domingo, 30 de setembro de 2018

Movimento Outubro Rosa Alerta para o diagnostico do Câncer De Mama




Brasil se ilumina de rosa para conscientização da sociedade sobre a importância da mamografia para a detecção precoce da doença.
O câncer de mama ainda é o segundo tipo mais freqüente no mundo e permanece sendo o primeiro entre as mulheres. Mais de 49 mil brasileiras são acometidas pela doença por ano e destas 10 mil são vitimas fatais. Isto significa que 134 novos casos são diagnosticados por dia, ou cinco novos casos por hora.
Com o objetivo de alertar a sociedade e gerar discussão sobre o diagnostico precoce e a importância do exame de mamografia, durante outubro, mês mundial da luta contra o câncer, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Shopping Iguatemi, em São Paulo, além de outros monumentos públicos e edifícios privados de várias capitais brasileira estarão iluminados de rosa.

Porta-voz médico

Dra. Maira Caleffi - médica mastologista muito atuante na área da saúde da mulher. Teve influencia fundamental na aprovação da Lei Federal 11.664/2008, assinada em 29 de abril deste ano, que garante da realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em todas as mulheres a partir de 40.
Área social em que atua: Gestão estratégica, médica, pesquisa, educação e políticas públicas em prol da saúde da mama.
Tempo de atuação na área: 15 anos como presidente voluntária fundadora do IMAMA RS, três anos como presidente voluntária fundadora da FEMAMA.
Na área da docência, é professora de pós-graduação da Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e Professora Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente participa de 2 Comissões Especializadas DA Sociedade Brasileira de Mastologia: Relações Institucionais e Integração do Trabalho Voluntário.
Servidora Pública da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul na área de Saúde da Mulher desde 1993.

Movimento Outubro Rosa

O “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra câncer mama”, realizado pela Roche, com o apoio da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – surgiu a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa.
A cada ano, mais países aderem ao movimento, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com aAmerican Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, e 465 mil morrem por causa da enfermidade.
De acordo com a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA, a associação faz um enorme esforço para propagar as mensagens corretas na luta contra o câncer de mama, uma doença que mata 10 mil mulheres por ano no Brasil. “É sempre importante fazer o autoexame, mas a mulher apenas conseguirá sentir um nódulo ao apalpar a mama quando este já estiver evoluído e as chances de cura são menores. O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia que, quando diagnosticado no início da doença, tem 95% de chance de cura”, ressalta a médica.

Interação

Além da iluminação dos monumentos, o movimento realizará um tour por todo o país com o “Rosamóvel”. O carro é um espaço itinerante com conteúdo informativo sobre a doença e sobre a importância da realização do exame de mamografia, como o exame de prevenção. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Santa Catarina, em Minas Gerais, em Porto Alegre e em Brasília as voluntárias do “Rosamóvel” abordarão o público e prestarão um serviço à população.
A programação completa do itinerário do “Rosamóvel” e a Revista Mulher Consciente estarão disponíveis no Portal Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br).

Campanha “Agora É Lei”

Em 29 de abril deste ano foi assinada a Lei Federal 11.664/2008, de autoria do deputado federal Enio Bacci, que trata de questões relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. Uma das maiores conquistas, prevista nesta nova lei, é a garantia da realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em todas as mulheres a partir de 40, e não mais de 50 anos de idade, como era anteriormente.
Com o objetivo de difundir esta informação entre o público feminino, a FEMAMA promove diversas ações de mobilização. Além da participação em congressos e da organização de caminhadas, a campanha ganhou mais peso com o engajamento de celebridades e personalidades do universo feminino. As Famosas do meio artístico e formadoras de opinião levam a mensagem da lei com mais facilidade aos diversos nichos da sociedade. Antonia Mayrink Veiga, Maitê Proença, Marisa Orth, Paula Lavigne, Rosangela Lyra, Gisela Amaral, Claudia Abreu e Daniela Morganti Brandão são algumas das Embaixadoras da Campanha que têm a missão de incentivar hábitos mais saudáveis e o autocuidado.

Sobre FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA, fundada no dia 22 de julho de 2006 no Seminário Visão de Futuro 2006-2015 na cidade de São Paulo, mobiliza 30 instituições filantrópicas e tem representantes em 16 Estados brasileiros. No seminário Visão do Futuro começou a primeira etapa do Projeto Te Toca Brasil, o qual consiste na união de diversas entidades ligadas à causa do câncer de mama para o alinhamento de objetivos que devem ser alcançados por meio de planejamento estratégico na busca por melhorias na área da saúde da mama, tais como a diminuição do índice de mortalidade pela doença, a melhoria da qualidade dos exames e das medicações, representatividade no Congresso, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário