segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Nossa Senhora do Ártico - 05 de agosto



A exploração do Pólo Norte começou em 1815. Após as guerras napoleônicas as tropas da Marinha Real Britânica ficaram quase sem ocupação. As expedições foram uma forma brilhante de manter o contingente em exercício constante.
Nulato é uma vila do Alasca localizada no banco direito do rio de Yucon. A origem do seu nome é rio Nulato que flui noYucon duas milhas abaixo da vila. Em 1873 o bispo oblato Clut e o frei Lecorre chegaram neste local. Quatro anos depois, o arcebispo pioneiro Carlos Seghers e o frei Mandart foram enviados à vila para fundar a primeira igreja católica do Alasca e a dedicaram a Nossa Senhora das Neves. Portanto, Nulato é considerada a cidade pioneira das missões católicas de todo o Alasca e do Ártico.
O título de Nossa Senhora do Ártico ficou por conta das diversas expedições que ocorreram até o início do século XX. A partir de então, a corrida ao Pólo Norte se tornou inevitável. A disputa mais acirrada se deu entre os exploradores americanos, Frederico Cook e Roberto Peary. Alguns especialistas dizem que ainda é a maior da história da exploração.
A ironia veio quando os dois exploradores anunciaram ao mundo a "conquista" do Pólo Norte. Frederico havia chegado no dia 02 de setembro de 1909, enquanto Roberto informou quatro dias depois sobre sua chegada. O episódio foi muito comentado porque eles haviam chegado praticamente juntos. O fato é que Roberto foi íntegro e dedicado e fez o impossível para a época. E aos cinqüenta anos de idade chegou muito próximo do que se considera o extremo norte da Terra. Por isso, historicamente, o título de conquistador do Pólo Norte ficou com ele.
Em 1887, a Companhia de Jesus enviou seus primeiros missionários, para catequizar os nativos. Essa missão jesuíta colocou a antiga igreja sob a proteção de São Pedro Claver, marcando definitivamente a presença católica no Alasca.
Outros jesuítas chegaram até 1888. Construíram igrejas e escolas para instruir e catequizar o povo local. No ano seguinte as Irmãs de Santa Ana foram enviadas para auxiliar os jesuítas e para abrir outras escolas católicas. O sucesso da missão foi total e atribuído à comunicação, considerada o ponto principal da catequização.
Nossa Senhora do Ártico é muito festejada no dia 05 de agosto pelos habitantes da região que veneram a Virgem Maria com verdadeiro amor filial.

Fonte: Paulinas em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário