sábado, 17 de agosto de 2019

VOCAÇÃO RELIGIOSA: UM SIM A DEUS E AOS IRMÃOS


Deus tem um chamado universal que é a santidade, algo possível a todos por uma graça divina, estendida à vivência numa vocação específica como a vocação religiosa que é a resposta dada por homens e mulheres que são chamados a testemunhar Jesus Cristo seguindo os passos do mestre que convida essas pessoas a serem pastores do seu rebanho e continuadores da construção do seu Reino. Dizer sim a Deus é viver a experiência do amor mútuo na dimensão da fé, da caridade e principalmente na vivência da oração. Mas antes de seguir o caminho da vida religiosa é importante ressaltar que não só esta vocação, mas sim todas elas surgem do chamado de Deus, até mesmo porque todas elas procedem da consagração batismal.
O catecismo da Igreja católica nos afirma: “A vida religiosa faz parte do mistério da Igreja. É um dom que a Igreja recebe de seu Senhor e que oferece como um estado de vida permanente ao fiel chamado por Deus na profissão dos conselhos. [...] A vida religiosa é convidada a significar, em suas variadas formas, a própria caridade de Deus, em linguagem de nossa época.” ( parágrafo 1672) ou seja, o exercício da caridade deve ser confirmada a Deus a cada momento, sejamos todos caridosos com os que necessitam da caridade.
Toda vida cristã em união com Cristo é uma consagração à Trindade, portanto, existe um sentido amplo de vida consagrada que envolve a todos, que são batizados para que se ofereçam com o Filho pela salvação do mundo e anunciem o Reino de Deus. Nessa consagração, em nossa história pessoal, na vida familiar e vida paroquial, fomos nos colocando diante de Jesus Cristo e fomos nos decidindo diante d'Ele de modo muito diversificado.
As pessoas que respondem ao chamado para servir a Deus na vida religiosa assumem um compromisso não somente com Pai que os chama, mas sim com toda a Igreja. Buscam vivenciar a experiência do sagrado em sua vida e tem por missão profética levar o Cristo para muitos que tanto necessitam.
Há pessoas que Jesus chama para ser Igreja e são os batizados (todos), chamados à santidade e ao trabalho pelo Reino sendo luz, sal e fermento para o mundo. O mundo vai ser santificado por esse povo de Deus que é a Igreja. E há pessoas que assumem o seguimento mais radical de Cristo. Ele diz: "Vem e segue-me". Essa palavra ilumina muito a compreensão sobre a Vida Consagrada. É claro que podemos dizer que todo cristão é chamado: mas aí se trata de um chamado especial. Jesus Cristo não disse isso a todos.
Ser consagrado hoje implica ser pessoa livre. A consagração é entrega incondicional nas mãos de Deus. Ser disponível, para dizer sim ao seu chamamento. Ser homens e mulheres centrados em Deus, com uma vida espiritual intensa. Rica do Amor de Deus, capaz de amar a Deus e de deixar-se amar por Ele. Para que possa assim amar os irmãos e deixar-se amar por eles. Identificados com o carisma, espiritualidade e missão designada por Deus e incentivada pela Igreja. VANDERSON BOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário