domingo, 10 de fevereiro de 2019

Nossa Senhora de Lourdes - 11 de Fevereiro




A Virgem Santíssima apareceu nas cercanias de Lourdes, na França

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje.
“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.
Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes. E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.
Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Nossa Senhora de Lourdes


No dia 08 de dezembro de 1854, o Bem-aventurado Papa Pio IX promulgou o dogma da Imaculada Conceição de Maria. A Bula "Ineffabilis Deus", afirma: "a Virgem Maria foi preservada, por especial graça e privilégio de Deus onipotente, em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador da humanidade, de qualquer mancha do pecado original, desde o primeiro instante da sua concepção".
As aparições marianas em Lourdes, na França, começaram menos de quatro anos depois, no dia 11 de fevereiro de 1858. Deus quis que Sua Mãe se manifestasse à uma pobre e analfabeta camponesa chamada Bernardete Soubirous, de catorze anos de idade. A jovem participou das dezoito aparições na gruta de Massabielle, onde a Virgem lhe indicou a pedra, da qual brotou a fonte de água, para aplacar sua sede. Assim, nasceu o culto à Nossa Senhora de Lourdes, cuja água milagrosa propicia muitas curas ainda hoje.
Nas mensagens de Lourdes, Maria transmitiu sua Imaculada Conceição, a necessidade da verdadeira conversão dos cristãos, e da oração diária do terço. Ou seja, deixou claro que Deus não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, em abundância. Por isso, pediu que aquele lugar fosse transformado em santuário. Encravado nos montes Pirineus, perto da fronteira com a Espanha, o pequeno povoado de Lourdes se tornou uma das metas de peregrinação mariana mais populares da Europa. Milhões de devotos e turistas de todas as partes do mundo, visitam o local todos os anos, para agradecer milagres, pedir graças e buscar a água sagrada.
Mas o grande milagre de Lourdes é a manifestação da Imaculada Conceição de Maria à luz da Eucaristia. Melhor dizendo, a Virgem sem pecado vem em socorro dos pecadores, para perpetuar o milagre da Eucaristia. Prodígio este, que continua acontecendo durante as procissões em Lourdes. O Cristo Eucarístico passa por entre os peregrinos doentes, no corpo e na alma, abençoando a todos e realiza uma salvação ainda mais contundente e profunda.
A festa anual de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada em 11 de fevereiro, aniversário da primeira aparição. Nela a Igreja Católica recorda o fundamento da mensagem evangélica deixado pela Mãe: a oração e a penitência são os caminhos para que Cristo possa se firmar em cada gênero humano e na sociedade.
A partir de 1858, todos os milagres de curas ocorridos no Santuário de Lourdes são estudados com muito rigor e só depois reconhecidos. Também, são numerosas as curas de almas, embora mais difíceis de comprovação. Em 1991, o Papa João Paulo II instituiu a comemoração do Dia Mundial do Doente junto com a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Além de dispor que, a cada ano, a celebração se realizasse em um Continente diferente. De tal modo, somou ao sentido de universalidade da dor, aquele da esperança da salvação em Jesus Cristo: "única resposta autêntica à dor, ao sofrimento e à morte". (3a. Mens. JPII).
Desde então a festa de Nossa Senhora de Lourdes é marcada por preciosas mensagens catequéticas do Sumo Pontífice à todo seu rebanho, sobre o sentido cristão do sofrimento humano. 
Fonte: Paulinas em 2014

Nossa Senhora de Lourdes


Nossa Senhora de Lourdes

No dia 11 de fevereiro de 1858, três meninas saem da humilde casa de um desempregado, o moleiro Soubirous, e vão apanhar lenha às margens do rio Gave. São elas: Bernadete, uma irmã e uma amiga.
O tempo está nublado, faz frio e elas precisam atravessar um riacho raso para chegar ao penhasco rochoso de Massabielle. Bernadete sofre de asma, detém-se ao longo da margem, enquanto as outras duas atravessam o rio.
Nisso, um súbito sussurro entre as árvores desperta a atenção de Bernadete, que ergue o olhar e vê na cavidade da rocha uma “Senhora” jovem, belíssima, vestida de branco, que lhe sorri. A menina encontra-se com as duas companheiras e conta-lhes o que viu.
Os pais, informados pela irmãzinha, proíbem Bernadete de voltar à gruta; depois, vendo-a em lágrimas, cedem e, no domingo, 18 de fevereiro, 20 pessoas para lá se dirigem em companhia da vidente.
A “Senhora” já está esperando por ela. Sorri quando Bernadete borrifa a rocha com água benta: “Tu me queres fazer o favor”, disse-lhe, “de vir aqui a cada 15 dias? Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro”.
No dia 21 de fevereiro, entre a multidão, acham-se disfarçados três policiais e alguns funcionários do governo. De repente, o rosto de Bernadete se ilumina e os homens descobrem a cabeça quando dos lábios da menina ouvem sair este grito: “Penitência!”
No dia seguinte a Senhora manda beber da fonte... que naquele momento esguicha aos pés da pedra. É a fonte milagrosa!
No dia 27 de fevereiro convida a menina a beijar a terra como sinal de penitência pelos pecadores. E diz: “Tu mandarás o sacerdote construir aqui uma capela”. Mas o padre Peyramale não é amável com Bernadete: “Pergunta àquela Senhora como se chama”.
Na noite entre 24 e 25 de março, Bernadete transmite à Senhora o pedido do pároco. “Eu sou a Imaculada Conceição”, responde a Senhora. Uma resposta inesperada, ao menos nessa formulação, e o pároco, tocado, crê. Quatro anos antes, Pio IX proclamara solenemente o dogma da Imaculada, mas Bernadete — “a mais ingênua” dentre as adolescentes da paróquia, que não sabia nem ler nem escrever — o ignorava.
Lourdes torna-se o centro para onde convergem os doentes de corpo e alma, à procura do milagre mais cobiçado: a serenidade. A Bernadete ficou reservado, entre as quatro paredes do convento de Nevers, o privilégio do sofrimento, como penhor da conversão dos pecadores.
Fontes Paulinas e Catolicanet em 2014



Nossa Senhora de Lourdes (memória facultativa)

Em 11 de Fevereiro de 1858, três meninas, Bernadette Soubirous, de 14 anos, sua Irmã Marie Toinete, de 11 e sua amiga Jeanne Abadie, de 12 saíram de sua casa em Lourdes para recolher lenha. A caminho do rio Gave, passaram por uma gruta natural onde Bernadette escutou um murmúrio e percebeu a figura de uma jovem vestida de túnica branca, muito formosa, coberta por um manto azul e com um rosário pendendo do braço.
Aproximou-se e começaram a rezar juntas, desaparecendo a linda jovem logo a seguir.
Por um período de cinco meses, a Virgem apareceu à menina, em meio a multidões que se acercavam para rezar e poder observar à formosa senhora, mas a Virgem só aparecia à menina.
Reiteradas vezes, Bernadette foi vítima de desprezos e zombarias por parte das autoridades eclesiais e civis do povo, mas a menina se manteve firme em sua fé mariana, sobre tudo no especial pedido que a Virgem lhe havia encarregado: a construção de uma capela sobre a gruta e a realização de uma procissão.
Após a última aparição ocorrida em 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo, Bernadette ingressou na ordem religiosa das Irmãs enfermeiras, com a idade de 22 anos, e permaneceu ali até sua morte aos 34 anos de idade.

Nossa Senhora de Lourdes


Comemoração  litúrgica - 11 de fevereiro.

Também nesta data: Santos  Pascoal I e Lúcio

Lourdes  é uma  cidade  situada no Sudeste da França, pertencente à diocese de Tarbes;  dos santuários marianos, um dos  mais freqüentados.
Segundo as declarações de Bernadete Soubirous, menina de 14 anos, filha de pobre moleiro do lugar, teve ela na gruta de Massabielle 18 aparições de Nossa Senhora, das quais a primeira foi em  11 de fevereiro de  1858 e  a última em 16 de julho do mesmo ano.  Na terceira aparição, em 16 de fevereiro, Maria Santíssima ordenou-lhe que, durante  uma quinzena, viesse à gruta diariamente;  em 25 do mesmo mês recebeu a  ordem de beber  água e de  se lavar na fonte, que não existia, mas que imediatamente brotou, a princípio muito fraca, avolumando-se  continuamente, até fornecer, como  hoje fornece: 122.000 litros  por dia.
Em repetidas aparições a  Santíssima Virgem insistiu na necessidade de penitência e  da  oração pelos pecadores. Manifestou seu desejo de  no lugar ver erguida uma igreja, a qual fosse visitada por procissões dos fiéis católicos. Em 25 de março, perguntada por Bernadete, quem era,  a dama de  aparência sobrenatural respondeu:  "Eu sou a Imaculada Conceição". A fama das aparições, das curas, de todo extraordinárias, verificadas na gruta, os favores obtidos por meio de orações dirigidas a Maria Santíssima encheu toda a  França e se estendeu aos países  vizinhos.
O  Bispo de Tarbes, em 28 de julho de 1858, nomeou uma  Comissão que, durante 3 anos, examinou minuciosamente todos os  fenômenos observados na gruta  de Massabielle. Esta mesma comissão sujeitou Bernadete a rigorosas interrogações; estudou escrupulosamente todos os casos que havia de curas maravilhosas, de que se dizia, terem se dado em Lourdes. Os próprios médicos dos doentes  favorecidos eram  convidados para fazer as  suas observações profissionais e se externar a respeito do restabelecimento, dito miraculoso pelos clientes.
No seu relatório, publicado em janeiro de 1882 Monsenhor Laurence, Bispo de Tarbes,  reconheceu o caráter sobrenatural das aparições e  autorizou o culto público da SS. Virgem na gruta de Massabielle.  Aos 04 de abril de 1864 foi colocada na gruta uma estátua da Imaculada Conceição e em 02 de julho de  1876 sagrou-se a igreja  construída no lugar indicado por Nossa Senhora. À mesma igreja o Papa Pio IX concedeu o título de Basílica, a qual enriqueceu muitos  privilégios.
Mais  tarde,  em 1886, começaram  as obras da grandiosa Igreja do Rosário, que apresenta uma vasta rotunda com cúpula de 15 capelas. Cinco anos se trabalhou na construção deste santuário que, em 1910,  foi sagrado e inaugurado.
Em 1891 foi estabelecida  e  autorizada a festa da  Aparição da  Imaculada Conceição na província eclesiástica de Auch, de que a  diocese de  Tarbes  é sufragânea.
Em 13 de novembro de  1907 foi ela  estendida à  toda Igreja. Desde  então começaram a afluir a  Lourdes as procissões não só de todas as regiões da França, mas também da Bélgica, da Holanda, da Alemanha, enfim de todos os países  da Europa e de todo o mundo. Já em 1903 chegaram a Lourdes as  procissões não só de todas as regiões da  França, mas também da Bélgica, da Holanda, da Alemanha, enfim de todos  os  países da Europa e de todo o mundo. Neste mesmo ano chegaram a Lourdes 4.271 comboios, dos quais 292 do estrangeiro, trazendo 3.817.000 romeiros. A afluência dos devotos, longe de  no correr  dos anos diminuir, aumentou continuamente. Contam as centenas de  milhares,  quiçá a milhões de pessoas que em Lourdes  encontraram a paz da  sua alma, alívio em seus sofrimentos corporais, espirituais, cura dos seus males.
Embora a  Igreja Católica não obrigue  a  ninguém a dar crédito à realidade das  aparições e  ao caráter  sobrenatural das mesmas, racionalmente elas não podem ser postas em dúvida. Bernadete  era uma menina  simples do povo. Vestígios de histeria, de mania  ou suscetibilidade religiosa nela  não existiam. As suas declarações  sempre ela  as  fez sem titubeação alguma e nunca se emaranhou em contradições. No leito  da morte (12-12-1878)  confirmou tudo coma mesma  simplicidade  e firmeza. Em seus  relatos fala de coisas  que ela mesma não compreendia, por exemplo:  "Eu sou a Imaculada Conceição" (ou como ouviu Nossa Senhora textualmente falar: "Que Soy era Immaculada Concepciou").   Predisse  uma  série  de aparições;  insistia na existência de uma fonte oculta, que depois de fato apareceu. As autoridades eclesiásticas acompanharam tudo com muita atenção e máxima reserva. As curas milagrosas estão sob o controle de uma comissão de médicos, acessível a todos os facultativos sem distinção de credos ou mentalidades.
Esta comissão se ocupa detidamente a cada  caso de  cura milagrosa, e devem os doentes se sujeitar a um exame médico anterior, logo depois de sua chegada em Lourdes, e depois  da cura que julgarem ter experimentado. Desde 1858 até 1904 a comissão oficial de  médicos constatara a autenticidade de 3.353 curas, que se subtraíram à  explicação natural e científica. Daquela data até hoje as curas milagrosas observadas em Lourdes se  tornaram inumeráveis. A água da fonte que os doentes bebem e  em que tomam banho de imersão, quimicamente analisada, que foi, não acusou existência de nenhuma  substância  mineral curativa. Sabe-se  quanta  influência a sugestão pode  influir  sobre  certas doenças nervosas; mas quando se trata de cancro, de tuberculose, de  cegueira ou fratura de ossos, a sugestão não pode  ser tomada em consideração como fator  restaurador da saúde.
Bernadete, em 1865 se fez religiosa da Congregação das irmãs de Caridade e do Ensino Cristão. Entrou no Convento de Nevers, onde professou votos em 22 de setembro de  1878. Muito sofreu, mas o meio dos sofrimentos físicos e morais, conservou sempre a simplicidade, a mansidão e  a humildade, virtudes  que  sempre a  caracterizavam.  Faleceu no Convento de  Nevers aos 16 de abril de  1879.
O Papa Pio XI em 14 de julho de 1925, inseriu o nome da Irmã Maria  Bernarda no catálogo dos Bem-aventurados e  canonizou-a  em 02 de julho de  1933.

Nossa Senhora de Lourdes

Local nascimentoLocal da Aparição - Lourdes/França
EspiritualidadeHoje, lembramos a aparição de Nossa Senhora, em Lourdes, França. Ela que ocupada em ajudar na conversão e santificação dos seus filhos, em 1858 apareceu por 18 vezes à frágil, humilde e menina Bernandette Soubirous, que procurando gravetos para o lar ficou atraída por uma luz que saía da gruta de Massabielle, onde estava uma linda senhora de branco, com faixa azul, terço na mão, que se manifestou com o título de Imaculada Conceição. É a Virgem, concebida sem pecado, que nos traz o apelo à conversão, através da penitência e da oração. Convidava Bernadete a rezar. Sabemos que Maria é aquela que primeiro que todos, está preparando todo o povo, para a segunda vinda de Jesus. Nas aparições, a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes, consistia no chamado à conversão, oração do terço e principalmente, confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, que apenas quatro anos atrás tinha sido declarado pela Igreja. Desde então milhões de peregrinos têm visitado o Santuário que é marco do amor da Mãe que vem nos ajudar, e nele alcançado por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes muitas graças.
Fonte informaçãoWebacatólica e Os santos de cada dia
OraçãoÓ Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos a Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a Graça que vos peço e que tanto preciso; (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém.
Outros Santos do dia
Lúcia, Desejada e Desidério (bispo); Saturnino, Datino e Félix (mártires) Calocero, Castrense, Lazaro, Secundino (bispo) Jonas (monge); Gregório II Pascoal I (papa) Severino (abade); Eloísa e Teodora, Imperatrizes.
Fonte: ASJ em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário