segunda-feira, 1 de julho de 2019

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JULHO DE 2019



Intenção

Pela evangelização: Os sacerdotes na sua missão pastoral
Para que os sacerdotes que vivem o seu trabalho pastoral com dificuldade e na solidão se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos.
Reflexão

Neste mês de julho, o Papa Francisco propõe a toda a Igreja a oração e a ação pelos sacerdotes. Recorda especialmente aqueles que vivem com dificuldade e solidão a sua missão pastoral. Ter este tema como objeto de atenção espiritual e humana abre a duas atitudes interiores a ter ao longo do mês.
A primeira é que cada um é convidado a dar-se conta que o sacerdote, como ser humano, tem as suas dificuldades e fragilidades. E, tal como acontece com outras relações, teremos que ter sempre presente algo essencial, quando nos deparamos com alguém: esta pessoa é amada por Deus e busca, como pode e com sinceridade, corresponder aos apelos do bem na sua vida, fazer o mundo melhor, tornar as pessoas mais felizes à sua volta. Pode não o conseguir realizar, pelos motivos que forem, mas é bom pensar se o nosso primeiro olhar sobre uma pessoa tem esta generosidade. É esta a primeira atitude: o sacerdote deseja com sinceridade ser fiel a Deus e à Igreja e cumprir o melhor possível a missão que lhe é dada e o cuidado dos que lhe são confiados.
Em segundo lugar, todas as vidas têm as suas dificuldades e solidões, que necessitam ser partilhadas, ajudadas, amparadas. Nas famílias, nos grupos de amigos, é essencial o espaço de partilha, de desabafo, de entreajuda. No caso dos sacerdotes, sobretudo se desenvolve o seu ministério em lugares isolados, estes espaços não surgem com facilidade. Nesses casos, torna-se mais urgente uma segunda atitude: rezar pelo sacerdote, estar disponível para o ajudar, interessar-se por ele, mostrar que a comunidade que ele serve reconhece e estima o seu pastor. E, porque não, recordar-lhe que precisam do seu sacerdote como homem de fé, de oração, um verdadeiro exemplo de Jesus. Esta proximidade entre o pastor e o seu rebanho pode ser um verdadeiro momento de graça para todos.

Oração

Senhor Jesus,
Na tua imensa bondade,
quiseste chamar homens de coração generoso
para serem operários da tua messe.
Agradeço-Te os exemplos de homens livres e entregues ao serviço das suas comunidades,
que são também exemplos vivos dos valores do Evangelho.
Peço-te especialmente pelos sacerdotes que vivem maiores dificuldades,
a solidão, o cansaço e o desânimo,
para que Tu sejas a sua força
e que cada cristão possa sentir-se chamado a ser companheiro de viagem do seu pastor.

Pai-Nosso...

Desafios

– Rezar pelos sacerdotes, sobretudo pelos que estão mais sós ou desanimados, usando, por exemplo, a proposta que a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal está a propor no seu site e Redes Sociais.
– Perguntar ao pároco, ou responsável da sua comunidade, se está bem, se precisa de alguma ajuda, afirmando a proximidade e interesse pela sua pessoa e missão.
– Se é sacerdote ou religioso, perguntar-se se verdadeiramente o Senhor é a fonte da paz e da esperança. E dispor-se a procurar ajuda espiritual, se necessário.

Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário