domingo, 15 de março de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 4,5-42 – 15/03/2020


Somente Jesus pode saciar a nossa sede

“Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (João 4,13-14).


É um encanto olharmos o relato do Evangelho de hoje. Quando Jesus chega a Samaria, cansado da viagem, Ele vai ao poço buscar água para beber, e a mulher estava ali para tirar a água, mas Jesus não se fez de rogado e disse a ela: “Dá-me de beber”.
Ele não só pede para uma mulher, o que já não era comum, usual ou até bem-visto pela cultura: um homem pedir água para uma mulher. Ainda mais sendo um judeu pedindo para uma samaritana. Por isso, a própria mulher se espanta e diz: “Você não está vendo que sou uma mulher, que eu sou samaritana?”.
Os judeus e samaritanos não se dão, mas Jesus não jamais para nos preconceitos e rivalidades humanas, nas disputas humanas, nos ranços, ressentimentos, nas mágoas e rancores que não são superados, muitas vezes, até multiplicados por anos e vida afora.
Infelizmente, quantos rancores estamos deixando criar barreiras nas nossas relações. Jesus é Aquele que vem e quebra as barreiras para criar pontes de relacionamento, de estreitamente no amor, porque, na verdade, não importa se é judeu ou samaritano, somos um só diante de Deus porque somos Seus filhos.

Só Jesus pode nos saciar, só Ele pode preencher o vazio que, muitas vezes, toma conta da nossa vida

A mulher disse a Jesus: “Senhor, Tu nem sabe a profundidade desse poço para dele tirar água. Como me pede água para beber?”. E Jesus disse: “Mulher, todo aquele que bebe dessa água volta a ter sede, mas quem bebe da água que eu der, nunca mais terá sede”.
Sabemos como é a sede da vida, não é só a sede de água ou de líquidos que tomamos. Há uma sede mais profunda em nós, uma sede de amor, de eternidade, de cuidados, de sermos curados e esse mundo não sacia a nossa sede, pelo contrário, afunda a nossa sede, nos coloca ainda mais secos; e precisamos da água viva que é Jesus e só Ele pode nos dar.
Só Jesus pode nos saciar, só Ele pode preencher o vazio que, muitas vezes, toma conta da nossa vida e da nossa existência. Só Jesus pode curar esse poço ferido que somos nós, manchados e marcados pelas feridas dos relacionamentos, pelas situações não resolvidas da vida e pelo cansaço com a própria vida.
Só Jesus, com a Água Viva, pode lavar, purificar, renovar e restaurar a vida maculada, a vida ferida que está em nós, porque só Ele é a Água Viva que dá a vida pela nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário