamos e vamos nos lembrar durante o dia a expressão de são João da Cruz: "No entardecer de nossas vidas, seremos julgados sobre o amor".
Recebamos a bênção do cardeal Sérgio da Rocha pedindo a graça de sermos fieis ao amor.

Bênção
DO CARDEAL SÉRGIO DA ROCHA (com BG):
Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.



Hino ao amor - Pe. Zezinho,scj

Põe teu coração no meu

https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

LEITURA ORANTE 03/03/2020

Mt 6,7-15 - Aprendemos a rezar com Jesus: "Pai nosso..."



Passo a passo, a caminho com Jesus
Faça conosco este Retiro, diariamente,
às 17h30, pela Rádio Nova Aliança - AM 710, FM 103,3
ou
acessando na internet
www.novaalianca.org.br

Passo a passo, a caminho com Jesus,
estamos na 1ª Semana da quaresma
quando, hoje,  aprendemos a rezar com Jesus.

Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo.
Cremos, Senhor Jesus, que somos parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e na profundidade do nosso ser.
Nós vos adoramos, amamos e agradecemos.

Nós vos pedimos a graça de nos conhecermos mais a fundo,
tomar consciência de tudo que atrofia e limita nossa vida e,
com a vossa ajuda, remover todos os obstáculos
para que a vida nova pascal se expresse em nós na sua
plenitude, no amor.

Em silêncio e na solidão.
Inclinamos a cabeça. Fechamos os olhos.
Respiramos suavemente, e olhamos
através da imaginação,
para dentro do nosso coração.
Repetimos, respirando:
“Senhor Jesus, tem piedade de nós".

Agora, ouçamos o que ele, o Senhor nos diz



Põe teu coração no meu - Pe. Zezinho,scj

Invoquemos o Espírito Santo para acolher com amor a Palavra:
Vem Santo Espírito, amor do Pai.
Toca a minha mente,
a minha vontade,
o meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me a força para deixar-me tocar
e renovar profundamente por Jesus,
Palavra do Pai.
Amém.
Ouçamos o que o coração  de Jesus,
em sintonia com o nosso,
nos quer comunicar.
Nos Evangelhos encontramos  muitas passagens em que Jesus se apresenta orando no silêncio da noite, em profunda e prolongada comunhão com o Pai. Sua solidão não é vazia, mas habitada pela intimidade com o Pai, pelos rostos prediletos do Reino: os pecadores, os pobres, os doentes, os oprimidos.
A única oração que Jesus nos ensinou foi o Pai Nosso.

1. Leitura (Verdade)
Abramos nossa Bíblia em Mt 6,7-15. E ouçamos Jesus que nos fala.
- Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. Portanto, orem assim:
"Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino.
Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!
Dá-nos hoje o alimento que precisamos.
Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.
E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. [Pois teu é o Reino, o poder e a glória,
para sempre. Amém!]"
- Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.
Refletindo
Neste texto Jesus nos ensina a orar.
Primeiro, indica a atitude que devemos assumir ao orar: não ficar repetindo fórmulas, muito menos longas orações. E ainda, ter atitude de confiança no Pai que já sabe tudo de que necessitamos.
Jesus nos ensina, de maneira muito simples, a orar:
1º Assumir a atitude de filhos e irmãos: Pai nosso.
2º Reconhecer o nome de Deus como "santo".
3º Pedir que o Reino de Deus aconteça entre nós.
4º Dispor-nos a fazer a vontade de Deus.
5º Fazer os pedidos para o dia-a-dia: o pão, o perdão, a libertação de toda tentação e mal.
Thomas Merton diz que, assim como somos, rezamos. E diz mais: "O homem que não reza, é alguém que tentou fugir de si mesmo, porque fugiu de Deus".
O Pai Nosso é a única oração que Jesus nos ensinou e resume de maneira simples sua mensagem, sua intenção e sua missão. Nesta oração Jesus revela sua intimidade com o Pai e seu compromisso com os outros, especialmente os mais pobres e sofredores.
Esta oração não é uma fórmula para se decorar, mas um projeto de vida, um projeto de filiação divina e de fraternidade.
Ainda temos que compreender o Pai Nosso como uma oração universal. Tudo que esta oração pede é universal: Pai, pão, perdão.
Sabemos que estamos envolvidos pelas mãos providentes, ternas  e cuidadosas do Pai. Essa é a essência da oração cristã. Nada mais. Só isso: Abba! Papai!. Podemos dizer que o objetivo da oração é colocar o nosso coração no coração do Pai, inscrever-nos no seu coração. E chegar a nos convencer: alguém se importa comigo. Tenho Jesus como amigo e "Existo no Pai".



Venha o que vier - Pe. Zezinho, scj

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Às vezes, apenas "dizemos orações" com os lábios. Quantas vezes recitamos o Pai Nosso.Mas, nosso coração, nossos sentimentos e pensamentos estão distantes. A principal oração cristã não se reduz a um conjunto de pedidos, mas é a expressão de uma relação confiante e filial. Ao Jesus se dirigir ao Pai, dirigia-se como uma criança ao Pai, como uma criança no colo de seu Pai, abandono confiante. É pura visibilidade do Amor!
Meditando
Os bispos, na V Conferência, em Aparecida, disseram: "Nos diferentes momentos da luta cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um rosário, uma vela que se acende para acompanhar um filho em sua enfermidade, um Pai Nosso recitado entre lágrimas" (DAp 261). O coração humano vagueia a procura da paz que está em Deus.



Desde que o sol raiou - Pe. Zezinho, scj

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos agora com muita consciência e fé , saboreando cada palavra, a
Oração de Jesus
Pai nosso,
que estais nos céus,
santificado seja o vosso nome.
Venha a nós o vosso Reino.
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixei cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Amém.

Nosso Pai não é um Deus insensível, mas um Pai solidário que rompe as distâncias e se faz íntimo dos seus filhos e filhas. Não é um Deus que controla os comportamentos, mas um Pai apaixonado que deseja ardentemente ser conhecido e criar vínculos de amor.



Um Deus apaixonado - Pe. Zezinho, scj

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar para o dia de hoje vem carregado de uma certeza:
tenho um Pai que me ama intensamente e uma multidão de irmãos a quem devo amar.
Dirigimo-nos, agora, ao Pai, expressando o que sentimos no coração: louvor, gratidão, súplica, silêncio. A Jesus, agradecemos por compartilhar  conosco seu jeito de orar e viver.
E para termos sempre esta graça da intimidade com o Pai recebamos a bênção do cardeal Sérgio da Rocha.



Por que me ouviste - Pe. Zezinho,scj

https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário