domingo, 2 de fevereiro de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 03/02/2020

ANO A


Mc 5,1-20

Comentário do Evangelho

A prática de Jesus é libertadora

Toda a cena se desenvolve num ambiente de impureza indicado pelos vários elementos do texto: Gerasa, território pagão, homem possuído por um espírito impuro, sua habitação nos túmulos, a manada de porcos. Quem diz de ambiente de impureza, diz de oposição a Deus. Não se trata de encontro, mas de confronto de Jesus com o mal (cf. Mc 1,21-28), em que, mais uma vez, se manifesta o poder de Jesus, inclusive em território pagão. O mal ou os muitos males (legião) presentes na vida do ser humano o desfiguram. O triunfo de Jesus sobre “legião” mostra que o ser humano não pode ser o “hospedeiro” do mal, pois o homem, feito à imagem e semelhança de Deus, é templo do Espírito Santo. Aquele homem deverá voltar para casa, pois sua fé deve esperar o tempo necessário ao amadurecimento. No entanto, o ser humano, libertado de seus males, pode proclamar o “quanto Jesus fez por ele” (cf. v. 20).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me anunciador da compaixão que tens por mim, a qual se manifesta na libertação de meu egoísmo e na abertura do meu coração para o serviço ao meu semelhante.
Fonte: Paulinas em 03/02/2014

Vivendo a Palavra

Aquele homem, curado da ‘legião’ de maus espíritos, recebe logo sua missão: anunciar, junto aos seus, a misericórdia do Senhor. Ele deveria sair do seu ‘cemitério’ – lugar dos que dormem – para habitar a terra dos despertos, daqueles que sabem que o Reino do Céu já está bem próximo – ele está em nós!
Fonte: Arquidiocese BH em 03/02/2014

Reflexão

O que nós queremos fazer a partir do momento em que fazemos uma experiência mais profunda do amor de Deus em nossas vidas? Em muitos casos, o que acontece é que a pessoa adota uma postura intimista e individualista de vivência religiosa. O Evangelho de hoje nos mostra essa tendência, mas nos mostra também a vontade de Deus. Jesus não permitiu que o homem que tinha sido endemoninhado ficasse com ele, mas o enviou para ser evangelizador através do testemunho da misericórdia de Deus, mostrando-nos, assim, que a verdadeira resposta ao amor de Deus é o compromisso evangelizador.
Fonte: CNBB em 03/02/2014

Reflexão

Jesus encontra-se em território pagão. Tarefa árdua o aguarda. Aparece um homem possuído por espírito impuro. Esse espírito simboliza a sociedade opressora, que tira da pessoa a liberdade de pensar e de viver dignamente. O homem atormentado pelo espírito impuro se encontra com Jesus. Movido pelo Espírito Santo, o mesmo Jesus que exerce seu poder sobre as forças do mar e da natureza, manda também nos espíritos impuros. A fala do possesso é uma tentativa de demonstrar poder sobre Jesus. Impossível. Jesus expulsa a legião e lhe permite apossar-se da manada de porcos, cujos donos ficam inconformados, pois veem escapar sua fonte de lucro. Os habitantes do lugar também rechaçam Jesus. Gesto nobre é o do homem que, uma vez curado, torna-se missionário de Cristo entre os pagãos.
Oração
Ó Jesus, nosso Libertador, com tua ordem poderosa expulsas o demônio impuro de um homem em estado deplorável. Ele é a imagem da pessoa escravizada. Libertado, ele retoma a dignidade que lhe pertence naturalmente. Impulsiona-nos a colaborar para a libertação do teu povo sofrido e marginalizado. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Os gerasenos não querem saber de Jesus! Pedem que ele vá embora! Acontecem certas ocasiões em que tomo a mesma atitude dele, recusando-me a estar com Jesus? - Há outros bens, outras amizades, que querem me atrair mais que Jesus? - Há momentos na vida que parecemos estar com “espírito” igual ao destes porcos? - O homem testemunhou sua fé publicamente. Em que circunstâncias testemunho minha fé? - Anuncio a misericórdia de Deus? Como?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 03/02/2014

Meditando o evangelho

A LIBERTAÇÃO DO MAL

Jesus também manifestou seu poder além das fronteiras de Israel, fazendo os pagãos se beneficiarem da presença do Reino. O gesto de Jesus indicava aos discípulos os caminhos que teriam pela frente, no seu afã missionário. O evangelho deveria ser levado até os pagãos.
O encontro com um homem possuído pelo espírito imundo não assustou Jesus. Impressiona seu alto grau de insociabilidade. Sua condição era apavorante! Porém, mesmo em terras estrangeiras, o espírito imundo reconheceu ser Jesus o Filho do Deus Altíssimo, que veio para atormentá-lo. E Jesus, como sempre, veio em socorro daquela pobre criatura, compadecido dela, para libertá-la de sua terrível escravidão.
O pedido da legião de espíritos para entrarem na manada de porcos indica que seu lugar de moradia não é o ser humano, mas, sim, o mundo da impureza, simbolizado pelos animais impuros. Os porcos, porém, se lançam no mar, símbolo das forças incontroladas do mal, significando que, pela ação de Jesus, o poder do mal foi aniquilado. Liberto do poder do mal, o homem retomou a convivência social, para espanto de muitos.
A reação do povo do lugar foi de rejeição a Jesus. Sua presença poderia arruinar a economia local. Eles o expulsaram para defender seus interesses. Porém, o homem liberto se encarregou de proclamar as grandes coisas que Jesus fez por ele.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, expulsa, com a força da tua palavra, o espírito do mal que insiste em manter a humanidade cativa do seu poder.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. No olho do Furacão...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Jesus não é um mestre acomodado no sucesso, bem que poderia fazê-lo, ficar na sinagoga dando um "show de bola" aos seus ouvintes, realizando curas prodigiosas que só contribuiriam para aumentar ainda mais o seu já famoso Ibope. Tem muito cristão querendo ser famoso na comunidade, mas fora dela, em ambientes hostis ao evangelho, poucos tem coragem de meter a cara.
Jesus vai com seus discípulos para uma área chamada Decápole formada por dez cidades onde impera o paganismo e onde as Forças do Mal "deita e rola". Ao seu encontro vem um homem possesso de um espírito imundo, que vive em um cemitério (Deus me livre, que lugar para se morar) mas o evangelista não está mostrando o cenário de um filme de terror ou do exorcista, ao contrário, quer nos mostrar o quadro de morte presente naquela região e no mundo de hoje: Tráfico de drogas, corrupção, pessoas que deveriam estar do lado do bem, mas que passam para o lado do mal, enganadores e mentirosos, fraudadores, destruição de instituições sagradas como a Família...Parece que estamos todos em um grande cemitério cercado de mortos por todos os lados...
Pois bem, os que manipulam essa situação calamitosa, os que contribuem direta ou indiretamente para manter esse quadro tenebroso de morte e pânico por todos os lados, têm suas vantagens e não querem que nada mude. O traficante não quer que o jovem se liberte das drogas, os policiais e autoridades corruptas que se beneficiam desse tráfico danoso e imoral, também não querem. Os políticos corruptos presentes em Brasília e em todos os estados e municípios não querem mudança na legislação.
Os que vivem da prostituição de crianças, menores, mulheres, estão bem assim, se mexer no quadro para valorizar e libertar todas essas pessoas, vai causar um "Prejú" no Caixa dois. E assim vai com o cigarro, maconha, craque, heroína, bebida alcoólica, a quem não interessa acabar com tudo isso? Os que faturam e que são muitos.....Interessante que muitos desses ainda querem sair bem na "fita", em um sistema marcado pela hipocrisia...
Representando todos esses possessos do "Mal", presente em nossa sociedade, o homem vem correndo até Jesus e prostrando-se diante dele implora que não o atormente. Não me venha com mudanças na ética e na moral, nos valores, não me venha falar em Justiça social, respeito a dignidade da Vida humana, partilha e solidariedade, ética na política, na medicina, na educação. Novas oportunidades para quem errou, mudanças no sistema carcerário...
Mas Jesus não se deixa engambelar por "choramingas" ideológicos, dos que insistem em sustentar essa situação, "Espírito Imundo, sai desse homem!". Não adianta o mal disfarçar-se de bem, pode maquiar-se do jeito que quiser, o Bem supremo que é Jesus Cristo desmascara o Mal. O Mal é impuro e por isso o seu lugar é na manada de porcos, que se precipita de um lugar alto ao fundo do mar. O coração humano não é lugar de impurezas, nele o mal não pode ter vez e nem domínio.
E o possesso, agora livre começa a propagar a ação libertadora de Jesus, mas longe de acolhê-lo, o povo cativo do Mal, certamente liderado para aqueles que não querem mudanças, pedem para que Jesus se vá. Hoje não é diferente, a Consumismo criou um Jesus doce, bonzinho, acomodado e conformado com o mal, em uma religião que longe de libertar aprisiona cada vez mais o ser humano...

2. Jesus disse-lhe: Espírito impuro, sai deste homem! - Mc 5,1-20
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus liberta um homem dominado por um demônio que se chama Legião. Legião lembra o exército romano. Dois mil porcos que se afogam lembram o exército egípcio no Mar Vermelho. Quando viram o possesso curado, ficaram com medo. Pediram, então, a Jesus que fosse embora. Recuperaram um ser humano, mas perderam os porcos. Ser humano dá trabalho. Porcos dão lucro.

HOMILIA

JESUS LIBERTA UM HOMEM

Jesus veio ao mundo para salvar o homem do pecado e da morte eterna. No entanto, o homem muitas vezes continua refém e escravo das artimanhas do espírito do mal. Assim como aquele endemoninhado que vivia no “meio dos túmulos” muitos de nós ainda nos deixamos escravizar e insistimos em viver a cultura da morte. Não reconhecemos a Deus como nosso Pai e provedor persistimos em lutar com armas que, ao invés de nos libertar são como algemas e correntes que nos prendem à mesma situação durante muito tempo da nossa vida. Porém, o Pai não quer que se perca nenhum filho Seu, por isso, ainda hoje Jesus Cristo vem a nós a fim de nos libertar dos “espíritos maus” que nos perseguem. Jesus expulsou para longe os carcereiros que atormentavam aquele homem da região dos gerasenos e recomendou-lhe que fosse para casa, para junto dos seus. Assim também Ele quer fazer conosco. Somos curados e libertados para amar e cultivar relacionamentos saudáveis a partir da nossa casa, na nossa família. Ele nos tira do meio dos sepulcros e nos conduz a uma vida de paz e harmonia conosco e com o próximo, bastando para isso que nos rendamos ao Seu poder amoroso.
Os mortos que hoje nos cercam são o orgulho, a auto-suficiência, o egoísmo, amor próprio e outros males que nos afligem como o medo, o desânimo, os ressentimentos, as mágoas, etc., todos conseqüência do nosso ser pecador. Porém, o Pai não quer que se perca nenhum filho Seu, por isso, ainda hoje Jesus Cristo vem a nós a fim de nos libertar dos “espíritos maus” que nos perseguem e nos perdoa, nos purifica e nos ressuscita para nos tirar do sepulcro jogando para longe de nós os espíritos que nos prendiam. Depois que somos curados e libertados Jesus nos envia para amar e cultivar relacionamentos saudáveis a partir da nossa casa, na nossa família. Ele nos tira do meio dos sepulcros e nos conduz a uma vida de paz e harmonia conosco e com o próximo, bastando para isso que nos rendamos ao Seu poder amoroso.
Deixemo-nos transformar pela palavra libertadora de Cristo, que o nosso coração seja tocado por sua prática do amor misericordioso e acolhedor, expulsando qualquer espírito opressor, egoísta, que nos impede de nos apaixonarmos por Jesus, e mudarmos de vida, acolhendo em nosso coração a fonte de amor renovadora em nossas vidas. Essa é a liberdade que devemos buscar.
Você ainda continua lutando com as armas que o mundo lhe impõe ou já se rendeu ao poder do Deus que liberta o homem do pecado? – Quais são os “espíritos maus” que insistem em prender você no meio dos sepulcros? – Você ainda se vê caminhando entre os mortos ou já se sente capaz de amar na sua própria casa? Pense nisso!
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 03/02/2014

HOMÍLIA DIÁRIA

Jesus nos liberta de todos os espíritos malignos

Jesus veio para nos curar, Ele veio para nos libertar!

”Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: ‘Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”’ (Mc 5, 19).

O Evangelho de hoje nos apresenta um homem com um alto grau de possessão. E como ele era atormentado dia e noite, ele vivia as consequências daquilo que o maligno fazia em sua vida, de modo que ele não tinha paz, se encontrava em meio aos  túmulos e vivia se ferindo com as pedras. De modo que este endemoniado se prostra diante de Jesus e os demônios começam a gritar e a se agitar. O Senhor sabe o que está acontecendo, sabe que esse homem está realmente sendo atormentado por uma legião de demônios. No Seu poder, na Sua autoridade, Jesus tira e expulsa aqueles espíritos impuros, que atormentam esse homem, e os manda para o símbolo da impureza, que são os porcos. Jesus tira os demônios que agem naquele homem e os manda para a manada de porcos, de modo que essa manada, representando a impureza e a sujeira, se afoga em seguida.
Aquilo causa um grande tumulto, uma grande agitação em meio às pessoas: ”O que Jesus fez?”. Por essa razão, as pessoas ficaram com medo de chegar perto do Senhor Jesus, pois não entenderam o que Ele fez com poder: Ele purificou, lavou, tirou o tormento do coração daquele homem, que, daquele dia em diante, passou a proclamar as maravilhas do Reino de Deus, passou a testemunhar tudo o que Deus, na Sua infinita misericórdia, havia feito por ele. Jesus o libertou do poder das trevas, Jesus o libertou do domínio do mal!
Meus irmãos e minhas irmãs, não é que todo caso desse tipo seja possessão, é verdade que possessão existe, por isso, existem exorcistas que são designados pela própria Igreja para orar e para trabalhar de forma intensiva a fim de libertarem as pessoas da possessão do maligno. Mas, também é verdade que muitos de nós somos atormentados na mente, na consciência e, muita coisa tira a paz do nosso coração. Vivemos de forma inquieta, perturbada, por isso a nossa vida, muitas vezes, perde o rumo e nós precisamos olhar para Jesus, como este homem olhou, e pedir que Ele tenha piedade de nós, que nos liberte de todos os espíritos malignos que nos perturbam e tiram a nossa paz.
Esses espíritos, muitas vezes, vêm como uma legião em nossa vida, é uma legião de maus pensamentos, de maus sentimentos, de mágoas e de tantas coisas maléficas e malignas que atormentam o nosso coração e tiram a nossa paz interior.
Jesus, que veio para nos curar, veio para nos libertar! O que nós precisamos é nos entregar em Suas mãos para que esses espíritos malignos não nos atormentem!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 03/02/2014

Oração Final
Pai Santo, nós te pedimos que a fraternidade seja a nossa identidade. Assim, seremos testemunhas vivas e anunciaremos para o mundo que já vivemos, nesta terra encantada, os sinais do teu Reino de Amor. Ele ainda que não está em sua plenitude, mas esperamos atingi-la um dia, juntos com o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese em 03/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário