sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Santa Rosa de Lima - 23 de Agosto





Santa Rosa de Lima, primeira santa da América do Sul

Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo e na caridade para com todos
Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.
Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.
A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.
Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.
Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Santa Rosa de Lima

Santa Rosa de Lima
1586-1617

Isabel Flores y de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no dia 20 de abril de 1586. A décima dos treze filhos de Gaspar Flores e Maria de Oliva. À medida que crescia com o rosto rosado e belo, recebeu dos familiares o apelido de Rosa, como ficou conhecida. Seus pais eram ricos espanhóis que se haviam mudado para a próspera colônia do Peru, mas os negócios declinaram e eles ficaram na miséria.
Ainda criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação, sendo dotada de dons especiais de profecia. Já adolescente, enquanto rezava diante da imagem da Virgem Maria, decidiu entregar sua vida somente a Cristo. Apesar dos apelos da família, que contava com sua ajuda para o sustento, ela ingressou na Ordem Terceira Dominicana, tomando como exemplo de vida santa Catarina de Sena. Dedicou-se, então, ao jejum, às severas penitências e à oração contemplativa, aumentando seus dons de profecia e prodígios. E, para perder a vaidade, cortou os cabelos e engrossou as mãos, trabalhando na lavoura com os pais.
Aos vinte anos, pediu e obteve licença para emitir os votos religiosos em casa e não no convento, como terciária dominicana. Quando vestiu o hábito e se consagrou, mudou o nome para Rosa e acrescentou Santa Maria, por causa de sua grande devoção à Virgem Maria, passando a ser chamada Rosa de Santa Maria.
Construiu uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais, levando uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. A partir do hábito, ela imprimiu ainda mais rigor às penitências. Começou a usar, na cabeça, uma coroa de metal espinhento, disfarçada com botões de rosas. Aumentou os dias de jejum e dormia sobre uma tábua com pregos. Passou a sustentar a família com as rendas e bordados que fazia, pois seu confessor consentiu que ela não saísse mais de sua cela, exceto para receber a eucaristia. Vivendo em contínuo contato com Deus, atingiu um alto grau de vida contemplativa e experiência mística, compreendendo em profundidade o mistério da Paixão e Morte de Jesus.
Rosa cumpriu sua vocação, devotando-se à eucaristia e à Virgem Maria, cuidando para afastar o pecado do seu coração, conforme a espiritualidade da época. Aos trinta e um anos de idade, foi acometida por uma grave doença, que lhe causou sofrimentos e danos físicos. Assim, retirou-se para a casa de sua benfeitora, Maria de Uzátegui, agora Mosteiro de Santa Rosa, para cumprir a profecia de sua morte. Todo ano, ela passava o Dia de São Bartolomeu em oração, pois, dizia: "este é o dia das minhas núpcias eternas". E assim foi, até morrer no dia 24 de agosto de 1617. O seu sepultamento parou toda a cidade de Lima.
Muitos milagres aconteceram por sua intercessão após sua morte. Rosa foi beatificada em 1667 e tornou-se a primeira santa da América Latina ao ser canonizada, em 1671, pelo papa Clemente X. Dois anos depois, foi proclamada Padroeira da América Latina, das Filipinas e das Índias Orientais, com a festa litúrgica marcada para o dia 23 de agosto. A devoção a santa Rosa de Lima propagou-se rapidamente nos países latino-americanos, sendo venerada pelos fiéis como Padroeira dos Jardineiros e dos Floristas.
Fonte: Paulinas em 2013


Santa Rosa de Lima

Isabel Flores y de Oliva era o nome de batismo de Santa Rosa de Lima que nasceu em 1586 em Lima, Peru. Seus pais eram espanhois, que haviam mudado-se para a rica colônia do Peru. O nome Rosa, foi um apelido posto pela empregada índia, Mariana, pois a mulher, paravilhada pela extraordinária beneza da menina, exclamou admirada: Você é bonita como uma rosa!
Levada à miséria com a sua família, ganhou a vida com duro trabalho da lavoura e costura, até alta noite. Aos vinte anos, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, pediu e obteve licença de emitir os votos religiosos em casa, como terciária dominicana. Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais. A cama era um saco de estopa, levando uma vida de austeridade, de mortificação, de abandono à vontade de Deus. Vivia em contínuo contato com Deus, alcançando um alto grau de vida contemplativa e de experiência mística. Soube compreender em rofundidade o mistério da paixão, morte de Jesus, completando na sua própria carne o que faltava à redenção de Cristo. Era muito caridosa e em especial com os índios e com os negros.
Todo ano, na festa de São Bartolomeu, passava o dia inteiro em oração: "Este é o dia das minhas núpcias eternas", dizia. E foi exatamente assim. Morreu depois de grave enfermidade no dia 24 de agosto de 1617, com apenas 31 anos de idade.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós.
Fonte: Catolicanet em 2013

Santa Rosa de Lima, Virgem (festa Universal)

Nasceu em Lima, Peru, em 1586. Foi a primeira Santa canonizada do Novo Mundo. Embora batizada com o nome da Isabel, era normalmente chamada de Rosa e esse foi o nome imposto na Confirmação pelo arcebispo de Lima, Santo Toribio.
Rosa tinha a Santa Catarina de Sena como modelo. Dedicou-se a atacar o amor próprio mediante a humildade, a obediência e a abnegação da vontade própria.
Ingressou para terceira ordem do São Domingos e, a partir de então, encerrou-se em uma cabana que tinha construído na horta de sua casa.
Levava sobre a cabeça um estreito cinto de prata, cujo interior estava cheio de pontas, era uma espécie de coroa de espinhos.
Seu amor pelo Senhor era tanto que quando falava dele, mudava o tom de sua voz e seu rosto se acendia como um reflexo do sentimento que embargava sua alma.
Tempos depois, uma comissão de médicos e sacerdotes examinou à Santa e concluíram que suas experiências eram realmente sobrenaturais. O modo de vida e as práticas ascéticas da Santa Rosa de Lima só convêm a almas chamadas uma vocação muito particular. O mais admirável em Santa Rosa foi seu grande espírito de santidade heróica, porque todos os Santos quer seja no mundo, no deserto ou no claustro, possuem o traço comum de ter tratado de viver para Deus em cada instante. Quem tem a intenção pura de cumprir em tudo a vontade de Deus, poderá lhe servir com plenitude em tudo o que fizer.
Santa Rosa morreu em 24 de agosto de 1617, aos 31 anos de idade. O Papa Clemente X a canonizou em 1671.
NascimentoNo ano de 1586
Local nascimentoLima - Peru
OrdemTerceira Dominicana
Local vidaPeru
EspiritualidadeÉ a primeira santa do Novo Mundo. Seu nome era Isabel Flores y Oliva, mas era chamada de Rosa por causa de sua extraordinária beleza. Filha de pais espanhóis arruinados, desde cedo Rosa conheceu as dificuldades da luta pela sobrevivência, trabalhando no campo e costurando até altas horas. Aos 20 anos, ingressou na Ordem e levou uma vida de total abandono à vontade de Deus. Obteve a licença de emitir os votos religiosos em casa, como terciária dominicana. Construiu no fundo de sua casa uma pequena cela, vivendo em profundo contato com Deus e alcançando, assim, um alto grau de vida contemplativa e experiência mística. Distinguiu-se por sua grande caridade com os índios e negros. Morreu aos 31 anos, depois de grave enfermidade, no dia 24 de agosto de 1617, conforme havia previsto.
Local mortePeru
Morte24 agosto de 1617, aos 31 anos
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoConcedei-nos, Ó Deus onipotente, sermos sempre fiéis apóstolos de Vossa imensa Misericórdia. Concedei-nos, por intercessão de Santa Rosa de Lima, o Dom da humildade e da perseverança final. Santa Rosa de Lima, rogai por nós.
DevoçãoÀ vida contemplativa, caridade com índios e negros
PadroeiroDas flores, Peru, América Latina e Ilhas Filipinas
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Filipe, Benício (cf); Ciríaco, Máximo, Arquelau (Márts); Flaviano e Zaqueu (bispo); Restituto, Donato, Valeriano, Frutuosa, Cláudia, Astério, Neão, Apolinário, Minervo, Eleazar, Lobo, (Márts).
Fonte: ASJ em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário