terça-feira, 3 de março de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 4,1-11 – 01/03/2020


É preciso viver da Palavra de Deus

Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. (Mt 4,1-11)

Hoje, nós acompanhamos, na liturgia, a Quaresma de Jesus. É Jesus quem foi ao deserto para jejuar e, no seu jejum e no seu silêncio, no seu retiro espiritual, Ele foi tentado. É Jesus quem vai conosco para o deserto, é Ele quem nos conduz para o deserto da vida. Para quê? Para vencermos as tentações, para superarmos o egoismo, a soberba, o orgulho da nossa alma humana, e para não nos entregarmos ao mal. Por isso, o tempo quaresmal é esse tempo de graça onde nós fazemos companhia a Jesus na Sua Quaresma.
A observância quaresmal do Senhor é a nossa observância, mas é o Senhor quem faz companhia a nós, e Ele nos ensina como vencer o tentador e as tentações da vida.
Primeira coisa: viver da Palavra de Deus, abastecer-se dela, preencher-se da Palavra, porque não só de pão, não só de arroz, não só de feijão nem dos alimentos nós vivemos. Quando nós colocamos a alimentação, quando nós colocamos os prazeres, até as nossas necessidades humanas acima da nossa vida espiritual, nós ficamos escravos, dependentes.
Basta ver a quantidade de pessoas, em todo o mundo, escravas dos seus sentimentos, dos seus afetos, dos prazeres, das necessidades humanas. Não! As necessidades humanas estão para ser preenchidas com a devida prudência, porque, quando não as preenchemos, fazem-nos sucumbir, caímos na gula, caímos na embriagues, no orgulho, na inveja, nos ciúmes, enfim, as tentações nos fazem sucumbir; mais do que sucumbir, nós nos entregamos a elas e ficamos escravos delas, por isso é preciso vencer o poder do mal pela força da oração, é preciso mergulhar com intensidade na Palavra do Senhor nosso Deus.

Viver da Palavra de Deus, abastecer-se dela, preencher-se da Palavra

Precisamos vencer a tentação de adorar os ídolos deste mundo – e os ídolos são muitos! Muitas vezes, nós nos cultuamos e cometemos a idolatria, outras vezes, estamos adorando pessoas e as colocando acima de Deus; outras, voltamo-nos para as coisas materiais, perecíveis. Olha como o deus-dinheiro adorado, idolatrado… O quanto ele nos escraviza e escraviza toda a humanidade!
“Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirá.” A adoração é o caminho de libertação da alma e do coração, dos impulsos dos desejos terrenos. A adoração nos leva a purificar a alma e o coração, de buscar consolo onde não há consolo, nem cura e a libertação. Nós precisamos nos voltar ao Senhor nosso Deus de todo o coração.
Precisamos vencer a tentação de viver na religião das facilidades, onde Deus está a nosso serviço e é tudo mecanizado: “Deus tem que me dar!”. E quando Deus não dá: “Por que é que Deus não está me dando?”. Não! Precisamos vencer essa tentação e nos colocar na presença do Senhor nosso Deus para obedecer-Lhe, para servir-Lhe em humildade de coração.
Vivamos intensamente a nossa Quaresma, combatendo as tentações que nos fazem sucumbir, no dia a dia, para fortalecermos a nossa alma para a vida nova que o Senhor nos trouxe.
Deus abençoe imensamente você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário