segunda-feira, 29 de julho de 2019

Santa Marta - 29 de Julho




Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa “senhora”.
No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa” (Lc 10,38).
Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.
A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.
Santa Marta, rogai por nós!

Santa Marta


Santa Marta
Irmã de Lázaro
Séc. I

As Escrituras contam que, em seus poucos momentos de descanso ou lazer, Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável há apenas três quilômetros de Jerusalém. Lá moravam Marta, Lázaro e Maria, três irmãos provavelmente filhos de Simão, o leproso. Há poucas mas importantíssimas citações de Marta nas Sagradas Escrituras.
É narrado, por exemplo, o primeiro momento em que Jesus pisou em sua casa. Por isso existe a dúvida de que Simão fosse mesmo o pai deles, pois a casa é citada como se fosse de Marta, a mais velha dos irmãos. Mas ali chegando, Jesus conversava com eles e Maria estava aos pés do Senhor, ouvindo sua pregação. Marta, trabalhadora e responsável, reclamou da posição da irmã, que nada fazia, apenas ouvindo o Mestre. Jesus aproveita, então, para ensinar que os valores espirituais são mais importantes do que os materiais, apoiando Maria em sua ocupação de ouvir e aprender.
Fala-se dela também quando da ressurreição de Lázaro. É ela quem mais fala com Jesus nesse acontecimento. Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará".
Trata-se de mais uma passagem importante da Bíblia, pois do evento tira-se um momento em que Jesus chora: "O pranto de Maria provoca o choro de Jesus". E o milagre de reviver Lázaro, já morto e sepultado, solicitado com tamanha simplicidade por Marta, que exemplifica a plena fé na onipotência do Senhor.
Outra passagem é a ceia de Betânia, com a presença de Lázaro ressuscitado, uma prévia da última ceia, pois ali Marta serve a mesa e Maria lava os pés de Jesus, gesto que ele imitaria em seu último encontro coletivo com os doze apóstolos.
Os primeiros a dedicarem uma festa litúrgica a santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e o dia escolhido foi 29 de julho. Ela se difundiu e o povo cristão passou a celebrar santa Marta como a Padroeira dos Anfitriões, dos Hospedeiros, dos Cozinheiros, dos Nutricionistas e Dietistas.
Fonte: Paulinas em 2015

Santa Marta, Virgem

Santa Marta e seus irmãos, Maria e Lázaro, eram vários dos seguidores de Jesus e a quem o Senhor tinha especial afeto e carinho. No lar da Marta, Maria e Lázaro, sempre havia um quarto preparado e bem arrumado para receber o Divino Mestre, qualquer dia e na hora em que chegasse.
Famosa se tem feito a cena que aconteceu um dia em que Jesus chegou a Betânia com seus 12 apóstolos. Marta corria de lá para cá preparando os mantimentos, arrumando os quartos, levando refrescos para os sedentos viajantes. Jesus como sempre, aproveitando aqueles instantes de descanso, dedicou-se a dar sábias instruções a seus discípulos. Ele estava sentado e outros, muito atentos, sentados no chão escutavam. Ali, em meio de todos eles, sentada também no chão estava Maria, a irmã da Marta, extasiada, ouvindo tão formidáveis ensinos.
De repente Marta se detém um pouco em suas tarefas e aproximando-se de Jesus lhe diz com toda confiança: "Senhor, que lhe parece que minha irmã tenha me deixado só com todo o trabalho da casa? Por que não lhe diz que me ajude um pouco nesta tarefa?".
Jesus com um suave sorriso e tom bondoso lhe responde: "Marta, Marta, trabalhas em excesso e se preocupa por muitas coisas. Só uma coisa é necessária. María escolheu a melhor parte, a que não lhe será tirada". Marta entendeu a lição e arregaçando o avental, sentou-se também ali no chão para escutar as divinas instruções do Salvador. Agora sabia que todos os afãs materiais não valem tanto como escutar os ensinos que vêm do céu e aprender a conseguir a eterna salvação.

Santa  Marta

Nascimento - No Século I

Ordem - Leiga, Virgem

Local vida - Betânia

Espiritualidade - Santa Marta era irmã de Lázaro e Maria, amigos de Jesus, tanto que o Senhor costumava se hospedar com eles e tinha-lhes especial afeto e carinho. Certo dia Jesus chegou a Betânia com seus 12 apóstolos. Marta corria para todos os lugares preparando os alimentos, limpando a casa, servindo-os e Jesus, como sempre, aproveitando-se daqueles instantes de descanso, dedicava-se a dar sábias instruções a seus discípulos. Entre eles, sentada também no chão estava Maria, a irmã de Marta, extasiada, ouvindo a Jesus. Prontamente Marta se detém um pouco com seus afazeres e aproximando-se de Jesus lhe diz com toda confiança: "Senhor, como te parece que minha irmã me haja deixado sozinha a fazer todo o trabalho da casa? Por que não lhe dizes que me ajude um pouco?". Jesus com um suave sorriso e tom bondoso lhe responde: "Marta, Marta, te perturbas e te preocupas por muitas coisas. Somente uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada". Marta entendeu a lição e tirando o avental sentou-se também ali no chão para ouvir as divinas instruções do Salvador. Agora sabia que todos os empenhos materiais não valem tanto como ouvir os ensinamentos que vem do céu pois somente assim se pode aprender o caminho da eterna salvação.

Local morte - Betânia

Morte - No Séc. I

Fonte informação - Santo Nosso de cada dia, rogai por nós

Oração - Santa Marta de Betânia, hospedeira do Senhor, hoje o Povo da Aliança canta um hino em teu louvor. Tua casa foi o abrigo onde o Mestre repousou. No calor de um lar amigo, ele as forças renovou. Pão e vinho lhe serviste, quando tua irmã, Maria, vida eterna em alimento dos seus lábios recebia. Reclamastes a sua ausência junto a Lázaro doente, proclamando assim a fé no seu Verbo onipotente. Dele escutas a promessa: teu irmão ressurgirá. E proclamas: Tu és Cristo, Deus conosco em ti está. No milagre testemunhas seu poder e seu amor: teu irmão retorna à vida, à palavra do Senhor. Que possamos caminhar com Jesus, na fé ardente, e contigo contemplar sua face eternamente. Amém.

Devoção - Trabalho da casa, o serviço ao próximo e a escuta da Palavra

Padroeiro - Das donas de casa e dos Garçons

Outros Santos do dia - Benjamim, Bite, Calínico, Constantino (patr.); Eufrásia e Hilária, Faustino, Justino, Guilherme, Lucila, Flora, Eugenio (márt.); Olavo (rei); Sabina e Serapia (márts.); Serafina (vg); Simplício, Faustino e Beatriz (márts.).

Fonte: ASJ em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário