quarta-feira, 25 de março de 2020

Anunciação do Senhor - 25 de Março







Anunciação do Senhor

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

Contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que cria todas as coisas com sua Palavra

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

Anunciação do Anjo à Virgem Maria

Anunciação do Anjo
à Virgem Maria

A visita do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, quando esta se encontrava em Nazaré, cidade da Galiléia, marca o início de toda uma trajetória que cumpriria as profecias do Velho Testamento e daria ao mundo um novo caminho, trazendo à luz a Boa Nova. Ali nasceu também a oração que a partir daquele instante estaria para sempre na boca e no coração de todos os católicos: a Ave Maria.
Maria era uma jovem simples, noiva de José, um carpinteiro descendente direto da linhagem da casa de Davi. A cerimônia do matrimônio daquele tempo, entretanto, estabelecia que os noivos só teriam o contato carnal da consumação depois de um ano das núpcias. Maria, portanto, era virgem.
Maria perturbou-se ao receber do anjo o aviso que fora escolhida para dar a luz ao Filho de Deus, a quem deveria dar o nome de Jesus, e que Ele era enviado para salvar a Humanidade e cujo Reino seria eterno. Sim porque Deus, que na origem do Mundo Criou todas as coisas com sua Palavra, desta vez escolheu depender da palavra de um frágil ser humana, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Redentor da Humanidade.
Ela aceitou sua parte na missão que lhe fora solicitada, demonstrando toda confiança em Deus e em Seus desígnios, para o cumprimento dessa profecia e mostrou porque foi ela a escolhida para ser Instrumento Divino nos acontecimentos que iriam mudar o destino da Humanidade.
Ao perguntar como poderia ficar grávida, se não conhecia homem algum e receber de Gabriel a explicação de que seria fecundada pelo Espírito Santo, por graças do Criador, sua resposta foi tão simples como sua vida e sua fé: "Sou a serva do Senhor. Faça-se segundo a Sua vontade".
Com esta resposta, pelo seu consentimento, Maria aceitou a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos, os sacrifícios que a ela estavam ligados. Declarou-se pronta a cumprir a vontade de Deus em tudo como sua serva. Era como um voto de vítima e de abandono. Esta disposição é a mais perfeita, é a fonte dos maiores méritos e das melhores graças. O momento da Anunciação, onde se dá a criação, na pessoa de Maria como a Mãe de Deus, que acolhe a divindade em si mesma, contém em si toda a eternidade e, nesta, toda a plenitude dos tempos.
Por isso a data de hoje marca e festeja este evento que se trata de um dos mistérios mais sublimes e importantes da História do homem na Terra: a chegada do Messias, profetizada séculos antes no Antigo Testamento. Episódio que está narrado em várias passagens importantes do Novo Testamento.
A festa da Anunciação do Anjo à Virgem Maria, Lc 1,26-38, é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal, só é transferida quando coincide com a Semana Santa.
Fonte: Paulinas em 2016

Solenidade Anunciação do Senhor

Neste a Igreja festeja o anuncio da Encarnação do Filho de Deus, e assim damos mais uma passo para o Grande Jubileu do Ano 2000 onde solenemente celebraremos Encarnação do Verbo no ceio da Virgem Maria. O tema central desta grande festa é Jesus que não assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Com alegria contemplamos o Mistério do Deus Todo-Poderoso que na origem do Mundo Cria todas as coisa com sua Palavra, porém desta vez escolhe depender da palavra de uma frágil ser humana , Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus...a uma jovem...Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus...Não temas , Maria...engravidarás e darás à luz um filho...e lhe darás o nome de Jesus.
Maria disse ao anjo: Como se fará isso?
O anjo lhe respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti Maria disse então: Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua Palavra!" ( Lc 1,26-38).
Sendo assim hoje é o dia de fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, pois:
"O Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós"( Jo1, 14).
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=256


Anunciação do Senhor a Ssma Virgem Maria


Local nascimentoNazaré
OrdemMãe de Deus e nossa Mãe
Local vidaNazaré
EspiritualidadeO anjo Gabriel apareceu à uma jovenzinha de quinze anos e lhe disse; "Salve, cheia de graça! O Senhor é Convosco!" - e assim são Gabriel anunciou a Maria que Ela iria ser a Mãe do Salvador. Maria poderia ter recusado pois já sabia pelos estudos bíblicos nas sinagogas o quanto sofreria o Messias e por laços, aquela que seria Sua Mãe... No entanto a resposta de Maria foi: "Eis aqui a escreva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a Sua Palavra". Neste SIM de Maria fomos salvos, pudemos ser salvos, pois não havia nenhuma outra mulher mais santa e perfeita que Nossa Senhora para ser a Mãe do próprio Deus. E Maria perguntou: "Mas como se dará isso, se não conheço o homem?" E o anjo, sabendo que havia se consagrado a Deus de corpo e alma disse-lhe: "O Espírito Santo Te cobrirá com Sua sombra e o que nascer de Ti, será chamado Filho do Altíssimo!..." E o Magnificat que Maria exclamou ao visitar sua prima Izabel? Que belíssimo poema saiu daquele alma santa e predestinada! E ainda na Cruz, Nosso Senhor no-la entregou como Mãe, Mãe de todos os homens, intercessora e medianeira nossa, rainha dos céus e da terra. Hoje é um dia muito especial em que devemos refletir se o nosso sim a Deus é realmente um sim ou ainda é uma... dúvida.
Local morteNazaré
Fonte informaçãoOs cinco minutos dos santos e webcatólica
OraçãoSenhora, Magnífica Rainha, eu vos louvo e vos glorifico por terdes sido o primeiro sacrário que abrigou a Jesus. Vos louvo por Vossa maternidade, por vossa vida, por vossos imenso amor a nós. Amo-Vos com todo meu coração e vos consagro inteiramente meu coração, para todo o sempre. Mãe, advogada nossa, intercedei junto ao Vosso Filho Jesus e a Deus Pai, Criador do Mundo, que nos faça santos como Vós o fostes. Que o nosso sim, seja um sim dado com todo nosso coração e estejamos dispostos a morrer do que Vos ofender com nossas faltas e pecados. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Bendita sois, Maria, por vossa vida e vossa gloriosa e santa missão. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
DevoçãoÀ plena Vontade de Deus
PadroeiroDa Mediação entre Deus e nós
Outros Santos do diaSão Dimas (padroeiro dos agentes funerários e tirar o medo da morte); Madre Paulina. são Desidério, Qurino, Irineu, Paleto, Dula, Ermelando, Desidério, Barôncio, Elnã, Einardo, Melquisedec, Lucia Filippini, Usaac, abades Abel, Humberto.
Fonte: ASJ em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário