sexta-feira, 25 de outubro de 2019

LITURGIA DIÁRIA - 26/10/2019


Tema do dia

É PRECISO VER EM NOSSOS IRMÃOS A IMAGEM DO AMOR CRIADOR DE DEUS

Na sua Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo narra a luta humana entre o instinto egoísta e o Espírito que ressuscitou Jesus Cristo. Quem vive segundo os instintos, inclina-se para os instintos, que levam à morte; mas os que vivem segundo o Espírito, inclinam-se para o que é próprio do Espírito, que é a Vida em Cristo.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado da 29ª Semana Do Tempo Comum
Cor: Verde


Primeira leitura (Romanos 8: 1-11)
29ª Semana do Tempo Comum - Sábado - 26/10/2019

1 Portanto, nenhuma condenação pesa sobre aqueles em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do espírito que dá vida em Cristo Jesus o libertou da lei do pecado e da morte.3 Pois o que era impossível à lei, reduzido à impotência pela carne, Deus, tendo enviado seu próprio Filho em uma carne semelhante à do pecado, e para pecar, condenou o pecado na carne, 4 a para que a justiça da lei fosse cumprida em nós, seguindo um comportamento, não de acordo com a carne, mas de acordo com o espírito.
5 De fato, aqueles que vivem segundo a carne desejam o carnal; mas aqueles que vivem de acordo com o espírito, o espiritual.
6 Porque as tendências da carne são a morte; mas as do espírito, vida e paz, 7 uma vez que as tendências da carne levam ao ódio de Deus: elas não se submetem à lei de Deus, nem podem; 8 Assim, aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Mas você não está na carne, mas no espírito, uma vez que o Espírito de Deus habita em você. Quem não tem o Espírito de Cristo não lhe pertence; 10 Mas se Cristo está em você, mesmo que o corpo já tenha morrido por causa do pecado, o espírito é vida por causa da justiça.
11 E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em você, aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais pelo Seu Espírito que habita em você.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsivo (Sl 23)
29ª Semana do Tempo Comum - Sábado - 26/10/2019

- Este é o grupo que vem à sua presença, Senhor
- Este é o grupo que vem à sua presença, Senhor

- Do Senhor é a terra e quando a enche, o orbe e todos os seus habitantes: ele a fundou nos mares, a garantiu nos rios.
- Quem pode escalar a montanha do Senhor? Quem pode estar no sacro? O homem de mãos inocentes e coração puro, que não confia em ídolos.
- Ele receberá a bênção do Senhor, o Deus da salvação fará justiça a ele. Este é o grupo que busca o Senhor, que vem à sua presença, Deus de Jacó.


Evangelho (Lucas 13: 1-9)
29ª Semana do Tempo Comum - Sábado - 26/10/2019


Se não vos converterdes, perecereis

- O Senhor esteja com você.
- E com seu espírito.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.
- Glória a você, Senhor.

1 Nesse momento, chegaram alguns que lhe contaram sobre os galileus, cujo sangue misturara Pilatos com seus sacrifícios. 2 Jesus respondeu: «Você acha que aqueles galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, porque sofreram essas coisas? 3 Não, eu lhe asseguro; e se você não se converter, todos perecerão da mesma maneira. 4 Ou aqueles dezoito em quem a torre de Siloé desabou matando-os, você acha que eles foram mais culpados do que os outros homens que moravam em Jerusalém? 5 Não, eu lhe asseguro; e se você não se converter, todos perecerão da mesma maneira. » 6Ele contou-lhes a parábola: «Um homem plantou uma figueira em sua vinha e foi procurar frutas nela e não a encontrou. 7 Então ele disse à vinha: "Estou procurando frutos nesta figueira há três anos e não consigo encontrá-los; corta-os; por que a terra está cansada?"
8 Mas ele respondeu: "Senhor, deixe-o ainda este ano e, enquanto isso, cavarei em volta e acrescentarei fertilizante, 9 caso ele dê frutos no futuro; se não, corte-os."»

Palavra de Salvação.
- Glória a você, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário