terça-feira, 1 de outubro de 2019

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA OUTUBRO DE 2019




Intenção

Pela evangelização: Primavera missionária na Igreja
Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja.

Reflexão

O Papa Francisco proclamou o mês de Outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário, com o motivo da celebração dos 100 anos da promulgação da *Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV. Esta Carta, escrita no final da Primeira Guerra Mundial, alertava a Igreja para a necessidade de «requalificar evangelicamente a missão no mundo»1, superando as tendências colonialistas, nacionalistas e expansionistas que levaram a humanidade aos trágicos acontecimentos da Primeira Grande Guerra. Pretendia, assim, reforçar o impulso que deveria ser dado às missões ad gentes, pois, para a Igreja, nenhum povo lhe é estranho. O tema da missão no contexto da Nova Evangelização é muito caro ao Papa Francisco, que lhe dedica abundantes reflexões na sua primeira Exortação Apostólica, "A Alegria do Evangelho". Para Francisco, este Mês Missionário Extraordinário tem como objetivo «despertar em medida maior a consciência da "missio ad gentes" e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral». O convite que se faz este mês é que cada cristão leve a peito este novo impulso, transformando as comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras. É uma nova forma de olhar para as comunidades, não apenas como lugar de encontro dos que aí vivem e celebram a mesma fé, como se fosse um ponto de chegada, mas, sobretudo, como lugar de saída e de anúncio. Esta saída far-se-á, no desejo de Francisco, pela intensificação da oração – «a alma de toda a missão» –, pela prática das boas obras e através de iniciativas de reflexão bíblica e teológica sobre a missão, de modo que a Igreja nunca deixe roubarem-lhe o entusiasmo missionário, pois esta é a caraterística que mais define o seu lugar no mundo: anunciar a presença do Ressuscitado no mundo. *Carta do Papa Francisco por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, 22 de outubro de 2017.
Oração

Pai Nosso
o Teu Filho Unigénito Jesus Cristo
ressuscitado de entre os mortos
confiou aos seus discípulos:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que pelo Batismo
tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a Graça,
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
possa encontrar novas e eficazes expressões,
que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, e vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.
Amém.
Papa Francisco

Desafios

- Conhecer, divulgar e participar nas iniciativas promovidas na própria comunidade ou na Diocese, por ocasião deste Mês Missionário Extraordinário.
- Rezar, individualmente ou em comunidade, pelos missionários que anunciam o Evangelho aos povos que não o conhecem e pedindo o dom de mais vocações para as missões ad gentes.
- Promover um momento de reflexão e partilha para definir algumas ações concretas de evangelização e dinamismo missionário no contexto onde a comunidade se insere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário